Entrevista de Haddad ao SBT

Charge: Aroeira

A surrada tática da mídia contra Ciro Gomes

Por Pedro Breier

09 de agosto de 2018 : 21h26

Na campanha eleitoral de 2002 a história do temperamento explosivo de Ciro Gomes foi usada à exaustão para derrubá-lo.

Dezesseis anos depois, a lenga lenga se repete na grande mídia.

Separei uma notinha que saiu no site do Estadão há duas semanas para exemplificar o quão surrada e desonesta é tal estratégia.

Ciro falou o seguinte em uma entrevista: “(O Lula) Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”. Eis a nota do Estadão sobre o assunto, com meus comentários em negrito:

Pegou fogo. A repercussão nacional da entrevista de Ciro irritou o candidato. Interlocutores do PDT dizem que ele chegou a ameaçar abandonar a campanha e precisou do irmão, Cid Gomes, para contê-lo.

Não faz o menor sentido. Ciro está trabalhando na sua candidatura há mais de ano. Fazendo palestras, viajando pelo país, indo ao exterior, articulando apoios, dando entrevistas, comparecendo a debates. A simples repercussão de uma entrevista – que não pode ser controlada por ninguém de sua equipe – faria com que ele ameaçasse abandonar a campanha? Mesmo, Estadão? Por que? Há alguma evidência disso ou mesmo uma razão lógica? E o Cid Gomes ainda teve que “conter” o furioso Ciro? É patente e ridículo o desespero para pintar o pedetista como descontrolado.

Com a palavra. Em nota, a campanha de Ciro Gomes diz: “Não é verdadeira a informação que o candidato Ciro Gomes tenha ameaçado abandonar a campanha. Portanto, não é procedente que seu irmão , Cid Gomes, tenha feito qualquer tipo de intervenção”.

Esta matéria saiu no dia 26 de julho. Eu copiei seu texto e não havia este parágrafo acima. Ele foi incluído depois como se estivesse sempre ali. Uma aula de mau jornalismo.

Me deixa aqui. O secretário de Turismo do Governo do Ceará, Arialdo Pinho, se recusou a assumir qualquer cargo na campanha de Ciro Gomes, seu amigo e eterno operador político. Motivo: Ciro está fora de controle.

Não há fonte, não há lógica, não há evidência alguma de que Ciro está “fora de controle”. Mas vale tudo para detonar os candidatos não alinhados ao conservadorismo.

***

Assim segue a cantilena. Em quase toda entrevista concedida por Ciro se perde um tempo considerável falando do seu temperamento.

Ciro responde que realmente às vezes se indigna, mas pontua que outros políticos, verdadeiros gentlemans, muito bem educados, estão prontos para venderem o país e manter-nos como um país de poucos afortunados e milhões de miseráveis. Não é difícil perceber o que conta – ou deveria contar – mais.

A grande mídia tenta criar um espantalho para bater, já que na discussão de projetos para o país fica difícil vender as cascatas liberais da direita brasileira diante de um candidato qualificado como Ciro.

Que está até em sua fase mais zen, como retratou o Aroeira na charge acima, sobre a reação de Ciro aos movimentos do PT que lhe tiraram o apoio do PSB.

Brio e indignação diante do quadro desastroso que vivemos deveria, aliás, ser requisito mínimo para um candidato merecer a confiança do eleitor. Não um demérito.

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo. Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

24 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Tarcísio

12 de agosto de 2018 às 15h35

Ciro é o Jeremy Corbyn brasileiro.

Existem alinhamentos grandíssimos no discurso dos dois. Se o marketing do Ciro já não tiver mapeado isso, tem que mapear ligeiro e trazer o canto dos white stripes pra ele.
É fácil, rápido e envolvente.

Responder

Luis Castro

12 de agosto de 2018 às 12h32

Apanharr mais da midia corrupta que Lula e o PT tá para nascer e mesmo assim o lider petista segue na liderança. na intençao dos votos. Portanto usar deste argumento para justificar o fraco desempenho de Ciro nas pesquisas não vale. O problema do Ciro é ele mesmo e sua incontinência verbal que mais confunde do que explica sua verdadeira posição política.

Responder

    Sandro

    13 de agosto de 2018 às 18h01

    Realmente, eu conheço um monte de pau mandado petista que nao suporta ouvir as verdades que o Ciro diz. Verborragia porque diz todas as verdades que o PT precisa ouvir? Que se aliou à pior corja de ladrões desse país e se recusam em fazer uma autocrítica? Hipocrisia é o nome que eu dou a esse comportamento seletivo da militancia petista. Em outubro veremos!

    Responder

helio

12 de agosto de 2018 às 01h42

Não tentem dourar a pílula, Lula na cabeça!

