Menu

Wanderley Guilherme: “Lula não está à altura de Lula”

Mais uma duríssima crítica do professor Wanderley Guilherme às estratégias e escolhas políticas de Lula e do PT. Espero que os internautas, mesmo sem concordar, respeitem uma opinião emitida com franqueza e honestidade intelectual, que são, na verdade, as virtudes mais importantes para um debate político que se proponha construtivo e crítico. *** Cartas na […]

169 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Juliano Guilherme.

Mais uma duríssima crítica do professor Wanderley Guilherme às estratégias e escolhas políticas de Lula e do PT.

Espero que os internautas, mesmo sem concordar, respeitem uma opinião emitida com franqueza e honestidade intelectual, que são, na verdade, as virtudes mais importantes para um debate político que se proponha construtivo e crítico.

***

Cartas na mesa

Por Wanderley Guilherme dos Santos

A euforia petista facilita demarcar divergências em relação a outras vertentes progressistas. Não é em momento de depressão ou de reduzido prestígio social do PT, mas quando dirigentes e militantes antecipam possível vitória no primeiro turno de Lula/Haddad, que faço um descarrego pessoal.

O vício de origem do processo que encarcerou o candidato Lula/Haddad não basta para cobranças de adesão a qualquer decisão emanada da direção do PT ou do próprio Lula. Esse é um preço similar às imposições de monopólio natural, supostamente implícito na condição do vitimado. Mas a injustiça não garante soberania indisputada a injustiçados. A coação é um preço aberrante, tratando-se, na verdade, de um assalto de Lula e apóstolos contra os insubmissos à jurisdição monárquica de algum predestinado. Seria a contrapartida civil dos gênios iluminados do Supremo Tribunal Federal. Rejeito a ambos.

O político Lula, vítima da notória e tácita conspirata do Judiciário, é o mesmo Lula que persegue de maneira implacável como um mouro, togado honoris causa, disposto a cobrir elevadas apostas, sacrificando quadros de seu partido, promovendo acordos clandestinos com PP e PR para destruir oportunidades ao surgimento de outras lideranças populares.

Lula, pessoalmente, foi tenaz na urdidura do isolamento de Ciro Gomes, e mostrou-se hospitaleiro um tanto inescrupuloso a figuras e partidos que depuseram Dilma Rousseff. A versão dos fanáticos é a de que os ladrões e golpistas se arrependeram e Lula os perdoou. Mas não por generosidade dos novos centuriões. A prioridade de Lula e do PT nacional, que é o apelido do PT paulista, era e é a destruição da candidatura Ciro Gomes (ora, um cearense!). Para haver novo candidato paulista era indispensável que só houvesse rebotalho fora do PT paulista. Não é, obviamente, o caso de Ciro Gomes.

Eleitores de boa fé acreditaram que a exigência da cabeça de chapa era anseio partidário, sem qualquer explicação para a sacralidade de tal mandamento. Durante toda a embromação para a escolha do candidato “apoiado por Lula”, da qual um esperto baiano ficou longe, a questão real sempre foi limitar a escolha da embuçada de Lula aos quadros do PT paulista. Fernando Haddad, claro. Lula é nordestino de nascimento e político paulista por conversão, inseminado pelo preconceito contra Getúlio Vargas, do qual nunca se desfez, e orgulhoso da predominância da indústria e dos bancos paulistas, com os quais se senta e se sente à vontade para negociar.

Há um aspecto inédito do fenômeno Lula: a capacidade de transformar homens e mulheres de reputação e história em meninos e meninas de recados, transformação aceita como promoção a estafeta: “o Lula mandou dizer…”. Aos sólidos opositores ao golpe, que não trocam a dignidade pelo poder, enrubesce testemunhar a subserviência e abdicação da autonomia de profissionais competentes, antes empenhados em formulações originais sobre o País. Pior: compactuam conscientemente com a mais intolerante máquina de intimidação e de difamação dos que se recusam ao beija-mão de chalaças; propõem e promovem censura nos blogues, outrora democráticos, e em todos os meios de comunicação, ocasionalmente infiltrados. São meganhas mentirosos, como os da ditadura militar, omitindo, desmoralizando, coagindo e, sem o saber, morrendo com Lula. Nunca mais terão direito a opinião pessoal.

Lula sabe que agoniza politicamente, aconteça tudo ou aconteça nada em outubro de 2018. E independe do Judiciário. Lula agoniza porque todos os grandes líderes terminam superados pela irreversível passagem do tempo. Talvez a revolta contra o fim inevitável se encontre na origem da obsessão instalada em sua nova concepção de mundo, expressa em obsoleto programa de governo. Lula não está à altura de Lula.

