Câmara discute privatização da Eletrobras

Gil: “Eu acho que Lula deve ser solto porque sua prisão é injusta”

Por Miguel do Rosário

27 de agosto de 2018 : 08h17

Trecho de entrevista com Gilberto Gil, publicada hoje, na Ilustrada (Folha).

(…)
Folha: Na polarização atual, há quem veja este herói salvador em Lula e há quem o veja em Bolsonaro.
Gil: Exatamente! (risos) Esta dicotomia é sinônimo da dilaceração de hoje e da dificuldade de aceitação do todo a partir da necessidade de escolher entre uma coisa e outra. Uns escolhem Bolsonaro, outros, Lula.

Folha: Como um exilado político da ditadura militar assiste à ascensão de uma figura que enaltece este período, como Bolsonaro?
Gil: Vejo com certo temor. Mas, ao mesmo tempo, tenho 76 anos e já vivi muita coisa. Por exemplo, eu presenciei a ascensão do primeiro grande núcleo do que se chama hoje de extrema direita, com [John] Enoch Powell [1912-1998], na Inglaterra. Depois vieram muitos outros, como Le Pen, na França.

Eu fico receoso que esses corações dessas pessoas não compreendam que é preciso ter piedade, perdão, caridade, solidariedade, que é preciso estarmos juntos e que a vida é para todos, apesar das diferenças entre nós. Que temos de produzir a igualdade na diferença.

Folha: E como você avalia a situação de Lula?
Gil: Uma coisa é ele como pessoa, por quem eu tenho um sentimento de pesar por tudo o que está acontecendo com ele.

Outra coisa é a figura política e suas estratégias no campo da luta. E aí, é uma opção dele. Eu tenho minhas dúvidas se as estratégias adotadas estão corretas e vão levar a um desfecho segundo as expectativas dele. Não sei.

Folha: Você fala sobre a delonga em definir Haddad como seu substituto?
Gil: Sim. Gosto muito de Haddad. É um nome interessante. Um homem muito preparado e sensível. Suficientemente jovem e suficientemente maduro ao mesmo tempo para ter uma compreensão do conjunto da sociedade brasileira hoje, da inserção do Brasil no mundo, da questão da economia. Acho ele muito preparado, assim como acho Ciro [Gomes] muito preparado. E Marina, em quem já votei para presidente por duas vezes, também é muito bem preparada e posta.

Folha: É falsa a impressão de que você, por ter sido ministro do governo Lula, vota no PT?
Gil: É falsa! Quando eu fui num show do Lula Livre, evento aqui no Rio de Janeiro em prol da libertação dele, disse que, diferentemente de muitos que querem Lula solto para votar nele, eu necessariamente não quero ele livre por isso.

Eu acho que Lula deve ser solto porque sua prisão é injusta em vários aspectos. E, neste sentido, ele deveria estar aí, como nós, vivendo a plenitude das lutas partidárias e das disputas democráticas, coisa que ele está impedido de fazer. Sou Lula Livre, mas não necessariamente para votar nele.

Folha: Por que acha a prisão de Lula injusta?
Gil: São muitos os que assim a consideram: juristas —daqui e de outros cantos do mundo—, cronistas políticos, milhões de eleitores. Eu não estou sozinho, muito pelo contrário.

Folha: Falta autocrítica ao PT?
Gil: Acho que sim. Um pouco. E a Lula, na medida em que poderia ter levado o partido a uma posição mais de explicação sobre suas questões, problemas e erros.

Folha: Você sempre se alinhou à esquerda, campo em que há ao menos quatro candidatos à presidência. Como se posiciona entre tantas opções?
Gil: Eu sinto um certo pesar de eles todos não estarem juntos num momento como esse, em que tudo o que significa a negação do que eles representam está lá, fortalecido, do outro lado. Eu sinto que mais uma vez não seja possível a união das forças progressistas contra o atraso.

Folha: Por que essa união não acontece?
Gil: Não sei. Talvez o extremo zelo que cada um tenha por suas facções, por suas representações partidárias, por seus partidos, por seus traços ideológicos especiais. Mas numa hora em que se vê o contrário de tudo isso se avolumando na sua frente, acho que a gente deveria se abraçar.

