Menu

Ciro ultrapassa Bolsonaro entre pobres, mulheres, nordestinos e eleitores com mais de 45 anos

Desde maio passado, a pesquisa mensal do site Poder 360 não traz cenários com Lula. As chances do ex-presidente conseguir o seu registro eleitoral – e exercer o sagrado direito político de se candidatar à presidência da república –  são cada vez menores. Em vista disso, todos institutos de pesquisa tem ampliado os cenários sem […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, durante a Campanha da Legalidade, em 1961. O trabalhismo vencerá o fascismo?

Desde maio passado, a pesquisa mensal do site Poder 360 não traz cenários com Lula.

As chances do ex-presidente conseguir o seu registro eleitoral – e exercer o sagrado direito político de se candidatar à presidência da república –  são cada vez menores. Em vista disso, todos institutos de pesquisa tem ampliado os cenários sem a presença do ex-presidente.

Quando seu nome é colocado nas pesquisas, Lula se mantém firme em primeiro lugar: no último Ibope, tinha 33% das intenções de voto.

Como de praxe, faço o alerta para que os internautas não levem tão a ferro e fogo as pesquisas, seja quando mostram números bons para seu candidato, seja quando trazem números ruins. Elas são boas apenas para nos dar uma ideia sobre tendências, e contextualizar e estimular nossas análises e debates. Se mantivermos os olhos no conjunto das pesquisas, como sempre fazemos aqui no blog, o risco de cometermos erros de avaliação são menores.

A pesquisa DataPoder360 é feita por telefone, método muito usado nos EUA, mas ainda incipiente aqui no Brasil. Esperemos que a empresa corrija suas imperfeições e faça um trabalho sério, porque é absolutamente necessário, em nome da democracia, que o mercado de pesquisas seja o  mais plural e diversificado possível. Eu mesmo já fiz duras críticas ao Datapoder360, sobretudo à ausência de ponderação nos resultados estratificados, que não tinham pé nem cabeça; esses erros parecem ter sido reduzidos, mas ainda há exageros e outras coisas estranhas, que vamos comentar na conclusão.

Cumprimento o site por ter divulgado, desde já, o relatório completo da pesquisa, com os dados estratificados. Isso ajuda muito o trabalho do analista. O Poder 360 publicou, até o momento, dois posts sobre a pesquisa: um deles, mais focado nos números de intenções de voto, pode ser lido aqui; o outro, centrado na rejeição a Lula e no potencial de votos do ex-presidente, está aqui.

Num cenário com apenas 6 candidatos, Bolsonaro experimentou uma forte queda, de 4 pontos, e estacionou em 21 pontos. Houve oscilação positiva de um ponto para Ciro Gomes, que se consolidou em segundo lugar, com 13 pontos, bem à frente de Marina Silva, com 8 pontos.

 

Num cenário ampliado, com 15 candidatos, Bolsonaro caiu para 18 pontos, e Ciro subiu para 12 pontos. Alckmin oscilou 1 ponto para cima, para 7 pontos; Haddad oscilou para baixo, para 5 pontos.

Na tabela que mede o grau de certeza dos eleitores, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes tem a melhor pontuação. 79% dos eleitores de Bolsonaro responderam que votarão “com certeza” no candidato, ao passo que 70% dos eleitores de Ciro disseram a mesma coisa. Eleitores de Alvaro Dias e Geraldo Alckmin não tem tanta certeza sobre seu voto.

 

Na estratificação por renda, observa-se que Ciro Gomes já lidera entre eleitorado mais pobre, com 20%, contra 18% de Bolsonaro, mas também está à frente entre eleitores com renda acima de 10 salários, onde pontuou 14%, contra 12% do capitão da reserva. O candidato do PDT assumiu a liderança também, com 18%, entre eleitores com idade entre 45 e 59 anos, contra 10% de Bolsonaro.

2º turno

A pesquisa mostra que Bolsonaro ainda tem uma vantagem de 10 pontos sobre Ciro Gomes, num eventual segundo turno: 36% X 26%. Neste cenário, haveria 34% de brancos e nulos.