O programa do PT é caduco e, em certos aspectos, tão reacionário quanto o do PSDB, na lengalenga de quem vai pagar mais imposto, mantido o equilíbrio fiscal, por suposto, na repetição de programas sociais altamente louváveis, mas indefesos, como se viu, sem reflexo institucional protetor. Acabar com a miséria exige bem mais do que aumentar conjunturalmente a renda dos pobres. Os intelectuais que o acompanham, sobretudo os subservientes do jornalismo alternativo, ignoram a formidável extensão do drama do Brasil, que ingressa no circuito do ocaso da democracia representativa sem tê-la instituído integralmente, e exposto aos estertores da revolução industrial, que não completou. Profundamente desamparado diante da perspectiva de se perpetuar como copeiro das nações produtoras de tecnologia pós- revolução digital, o Brasil é um ente coagido por negociatas, ameaças, ações e omissões predatórias, a espremer-se entre um caudilho que mudou de lado e espumantes nulidades em rede.

As cartas, porém, não foram todas jogadas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

helio

01/09/2018 - 17h18

O Miguel deve esperar se beneficiar com a eleição de Ciro, que não ocorrerá pelo descontrole verbal do candidato cearense. Somente isso justifica se servir de qualquer material para atacar Lula. Todos sabemos que o ex-presidente é um gênio político e a sua estratégia de colocar contra a parede os golpistas tem sido eficaz, despertar na população apoio maciço que lhe permitirá vencer a eleição no primeiro turno, além de trazer votos para a esquerda. Esse professor gagá quer confrontar a estratégia do petista, para mostrar-se como grande pensador das artes políticas (de cadeira, sem nunca ter gastado as solas dos sapatos, sem nunca ter unificado país divido, sem nunca ter liderado o país para melhor, mesmo com os inimigos nos calcanhares), mas não passa de um divisionista, única coisa que não interessa nesse momento. O Miguel já sabemos o que deseja com essa desconstrução diária do Lula, que faz pensando ser sutil, o professor é apenas um oportunistas confuso, que gera divisões.

Washington Luiz de aRAÚJO

29/08/2018 - 16h43

Com todo o respeito que o professor Wanderley merece, este texto não contribui em nada para um debate leal. Bater em Lula na cadeia, passar ao largo de sua grande popularidade para dizer que ele agoniza? Realmente, o professor extrapolou.

Renata

29/08/2018 - 09h53

Chama a atenção que o professor em nenhum momento se refere à vontade popular.
Se fosse eleição minimamente democrática, o que já não é, Lula seria o escolhido.
As questões do professor são comezinhas, reduzem a gravidade da luta contra o golpe.

Márcio Martins

29/08/2018 - 08h31

Lula PRESO agora é culpado de tudo, até de uma possível cizânia nas esquerdas! #SejeMenas…

J Fernando

28/08/2018 - 12h06

O professor W Guilherme poderia procurar condicionar o apoio de petistas, principalmente os “lulistas”, caso Lula seja impedido de concorrer, o que provavelmente ocorrerá em breve. Como bem disse um comentarista abaixo – Luiz Sérgio – o que W Guilherme pensa ganhar com este texto extremamente ácido? Apoio? O momento é de incertezas, os votos de Lula irão para Haddad, Marina e Ciro (um pouco até mesmo para o Bolsonaro!). Seria o momento lógico de angariar apoio destes eleitores e não torná-los antipáticos à candidatura de Ciro Gomes! O jogo político é e sempre foi pesado. Se Lula e o PT insistem com a candidatura, descartando o apoio a Ciro, o que há de errado nisso? O partido é o PT e o Ciro é PDT. Do jeito que falam parece que Ciro é do PT e deveria ser o candidato oficial do partido.