Responder

Décio Pepe

11 de agosto de 2018 às 12h12

Vejam o país como está, tudo parado e todo mundo desempregado. E foi o PT que faliu o Brasil.
Até qdo o povo bocó vai acreditar nesse conto da carochinha da direita. Quem faliu o Brasil foi o Aécio Neves e o Eduardo Cunha com suas pautas bombas, ambos politicos do PSDB de Alckimin e do MDB do Temer respectivamente.
Há 2 anos no poder a direita e o que fizeram de bom ?
O país saiu da situaçao de pleno emprego para desemprego estrutural.
Será que valeu a pena derrubar a Dilma. Incompetencia ou governo fraco nao é crime de responsabilidade.
A direita anda dizendo que se nao eleger o Alckimin e maioria no congresso do PSDB ninguem governa o Brasil e teremos outros golpes. Isso é uma chantagem ou ameaça ? Ou vota no PSDB ou teremos infinitos golpes.
Como previsto agora a bola da vez é o Haddad que será perseguido pela midia e pela lavajato. Favas contadas.
Quanta hipocrisia. Serra, Alckimin fizeram o mesmo e a rede globo se cala. Quem cala consente.
Nardes nao passa de um picareta do TCU.

Responder

Suely t. Salles

10 de agosto de 2018 às 21h37

Horrível.Ciro Gomes e um neurótico.desqualificado. só sabe ser grosseiro e mal educado.nao voto nele nunca .e um ser que precisa tomar gardenal de hora em hora para se manter na casinha. LOUCO.

Responder

Renato

10 de agosto de 2018 às 21h08

Ciro Gomes deveria contratar um pessoal mais competente para lhe fazer elogios nos comentários de blogs e jornais. Um pessoal um pouco mais criativo, pois os elogios estão muito repetitivos !

Responder

JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

10 de agosto de 2018 às 16h11

Eu nunca votei no Ciro. Pretendo votar nele agora.Assisti o debate da Band, que teve momentos hilários, produzidos, principalmente pelo Cabo Daciolo. Para quem chama o Ciro de estourado, aquela resposta ao Cabo diante de uma pergunta imbecil para mim foi uma pérola, que a inscreveu a meu juízo, no melhor momento do debate: “a politica é uma delícia, mas tem seus custos”. Em vez de chamar o Cabo de idiota ele diz isto. Parece-me que procuraram isolá-lo no debate. Isto demonstra claramente medo.

Responder

    JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

    10 de agosto de 2018 às 16h18

    No comentário acima eu disse que o Ciro declarou que política tem seus custos Eu errei. Ele disse que a Democracia é uma beleza, mas tem sus custos.

    Responder

Raiom Sarmento

10 de agosto de 2018 às 14h26

O texto é ótimo. Eu agradeço ao jornalista pela informação verdadeira e imparcial, pois hoje em dia isso é tão raro que quando acontece merece elogio.

Responder

Felipe

10 de agosto de 2018 às 13h10

De fato, ciro é o mais bem preparado ontem na Band vi claramente isso,e com certeza quem assistiu o debate também teve essa percepção.
Tinha que ter cido mais cedo para que toda a população brasileira pudesse ver e não pegar trechos isolados que a mídia coloca para passar aquilo que querem.

Responder

hocuspocus

10 de agosto de 2018 às 12h38

Não acho o Ciro descartável por seu temperamento,ao contrário acho isso uma qualidade diante de tanto “bom comportamento” dos Alckmin da vida,que te enfiam a faca e o fazem com um sonriso cínico na cara.
Tem que se mostrar indignado perante tanta sacanagem,mas sempre voltam as dúvidas sobre Ciro e agora que o post se queixa do tratamento da mídia,fica uma pergunta -por que a Globo ,a mãe da mídia golpista ,não bate no Ciro????-

Responder

    Benoit

    11 de agosto de 2018 às 15h02

    Eles (a globo) foram pegos de supresa e não sabem bem como reagir. Eles já gastaram uma boa parte do capital mediático deles batendo no PT e no Lula e as pessoas notam que as coisas ficaram muito pior depois do golpe contra a Dilma e o PT. Não dá para inventar qualquer coisa rápida contra o Ciro e achar que as pessoas vão acreditar com a mesma facilidade, entre outras razões porque o público alvo dessas campanhas de descrédito pode se identificar mais com o Ciro do que com o Lula. É por isso e por outras razões que muitas pessoas preferiam neste momento uma candidatura de esquerda de outro partido e outro candidato como o Ciro. Mas é claro que o Lula por outro lado continua tendo apelo popular.