Neste eventual segundo turno, contudo, Ciro Gomes já obtém vantagem substancial entre alguns segmentos de renda importantes, os quais, até então, pareciam cativos de Bolsonaro. Entre eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários, Ciro ganha de 45% X 35%, e entre os que ganham acima de 10 salários, de 43% X 21%. Os dois estão quase empatados entre eleitores com ensino superior: 37% X 40%. O candidato do do PDT vence igualmente entre eleitores com mais de 45 anos.

***

1º turno, por região

Na estratificação por região, observa-se que Ciro é, até o momento, herdeiro natural do voto lulista: o candidato do PDT alcançou 21 pontos no Nordeste. Marina Silva, por sua vez, pontua apenas 8 pontos na região.

Os números são um pouco diferentes dos que aparecem nas últimas pesquisas tradicionais. No último Datafolha, do início de junho, Ciro tem 13 pontos no Nordeste, contra 17 pontos de Marina. No último Ibope, do final de junho, Ciro tem 14% no Nordeste, contra 16% de Marina. Sempre falando de cenários sem Lula, naturalmente.

Apesar das diferenças, a dinâmica da pesquisa DataPoder360 parece correta. Segundo todas as pesquisas, Ciro Gomes, que tem um longo histórico de aliança com o PT e Lula,  que traz um programa de governo alinhado à esquerda, e que denuncia, em todas as suas entrevistas, o golpe de Estado de 2016, tem crescido na região. Faz sentido.

Marina Silva, por sua vez, que tem um programa neoliberal, na contramão do petismo, que apoiou o Aécio em 2014 e o impeachment em 2016,  vai encontrar dificuldades cada vez maiores para manter a sua força no Nordeste.

Alvaro Dias ficou em segundo lugar no Sul, onde alcançou 14 pontos, o que está em linha com as pesquisas tradicionais, e mesmo com a notícia, divulgada na Veja há poucos dias, de que Dias é o candidato preferido de Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato, nativos do Paraná.

No Nordeste, todavia, Alvaro tem apenas 1%, um percentual que, a se manter assim, o inviabiliza nacionalmente. No último Ibope, Alvaro também pontua 1% no Nordeste.

Na divisão por gênero, uma boa notícia para Ciro Gomes: ele está em primeiro lugar, com 12%, entre o eleitorado feminino, um ponto à frente do capitão da reserva. Marina Silva tem apenas 6% entre mulheres.

Bolsonaro sofre forte rejeição entre mulheres em função de suas declarações machistas e sua defesa de soluções de força para problemas sociais.

Entre homens, todavia, Bolsonaro tem 26%, Ciro 11%, Alckmin 10% e Haddad 3%.

Rejeição 

Segundo o DataPoder 360, o percentual de eleitores que responderam que não votariam “de jeito nenhum” em Lula atingiu 62%, ao passo que 24% afirmaram que votariam “com certeza” no ex-presidente. Esses números me parecem muito exagerados. No último Ibope, a rejeição a Lula foi estimada em 31%, e no último Datafolha, em 36%.

Quem Lula deveria apoiar

A pesquisa perguntou quem Lula deveria apoiar, no caso de não concorrer à eleição neste ano. No geral, 14% escolheram Ciro e 11% Haddad.

Quando se põe de parte os eleitores que responderam “votar com certeza” em Lula, um total de 27% respondeu que o candidato apoiado pelo ex-presidente deveria ser Ciro Gomes, contra 14% que preferem Haddad.

Conclusão

A Datapoder 360 ainda traz números exagerados em algumas tabelas estratificadas. A principal dificuldade encontrada pelo instituto, aparentemente, é uma correta ponderação dos dados.

Como eu disse no início do post, a pesquisa vale como pretexto para o debate. É uma oportunidade interessante, por exemplo, para considerarmos a migração de votos do lulismo para outros candidatos.

É evidente que o ex-presidente Lula, quando apontar seu sucessor, conseguirá transferir uma quantidade muito grande de votos. Mas é igualmente claro que essa transferência será mais fluida, mais fácil, se o ex-presidente escolher como o substituto aquele que for mais desejado pelo eleitor. Esta sempre foi, aliás, a maior qualidade de Lula, e principal motivo de sua popularidade: a de identificar e respeitar a vontade popular.