(…)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

28 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Antonio carlos

28 de agosto de 2018 às 12h01

Pra que gastamos essa fortuna toda com PF, MPF, Juízes e etc , é só perguntar ao Gil, Caetano e etc ….
Economizaremos muitos milhões.
O Bruno é culpado ?? Pergunte a eles ….
Quem matou Marielle ?? Pergunte a eles …
O casal Nardoni matou a filha ??? Pergunte a eles ….
Gil Rugai matou o pai ?? Pergunte pra eles ….

Se eles dizem que Lula é inocente, um simples mortal como eu tem de aceitar.

Responder

PAULO

28 de agosto de 2018 às 09h28

Gil, Caetano e estes idiotas que viveram a custa da Lei Rouanet deviam ser entregues às moscas… dois babacas que se posicionam a favor de um abestalhado como o Lula só devem ter o rabo preso… defender bandido é coisa de imundos como eles… acho que gente como essa não devia nem ter fã… que a história mostre o quanto esta gentinha de esquerda atrasou o Brasil… matando crianças de fome pelo sertão… acabando com a segurança de famílias… permitindo que meninas fossem estupradas por pedófilos (disso eles entendem, né?!)… que esse Gil sinta o peso de suas ações… grande imbecil energúmeno.

Responder

Flávio

28 de agosto de 2018 às 05h06

Nem da Rocinha também disse : Acho que devo ser solto, minha prisão é injusta !

Responder

baltazar pedrosa

27 de agosto de 2018 às 21h20

GILBERTO GIL, CALE-SE,você foi quem mais usufruiu do governo lula,mas sinto que se apertar um pouquinho,na primeira onda, você abandona o barco, e deixa velhos e criança a deriva,certamente que o seu voto não fará falta,como Ciro não irá para o segundo turno anuncie o seu voto em Bolsonaro,que você ficará em paz consigo mesmo…porque nos lula-petistas iremos andar com fé,que a fé não costuma faiá.

Responder

Renato

27 de agosto de 2018 às 18h22

Eu acho a prisão de Bruno e Macarrão injusta !

Responder

    Hudson

    27 de agosto de 2018 às 18h26

    Homicidas confessos.
    Não me admira que você os admire…

    Responder

      Renato

      27 de agosto de 2018 às 20h16

      Quem confessou ? A Macarrão foi proposto o seguinte: entregue Bruno que a gente te libera. Macarrão foi torturado para inventar que Bruno foi o assassino de Eliza. Os dois são inocentes, tal qual Lula. Bruno está , tal qual Lula, preso sem provas. Onde está o cadáver de Eliza, onde está a escritura do triplex de Lula ? Lula Livre, Macarrão Livre, Bruno Livre !

      Responder

ari

27 de agosto de 2018 às 17h28

Este é o cidadão para quem a vida continuará a mesma, com golpe ou sem golpe. A impressão que me dá sua entrevista é que ele acende uma vela para Deus e outra para o diabo. Como aliás vem sendo o Blog ao longo dos últimos meses. O momento é gravíssimo, não podemos nos dar ao luxo de perder as eleições. Os srs. wanderleys et caterva, se são contra o Lula, tudo bem, mas, por favor, sem essa conversinha tipo Gilberto Gil

Responder

Maciel

27 de agosto de 2018 às 15h31

Lula Livre!

Responder

Senhor Jorge

27 de agosto de 2018 às 13h08

Usar a imagem para formar opinião, é coisa do passado!
Tá na hora de trocarem seus telhados de vidro, a fim de se evitar danos maiores.

Responder

RENATO

27 de agosto de 2018 às 13h05

NA FRENTE DO MORO PEI DOU…

MORO O COLOCOU NO MESMO NINHO DE RATO DE DIRCEU PALLOCI E DO PRORPIO LULA..

IA JOGAR NA CARA DELE GASTOS DO MININSTERIO DELE COM EMPREITEIRAS.. MAIS PASSOU PANO.. POR QUE VIU Q GIL ESTAVA CHAPADO..

Responder

Pedro Florêncio de Oliveira

27 de agosto de 2018 às 11h29

Mafia do Dende…..

Responder

    Serg1o Se7e

    27 de agosto de 2018 às 14h40

    Lobão que o diga….