Iolanda Rezende

28/08/2018 - 10h26

O correto é LULA livre

    Carlos ascenção de Andrade

    28/08/2018 - 21h53

    Tenho pelo prof. Wanderley Guilherme dos Santos um grande respeito, pela pessoa e por sua intelectualidade. Porém, lendo seu texto, parece-me mais alguém de cima da arquibancada deitando e rolando comentários hostis a um time que está sofrendo e apanhando da mídia oligopolizada a todo instante e o seu melhor jogador extremamente marcado pelos adversários poderosos na truculência e artimanhas. O técnico faz todo o tipo de mudanças no elenco, troca jogadores e tática para vencer os adversários e o tempo tá correndo. O juiz marca tudo contra esse time e nada contra o time adversário.Dá cartão amarelos à vontade (contra esse time). Jogando contra tudo e todos, esse time (LULA/PT) está conseguindo virar o jogo em favor da democracia e ainda assim é criticado? Neste quadro, tem que jogar o melhor atleta e, se ganhar a partida, pacificar a torcida (sociedade brasileira) para evitar que o time sofra no futuro. Por mais consideração que eu tenha pelo honorável professor, ele está neste momento parecendo o F.H.C. – amargurado, como bem disse o ex-chanceler Celso Amorim. Professor, não há tempo para pensar, tem que agir agora, se não o jogo acaba e o próximo título, se vier, só daqui a quatro anos. É muito tempo de sofrimento para a torcida (sociedade brasileira). Não é hora, professor, de trucidar o melhor atleta, mas de dar a ele confiança para a virada do jogo, que pode estar próxima. Se o senhor gosta do Ciro, tudo bem, nenhum problema. Mas o Ciro pertence a outro time do campeonato. Por falar no Ciro, porque ele não teve o senso político e humildade de se aproximar do PT/LULA? Sem a falsa modéstia, ele precisa mais do LULA/PT que o inverso, convenhamos. Nós precisamos do senhor, professor, na mesma trincheira e não jogando sabão no chão para o setor progressista escorregar. O senhor quer ajuda a direita? A direita já tem as instituições públicas, a mídia, os grandes empresários, o aparato judicial, os bancos, o consórcio rentista internacional. Fique do nosso lado, professor. Ah, antes que eu me esqueça: pode até ser que esse time – LULA/PT ganhe esse título, mas ele está contribuindo enormemente para desnudar a podridão contida no poder judiciário das elites, desmitificando-o como o poder do equilíbrio democrático e constitucional, que despreza as leis e, principalmente, a constituição. Por favor, professor, o Ciro é mais novo que o Lula e ele terá novas oportunidades de se apresentar como atleta principal, talvez até mesmo como substituto do Lula no time. Dependerá mais dele do que de qualquer outra pessoa.

Iolanda Rezende

28/08/2018 - 10h25

O correto é LULA livreeeee

José Marcio Tavares

28/08/2018 - 06h09

Esse texto é um lixo. O Miguel Gomes Caiado é um lixo. O Cafezinho é um lixo.

    Paulo

    28/08/2018 - 10h07

    Pq não faz um crítica ao texto, embasado em fatos, mostre onde o autor erra ou mente.

Luis Campinas

27/08/2018 - 22h31

Sei que o texto não lhe pertence Miguel, mas tratá-lo com a consideração que destes é preocupante. Muito preocupante! Na vdd partindo de vc é frustrante!

    José Marcio Tavares

    28/08/2018 - 06h07

    Lixo.

      André Romero

      28/08/2018 - 16h49

      Lixo é o seu comentário, compadre, que nem opinião é, pois não se dar sequer ao trabalho de dizer onde o articulista errou ou falou uma mentira. O autor só falou verdades e muita gente boa pensa como ele nas próprias esquerdas.
      Quer tentar contrapor a opinião deles com argumentos ou prefere apenas continuar demonstrando o já famoso bitolamento petista?

    Daisy

    28/08/2018 - 08h38

    Uma decepção, digna de Globo News!

      André Romero

      28/08/2018 - 16h51

      Você é aquela comentarista que critica o texto dos outros sem sequer se dar o trabalho de ler. Ao menos leu esse?

Victor

27/08/2018 - 22h24

Engraçado que os comentários dos petistas ou simpatizantes mordidos praticamente confirmam o teor do texto. Não entenderam nada sobre a crítica democrática que ali é feita.

Reginaldo Gomes

27/08/2018 - 22h16

Vou falá uma vez só!!!
Não tem meio termo : É SIM – SIM – SIM – SIM OU NÃO – NÃO – NÃO – NÃO!!!!
Então :
É LU-LU LA-LA ; LULÁ LULÁ!!!!!!!!!!

    Brasileiro de Silva

    27/08/2018 - 22h35

    Lá na cadeia

Curió

27/08/2018 - 21h58

Lula……………………………………………………………………………………………………………………………lá!

Carcará

27/08/2018 - 21h54

Lula Livre! Lula livre! Lula livre!

    Brasileiro de Silva

    27/08/2018 - 22h10

    Daqui 12 anos

    José Marcio Tavares

    28/08/2018 - 06h10

    Lula ou nada.

Brasileiro da Silva

27/08/2018 - 21h37

Pessoal, temos o coxinha Nostradamus infiltrado no site. Cuidado. Ele acabou de confessar que assiste a Globo.

    Nostra

    27/08/2018 - 21h55

    Rapaz, vai te deitar!

Nostradamus ( Consultores políticos & psicólogos )

27/08/2018 - 21h05

Desliguei a TV. A Globo está massacrando o Ciro neste momento. Não dá para suportar tamanha canalhice. Não deixam o cara falar. Falta de educação. Canalhas! Canalhas! Canalhas! Golpistas! Eles não vão descansar! Não é uma questão de Lula… Não querem deixar ninguém da esquerda se manifestar!!! A Globo é o cancro nacional. Temos que deixar de briguinhas e centrar fogo nestes golpistas, que ainda não estão mortos.
Lula Livre! Lula presidente!