Outro ponto a ser considerado pelos estrategistas é a rejeição. Embora os números do DataPoder360 sejam um tanto exagerados neste sentido, todas as pesquisas apontam um grave problema eleitoral de Lula no Sudeste, no Sul e entre eleitores mais instruídos e de renda média.

As mesmas pesquisas mostram que Ciro Gomes é um dos candidatos com melhor desempenho na classe média e junto aos eleitores com ensino superior. Ou seja, Ciro é forte justamente onde Lula é fraco.

Fernando Haddad é um bom candidato, mas seu desempenho eleitoral ainda é modesto e tem dificuldade de penetrar no Nordeste e junto ao eleitorado de renda mais baixa – problema que outras pesquisas também detectaram.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marise Machado

05/07/2018 - 21h24

Não acredito que possamos ter eleição, mas manipulação do processo eleitoral, fechando mais um ciclo do golpe.
Se houver, não será pacífica sem a inclusão de Lula.
Caso Lula seja candidato e saia em campanha, não haverá proteção institucional à sua integridade física e ele poderá sofrer atentado, em razão da fúria de seus opositores já configurada no fim de sua caravana e no dia de sua prisão.

    João Paulo Ferreira de Assis

    09/07/2018 - 22h49

    Vai ter eleição sim. Eu recebi a carta de convocação da Justiça Eleitoral para trabalhar nas eleições, presidente da 26ª seção, zona eleitoral 0025;

Nilson Moura Messias

05/07/2018 - 14h55

Lula, ou nada. Quem é nada? O indicado de Lula, filiado ao PT.

    Miguel do Rosário

    05/07/2018 - 15h26

    Ã? Então não é “nada”.

Boi caprichoso

04/07/2018 - 22h50

É Ciro, experiente, preparado, conhece como ninguém o Brasil e único com força de derrotar o projeto proto-fascista bolsonariano, tem grande força no nordeste, boa aceitação das mulheres e das classes médias

Luis Castro

04/07/2018 - 22h42

A que ponto chegamos dar crédito ao tal Poder 360, ligado a “insuspeita” Folha de S. Paulo. O alvo deste instituto é lógico é ignorar Lula e tirar o PT do jogo eleitoral. Agora dizer que o PT será culpado por uma suposta derrota da esquerda é justamente fazer o jogo direita que quer o partido fora do pleito sem disputar. Isso seria o PT se reconhecer por antecedência derrotado

Marcelo

04/07/2018 - 21h00

Se a esquerda não chegar ao segundo turno essa fatura irá para a conta do PT. Nós, esquerda, temos o melhor quadro político brasileiro desde Brizola: Ciro Gomes. Aproveitemo-lo!

    Boi caprichoso

    04/07/2018 - 22h43

    Com ctza

    Carlos

    04/07/2018 - 22h59

    Que nada cara, te orienta!

    Ciro que cuide de ganhar seus votos da direita e dos iludidos desesperados com medo de bolsonaro.

    PT tem 20% de preferência entre os eleitores, de acordo com pesquisa ibope de abril deste ano, ficando em primeiro lugar no ranking. E Lula tem 33% de intenções de votos, e todas as pesquisas indicam alto percentual de chances de transferência. É óbvio que nem todos os 33% irão para o candidato indicado, mas se metade disso for destinado, junto ao programa eleitoral com vídeos de Lula, que já estão gravados desde antes da prisão, os debates na TV com Haddad, por exemplo e o sentimento de injustiça que boa parte do eleitorado lulista sentirá quando Lula for excluído, não tem Ciro, Marina e Alckmin que supere isso. Se Ciro não for para o segundo turno a culpa será toda dele. Quem mandou babar a lava jato, afirmando que a prisão de Lula é injusta, mas que Lula não é preso político? Quem mandou dizer que justiça boa é justiça rápida? Quem mandou ter discurso dúbio? Quem mandou elogiar Rodrigo Maia, em pleno o andamento do golpe? Nos poupem, ciristas, vão cobrar coisas do seu candidato sabonete!