    Em resposta a outro comentário seu escrevi um comentário que não apareceu até agora (não sei se aparecerá mais tarde) e explicado que a razão porque há tantos comentários parecidos sobre o Ciro é que o que as pessoas estão dizendo é bem evidente: o Ciro é um candidato mais preparado do que outros.

    Responder

hocuspocus

10 de agosto de 2018 às 12h19

Tem muito pessoal do comité do Ciro nos comentários ,os mesmos são quase idénticos.”ele é o mais preparado,ganhou meu voto…bla,bla,bla”.
Não vi a parodia de debate ,não perdí meu tempo,todo continua no “faz de conta”.

Responder

    Carlos

    10 de agosto de 2018 às 19h09

    Verdade. Dá, claramente, para notar isso em comentários de diferentes sites !

    Responder

    Benoit

    11 de agosto de 2018 às 14h53

    A razão porque há esses comentários repetidos sobre o Ciro é porque isso (o que os comentários dizem) é evidente e não é muito difícil notar isso. Se voce tiver tido a sorte de ter tido algum professor que se destaca muito em relação aos outros, voce vai ver que pode acontecer de todo mundo sair da primeira aula comentando a competência do profesor. É a mesma coisa.

    Responder

    JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

    11 de agosto de 2018 às 15h13

    Seria melhor que você fizesse seu comentário sem fazer juízo de valor dos outros. Eu tenho 78 anos sempre votei Brizola, Lula e Dilma. Eu nunca fiz parte do comitê de ninguém e sempre defendi com minhas palavras os candidatos que apoiei. De fato até onde minha vista alcança é o candidato mais preparado dentro dos meus parâmetros. Não seria o Haddad que é novo na política. O Lula, outro que sei muito preparado, está fora do jogo.

    Responder

Augusto Jose Hoffmann

10 de agosto de 2018 às 09h01

Fato: Ciro foi isolado no debate da Band. Uma pena: sua investida, negociando com o centrão, trará sérios prejuízos ao candidato. Demonstrou incoerência, ruiu parte do seu discurso e plano para a chamada aos brasileiros para a recuperação do país. Sem dúvida é o mais bem preparado e independente (em tese) dos candidatos com alguma chance. Observar seus passos é a chave.

Responder

Adaélio Laureano de Lima

10 de agosto de 2018 às 08h20

#Ciro Gomes Meu Presidente o Mais Preparado

Responder

JOÃO BATISTA

10 de agosto de 2018 às 08h18

Ciro é o mais preparado candidato a presidente. Ontem, demonstrou isso novamente, no debate da band. Nitidamente, os demais candidatos evitaram fazer perguntas a ele, por saber que as respostas viriam com diagnóstico e propostas de melhorias. Álvaro e Alckmin prometendo o que puderam fazer e não fizeram. Marina e Jair falaram apenas generalidades, pois nada dominam, com o capitão em nível inferior, pois além de saber nada sobre tudo ainda é arrogante. Boulos demonstrou conhecimento e autocontrole, um candidato respeitável.

Responder

vicente

10 de agosto de 2018 às 08h13

O Ciro é um ótimo candidato. É inteligente, é progressista, tem caráter, e muitas outras qualidades. Mas, em minha opinião, ele errou a estratégia quando se afastou de Lula e do PT, já de cara disse que Lula não seria candidato e, a muitos, soou como certo oportunismo, pareceu que quis aproveitar a possível ausência de Lula para crescer nesse espaço.
Eu acho que, se ele tivesse feito o contrário, tivesse defendido a candidatura Lula até o final, a situação dele poderia ser mais favorável.
Lamentavelmente, a candidatura dele não cresce. Espero que o quadro mude, gostaria de ver um segundo turno de PT x PDT (o que é praticamente impossível).
Acredito que o candidato do PT vá ao segundo turno e enfrente alguém da direita.
Tomara que o Ciro esteja junto com o PT nesse eventual segundo turno.

Responder

    Daisy

    10 de agosto de 2018 às 12h37

    Tenho dúvidas, acho que ficará em cima do muro, Ciro guarda ressentimentos no freezer para durar muito tempo. Melhor que Marina que apoiou Aécio.

    Responder

Jose Almeida

10 de agosto de 2018 às 08h08

Ciro Gomes venceu o debate da Bande e deu aulas aos demais.
Esse cara é mais preparado do q eu imaginava, e competente.
Eu sabia pouco sobre ele, mais agora irei me aprofundar mais na pesquisa sobre meu agora candidato…

Ganhou meu voto é de muitos muitos q assistiram o debate ontem.

Responder

Silva

09 de agosto de 2018 às 21h57

De fato, Ciro é um candidato muito bem preparado. Conhece bem o Brasil e a necessidade dos brasileiros. Não tem caso de corrupção contra si. Também tem propostas bem fundamentadas para as principais problemáticas do país.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com