    Responder

Alexandre Neres

27 de agosto de 2018 às 09h56

Prezado José Henrique, o que se pode esperar de trolls e haters se não essa falta de noção? Porque os grandes nomes da nossa música, dentre outros artistas, perfilam em nome de Lula, eles constestam seu valor artístico sem o mínimo fundamento. Veja o ataque sistemático ao grande Chico Buarque, a título de exemplo. Imagina se vou desconhecer os méritos de Borges ou Vargas LLosa só pelo fato de sua postura ideológica? Há possibilidade de diálogo com esses eleitores rasos do mito?

Responder

    Flávio

    27 de agosto de 2018 às 11h32

    Engraçado, os militontos petistas foram os primeiros a usar essa tática, desqualificar artistas em razão de suas posições ideológicas . Lembro-me muito bem dos ataques dos militontos, questionando as qualidades artísticas de gente como Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Danilo Gentilli, Suzana Vieira, Lobão, Róger, Ronaldo Fenômeno.. É , meu caro militonto, pimenta no ânus dos outros é refresco, mas no seu é pimenta, né !

    Responder

      Alexandre Neres

      27 de agosto de 2018 às 13h47

      Primeiramente, não sei o que Fernanda Montenegro está fazendo nesse meio. Tachar Danilo Gentilli, Roger, Lobão etc. de artistas é de lascar, né? Artista mesmo só o Ronaldo Fenômeno, um verdadeiro bufão. Seus comentários são surreais.

      Responder

        Flávio

        27 de agosto de 2018 às 16h56

        Eu entendo. Artista, pra você , é só quem defende Lula. Pra você o drogadito Fábio Assunção, o “Agostinho Carrara” de a grande família, o cantor “Otto” ( já ouviu falar? ), a bêbada Global , Letícia Sabatella, Chico César, …..são grandes artistas !

        Responder

          Serg1o Se7e

          28 de agosto de 2018 às 11h25

          Tem também a Clarissa Falcão, o Duduvier, o Tico, Prado…. tantos expoentes notórios e famosos, vendendo milhões….

          Fernando Alves Pinto

          29 de agosto de 2018 às 08h05

          Comentário ofensivo e equivocado. Preconceituoso, ainda replica calúnias e bullying. Leticia Sabatella raramente bebe. Uma mentira de um colunista que usou uma foto tirada em um momento de descontração , onde uma turma tinha bebido e estava se divertindo, gera este tipo de argumento torpe, insuficiente para desabonar a opinião democrática de uma pessoa.

degas

27 de agosto de 2018 às 08h34

Para que juízes, recursos, tribunais regionais, STJs e STFs? Basta ouvir o cantor Gilberto Gil. Mas eu fiquei com uma dúvida: será que o seu colega Luan Santana também não deveria opinar?

Responder

    Flávio

    27 de agosto de 2018 às 11h19

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !

    Responder

Serg1o Se7e

27 de agosto de 2018 às 08h25

Eu acho que os discos do Gil devem ser queimados porque são ruins.

Opinião e bun** cada um tem a sua.

Responder

    José Henrique Fialho

    27 de agosto de 2018 às 08h52

    Considerar ruins os discos de Gilberto Gil – autor de “Procissão”, Lunik 9″, “Aquele Abraço”, “Cálice”, “Divino, Maravilhoso”, “Domingo no Parque”, Viramundo” e de outras centenas de clássicos da MPB, demonstra cabalmente o baixo nível intelectual de certas pessoas e como está raso o panorama cultural do Brasil nesses tempos de “Só Top”. Senhor “Sérgio Sete (?), shame on you.

    Responder

      Serg1o Se7e

      27 de agosto de 2018 às 14h39

      Como eu disse, opinião é que nem bun*@, cada um tem a sua.

      Responder

        Luiz

        27 de agosto de 2018 às 18h59

        E sua opinião e suas nádegas produzem la mesma cosa.

        Responder

          Serg1o Se7e

          28 de agosto de 2018 às 11h26

          Como você é esquerdista, vou desconsiderar o fato de você ter “confundido” nádegas com intestino. ;)

    Bonifácio

    27 de agosto de 2018 às 09h29

    Você errou. Mas este em cima do muro é apenas para vender discos para gregos e troianos. A facção dele é a do Deus Mamom, independentemente de suas qualidades artísticas. Lembram que só reclamava de falta de verba para o ministério e do salário de ministro ? Não é uma opinião de bunda mas de um espertalhão… e por isso não gosto dele.

    Responder

      Hudson

      27 de agosto de 2018 às 18h27

      Parece que Gil andou demais junto com Caetano…

      Responder

Deixe uma resposta