      Miguel do Rosário

      05/07/2018 - 14h35

      Carlos, um pouco de humildade faria muito bem ao PT.

Flavio

04/07/2018 - 20h56

Sou Ciro, convicto.
É de longe o mais preparado e o único candidato de centro com uma proposta séria, coerente e corajosa para reestruturar o país e unifica-lo novamente, sem entreguismo promíscuo, nem rabo preso com dinossauros decrépitos que ainda assombram o Brasil.
O resto é meme de facebook criado por idiotas úteis que após passarem vergonha batendo panela na Paulista, acreditam agora que eleger um bufão desmiolado que mal consegue formular uma proposta séria sobre qualquer coisa é a saída para os problemas do país.

Raquel

04/07/2018 - 16h45

[Recado do blogueiro: Raquel, deixe de ser desonesta, fanática, agressiva. ]

    Aliança Nacional Libertadora

    04/07/2018 - 21h27

    Hipocrisia de um Urubu.

Gabriel Soares

04/07/2018 - 16h41

Ciro Gomes está crescendo todo dia

    Audizio Carvalho

    04/07/2018 - 19h23

    Bolsonaro ganha em todas as Regiões do País. A ” Velha Guarda ” que vivenciou o Regime Militar, bem como seus descendentes apoiam Bolsonaro. Observe a melhor ferramenta que temos na atualidade. Trata-se da Internete que aponta Bolsonaro com um percentual de 48% de votos, podendo ganhar no Primeiro turno.

Lucy

04/07/2018 - 16h27

Como confessaram os próprios golpistas do quadrilhão atores do golpe judiciário de 2016 (planejado pela CIA e as multinacionais do império anglo americano), o país ficará ingovernável por duas a três décadas.

O país foi completamente destroçado pelas mazelas do golpe de 2016 e dos desmontes das privatarias tucanas que em troca de propinas bilionárias pagas pelas multinacionais no esquema Banestado (Banco do Estado do Paraná na era FHC, o esquema foi blindado no Paraná entre 1997 e 2002 pelos mesmos procuradores e juiz da lava jato, os corruptos magistrados lesa pátrias remunerados com gordas propinas a serviço da CIA e dos interesses estrangeiros), entregaram recursos naturais valiosos para mega especuladores internacionais e transferiram para empresas estrangeiras as 160 maiores empresas nacionais mais lucrativas do Brasil, voltamos à era da República Velha ou “República dos Lentes” ou “República do Café com Leite” ou mais adequado “República das Bananas” totalmente escravizada e dominada pelos interesses internacionais.
Num recente encontro em Miami o procurador norte-americano Kenneth agradeceu “relacionamento íntimo” e doações feitas aos EUA pelos golpistas de 2016 e pelos juizecos corruptos lesa pátrias atores da sinistra (planejada pela CIA e as petrolíferas anglo americanas) a sinistra “Operação Lava Jato” (“lava rato” como falou em o sotaque espanhol do procurador norte-americano), operação que levou ao golpe judiciário no Brasil e pelo total entreguismo de grandes riquezas do Brasil e colapso da soberania nacional: entrega por preços ínfimos dezenas de bilhões de barris de petróleo avaliados em 20 trilhões de dólares (80 trilhões de reais) doados pelos golpistas por preços ínfimos de um centavo o barril; entrega do espaço aéreo brasileiro e da base de Alcântara; entrega da EMBRAER para o controle americano (Boeing) como cita o procurador Kenneth; entrega de 27 usinas hidrelétricas brasileiras super lucrativas doadas na bacia das almas; isenção de impostos para as petrolíferas estrangeiras por 30 anos; fechamento de quatro unidades gigantescas da ex estatal Petrobras e redução de carga nas refinarias brasileiras para permitir a exportação de diesel e gasolina das refinarias americanas e vender os combustíveis no Brasil por altos preços; fechamento dos estaleiros nacionais para transferir seis milhões de empregos para os EUA, destruição das leis trabalhistas no Brasil e criação do trabalho escravo; ao final o procurador americano agradeceu: “Thank You Rodrigo Janot and Sergio Moro Lava Rato” (sinistra operação planejada em 2009 e comandada pela CIA e também remunerada pelas empresas multinacionais do império anglo americano)

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-procurador-americano-fala-do-relacionamento-intimo-do-departamento-de-justica-dos-eua-e-lava-jato/

Marcelo Abb

04/07/2018 - 16h12

Miguel,

Gostaria MUITO que um instituto qualquer tivesse a coragem de desenhar um cenário com Ciro Gomes sendo apoiado por Lula.

Marcos

04/07/2018 - 15h59

É Lula ou NADA.

    Miguel do Rosário

    04/07/2018 - 16h26

    Quem é NADA?

      Gabriel Soares

      04/07/2018 - 16h39

      Todos com Ciro

      Ferreti

      04/07/2018 - 17h39

      Nada é um candidato impedido de concorrer mas dizendo que vai concorrer.
      Esse é o nada.
      Ô, Miguel. Publica meus comentários. Que diabos de democracia é essa q

Manoel

04/07/2018 - 14h36

Voce foi o único blogueiro que deu atenção e credibilidade moderada a este instituto. Alguma razão especial?

    Miguel do Rosário

    04/07/2018 - 14h50

    Por que eu me interesso por todas as pesquisas registradas no TSE. Elas circulam muito e não adianta ignorá-las. Mas faço sempre muitas ressalvas e deixo sempre claro que elas são apenas oportunidades para o debate.

Fábio Ribeiro

04/07/2018 - 14h18

É evidente que o ex-presidente Lula, quando apontar seu sucessor, conseguirá transferir uma quantidade muito grande de votos. Mas é igualmente claro que essa transferência será mais fluida, mais fácil, se o ex-presidente escolher como o substituto aquele que for mais desejado pelo eleitor. Esta sempre foi, aliás, a maior qualidade de Lula, e principal motivo de sua popularidade: a de identificar e respeitar a vontade popular.
Respeitar a vontade popular não necessariamente é usar a pesquisa para apontar o candidato que ele escolherá, se não me falha a memória, a Dilma não foi escolhida pela amostragem das pesquisas da época e no final o Lula respeitou a vontade popular saída das urnas. O maior líder popular da América Latina sabe quem ouvir para decidir, se for o caso, quem vai indicar como substituto e o povo vai aceitar ou não esta escolha em Outubro. E essas pesquisas já a bom tempo sem o Lula me cheira a manipulação ou no mínimo má vontade com um líder que, pelo menos até agora, não está impedido de concorrer.

Cezar R M

04/07/2018 - 14h01

Olha só Miguel, o 360 é o único instituto que dá o Ciro em segundo e perdendo para o Bolsonaro no segundo turno. Não sei o que é mais estranho, Ciro em segundo, perdendo pro Bolsonaro, ou a posição da Marina nas demais pesquisas.

    Miguel do Rosário

    04/07/2018 - 14h03

    Sim, é uma pesquisa que usa métodos diferentes, e tem resultados diferentes. Eu faço observações bastante enfáticas sobre essas diferenças, inclusive dando links para pesquisas do Datafolha e Ibope.

Francisco

04/07/2018 - 13h52

Miguel inicia o post ‘(con)informando’:
“Desde maio passado, a pesquisa mensal do site Poder 360 não traz cenários com Lula.
As chances do ex-presidente conseguir o seu registro eleitoral – e exercer o sagrado direito político de se candidatar à presidência da república – são cada vez menores. Em vista disso, todos institutos de pesquisa tem ampliado os cenários sem a presença do ex-presidente (…)”.

Lula disponibilizou e o monopólio da mídia familiar ignorou, ontem, manifesto sobre o comportamento da justiça que, via manobras escusas, tenta não deixa-lo ser candidato a presidente, iniciando-o com:
“Chegou a hora de todos os democratas comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito repudiarem as manobras de que estou sendo vítima, de modo que prevaleça a Constituição…”

Miguel finaliza o post considerando que:
“(…) Embora os números do DataPoder360 sejam um tanto exagerados neste sentido [rejeição], todas as pesquisas apontam um grave problema eleitoral de Lula no Sudeste, no Sul e entre eleitores mais instruídos e de renda média.
As mesmas pesquisas mostram que Ciro Gomes é um dos candidatos com melhor desempenho na classe média e junto aos eleitores com ensino superior. Ou seja, Ciro é forte justamente onde Lula é fraco.
Fernando Haddad é um bom candidato, mas seu desempenho eleitoral ainda é modesto e tem dificuldade de penetrar no Nordeste e junto ao eleitorado de renda mais baixa – problema que outras pesquisas também detectaram.

E Lula termina o Manifesto com:
“Não estou pedindo favor; estou exigindo respeito.”

Respeito a Constituição do Brasil, né, Miguel?
Afinal, para que serve essa eleição se não há respeito a Constituição no tocante ao direito de Lula, no caso, ser candidato e, o pior, com a ‘justiça forçando explicitamente a barra para criar um motivo para que não seja, escancarando o ‘lawfare’ e a ilegitimidade da mesma?

    Miguel do Rosário

    04/07/2018 - 13h56

    Francisco. A Constituição é desrespeitada diariamente. Não vivemos uma democracia. Houve um golpe de Estado em 2016. Lula não conseguirá ser candidato. A solução é política, não judicial, através da eleição de forças de centro-esquerda, que permitam a transição do país de volta ao regime democrático. A luta pela liberdade de Lula será vencida com muita estratégia e inteligência, mas sobretudo com ampliação do arco de alianças. Se nos isolarmos, se perdemos as eleições, será cada vez mais difícil para o país e para Lula.

      Francisco

      04/07/2018 - 14h18

      Lula candidato é que derrota o golpe ao impedir que legalizem-no através da eleição (conforme atestam as pesquisas), conforme planejaram.
      O resto é conivência malandra ou ingenuidade ‘do esperto’.
      Acorda Miguel, só Lula ou quem indicar, derrota o golpe impedindo-os de legalizarem-no via eleição, e Ciro, mais que evidente, não será indicado por Lula, se caso.

        Miguel do Rosário

        04/07/2018 - 14h22

        Não sei, Francisco. Ainda tenho esperanças de que Lula tenha bom senso e apoie Ciro Gomes, o que ajudará a formar uma grande frente antifascista, abrindo espaço para a derrota do golpe.

          Marcelo Abb

          04/07/2018 - 16h11

          Miguel,

          Lula vai apoiar Ciro Gomes, pode anotar aí. Me cobre depois, anota meu e-mail aí e me cobra.

          Vai ser bem engraçado observar o comportamento desta ala radical petista que saiu do armário em 2018 quando Lula indicar o apoio ao Ciro.

          Vamos vencer o golpe, podem acreditar.

          Este apoio será anunciado em meados de Setembro.

          Sandro

          06/07/2018 - 12h33

          Deus te ouça Marcelo!

          Carlos

          04/07/2018 - 21h02

          Miguel termina assim o texto: “Fernando Haddad é um bom candidato, mas seu desempenho eleitoral ainda é modesto e tem dificuldade de penetrar no Nordeste e junto ao eleitorado de renda mais baixa – problema que outras pesquisas também detectaram”.
          DUAS RESSALVAS: 1- Essa pesquisa insista em tirar Lula do páreo, portanto, ela já tem um “q” de desonesta, tendo em vista que Lula é tão pré candidato quantos os outros. Já não começa bem uma pesquisa que exclui por iniciativa própria um candidato. Não cabe institutos de pesquisa excluir opções que estão dadas.
          2- Miguel, Haddad NÃO é candidato. Muita gente nem o conhece ainda e mesmo assim o desempenho dele é igual ao de Ciro que roda o país há mais de um ano, , num cenário com Lula. O que leva a crer que se o ex presidente indicar Haddad, as chances dele serão maiores que as de Ciro, aí quer ver como vc Miguel vai fazer para pincelar dados que favoreçam Ciro.
          Ciro Jamais.

          Marcelo Abb

          05/07/2018 - 10h48

          Nada é o que o nosso país se tornará caso o PT lance um candidato perdedor e entregue as eleições para a direita, legitimando o golpe, ou pior, para um fascista despreparado, trazendo o que há de pior na política mundial para o nosso país.

          Nada é o que a população mais pobre terá dos governos e do estado de bem-estar social, caso o PT divida a esquerda e legitime a vitória da direita (marina, Bolsonaro ou Alckmin) no voto, por pura e simples teimosia e hegemonia partidária.

          Nada é o que existirá na legislação trabalhista, uma vez que o golpe, legitimado no voto, terminará de extinguir os direitos dos trabalhadores.

          Nada é o que um desempregado conseguirá no mercado de trabalho, pois este modelo neoliberal NADA FAZ além de aprofundar a crise, prejudicando a demanda, os investimentos públicos e favorecendo o capital estrangeiro e o rentismo dos bancos e super ricos.

          Nada é o que será feito para as minorias, como indígenas, LGBT’s, negros, mulheres, pois com o golpe legitimado por voto e pelo projeto de poder fracassado do PT, fatalmente a onda de conservadorismo terá estas populações como primeiro alvo e vítima.

          Nada é o que restará das nossas riquezas naturais, vendidas a preço de banana para o capital internacional.

          Nada é o que restará das nossas empresas nacionais, como a Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras, etc, que são verdadeiras locomotivas e motores da economia e do mercado do país.

          Nada é exatamente o que os petistas ferrenhos que saíram do armário em 2018 poderão fazer, pois não consigo imaginar este povo indo para as ruas para fazer nada. Se já não fazem nada agora, quem dirá quando o golpe for legitimado, com a derrota do seu fatalmente perdedor candidato indicado por Lula.

          Nada é o que a militância e o campo progressista poderão fazer pelo Lula, freando os arbítrios da lava jato, ministério público e da justiça, pois, com um candidato perdedor no segundo turno, o PT legitima o golpe no voto, e elimina A ÚNICA CHANCE de conseguirmos ajudar o Lula, que seria GANHANDO AS ELEIÇÕES.

          Miguel, de fato, pela primeira vez eu concordo com esta ala dura do PT que surgiu de repente em 2018.

          É Lula, ou NADA!

Marcus Pereira

04/07/2018 - 13h46

O momento agora é estratégico para a esquerda, Haddad seria um excelente candidato mas não nesse momento de anormalidade nesse país. O candidato ideal é o Ciro, inteligente, experiente e também agressivo quando necessário, e ,importante, com a agenda da esquerda, comprovado para quem assistiu as últimas entrevistas nos canais de tv .e, óbvio também que, inteligentemente, tentando atrair eleitores que não votam nas esquerdas. Enfim, se quisermos um governo de caráter social e progressista precisamos votar em Ciro, pois no grande Lula ,o golpe não veio até aqui para deixa lo concorrer.

    Alan

    04/07/2018 - 13h55

    O problema é que há blogs de esquerda, como o Brasil247, que, acreditem, trabalham contra isso.
    Pra eles, ou é Lula, ou pode dar a presidência para a direita.

      Sandro

      06/07/2018 - 12h34

      Nessas horas que vemos que não estão preocupados com o páis, apenas com sua hegemonia!

Patrice L

04/07/2018 - 13h26

Miguel

Alguém já observou que se está a perguntar a não-eleitores de Lula quem ele deve indicar caso seja impedido.

Até porque dilui e consulta um universo falso, isso deve estar bem notado e depurado para não dar uma impressão falsa nas pesquisas!

Miguel do Rosário

04/07/2018 - 13h14

Não, mas tendo a enxergar Brizola no declínio de Bolsonaro.

Alan

04/07/2018 - 13h13

Sou eleitor do Ciro, mas esse 360 me parece estar muito empenhado em destruir Lula.

    Miguel do Rosário

    04/07/2018 - 13h15

    Sim, eu faço esse alerta no post.

Luiz Octavio G Moreira

04/07/2018 - 13h08

Oba! Agora vai hein.


Leia mais

Recentes

Recentes