    Brasileiro da Silva

    27/08/2018 - 21h33

    Mas não era vc que não assistia a Globo há anos? Como vc desligou algo que não assiste? Ou vc é um coxinha infiltrado?

      Zé dos bagos

      27/08/2018 - 21h56

      Vai dormir vinagre!

        Brasileiro da Silva

        27/08/2018 - 22h11

        Agradeço o convite, mas não curto homossexuais. Obrigado

          Zé dos bagos

          28/08/2018 - 12h49

          O cara tanto azucrina a vida dos outros de forma inconsequente e a troco de nada que lá um belo dia… dá assim no jornal… ” jovem apareceu empalado e enforcado… brasileiro da silva… etc…

        André Romero

        28/08/2018 - 16h56

        Ué, mudou a resposta padrão “vai catar coquinho”?
        Parabéns pela variação, Zé: está virando intelectual..

    Rosa Lula da Silva

    27/08/2018 - 22h32

    isso não foi uma entrevista com Ciro. Apenas tentaram metralhar Ciro. Não deixaram Ciro falar. Que feio, Bonner: Que falta de elegância. Mas, entendo. Se preparam bastante, porque do contrário, Ciro enrola vocês. Voces sabem que Ciro é muito inteligente e tem boa resposta. Quando pôde responder alguma pergunta, respondeu muito bem e deixou os jornalistas meio perdidos.
    Amei Ciro quando elogiou Lula em rede nacional.
    Amei quando disse que a Lavajato nao prendeu nenhum PSDB.
    Gostei muito da resposta sobre acusar o Sergio Machado. Ciro é professor de Direito. Foi fácil pra ele.
    Jornalista pensa que sabe de tudo.
    a RV se perdia e Bonner tentava dominar novamente.
    WB percebi nervosismo de vcs. candidato assim dá medo em vcs, né?
    Não queriam que Ciro falasse muito. Conseguiram. Mas, quando falou. Falou verdades e falou bem.

Davi

27/08/2018 - 20h59

esse Vanderley ja deu . que cara chato po

Neco

27/08/2018 - 20h53

Não vejo como esse nivelamento possa contribuir com alguma coisa?… A mãe Diná não se sairia tão bem O Lula e o PT tem que trabalhar para o Ciro? é isso?…
O Ciro já foi meu candidato, não é mais, por uma razão muito simples, fala pelos cotovelos e, quando emparedado, se comporta igualzinho ao joão dória..Falou abertamente do Lula e do PT, e aí entra com um pedido no STJ para visitar o Lula, Prá quê?..
Pra mim, a coisa mais importante num homem é o caráter, e eu não tenho dúvida que o professor tem de sobra… Seja candidato professor, meu voto é seu.

Jetro Oliveira

27/08/2018 - 20h43

Concordo com muito do que foi dito. E uma pena que, ao inves de estarmos discutindo s contrucao do futuro, estamos sendo pressionados a um culto que nao pertence a nossa fe. Nao estou agourando mas, e se lula for sequestrado por alienigenas de uma galaxia distante, o Brasil scabs? O PT tem seu lugar na politica nacional mas nao e dono do Brasil. Nao e sequer dono da esquerda. E uma opcao. Legitima, and uma opcao.

Antonio Passos

27/08/2018 - 20h20

A melhor coisa que se pode dizer do Wanderlei é que está senil.

Alberto Jorge

27/08/2018 - 19h53

Francamente, bater na estratégia política eleitoral do Lula acrescenta o que?

Chega a ser constrangedor…

Lula está preso! Injustamente preso e sem condições para se defender desses ataques…

Na minha opinião é uma covardia!

Venha pras ruas do nosso Brasil defender a volta da Democracia!

Não precisamos mais de intelectuais que nunca tiveram a coragem de submeter aos escrutínio do voto popular!

    Brasileiro da Silva

    27/08/2018 - 20h09

    Ir para as ruas defender corrupto?

      Antonio Passos

      27/08/2018 - 20h25

      A ONU já disse QUEM é corrupto, quem é arbitrário, quem está FORA DA LEI. O mundo todo já sabe. Só idiotas ainda insistem em falar merda.

        Paulo

        28/08/2018 - 10h10

        Não foi a ONU, tem q mentir para ser petista?
        Foram 2 analistas independentes, de um sub-comitê do comitê de direitos humanos ligado a ONU.

      Antonio Passos

      27/08/2018 - 20h28

      A ONU já disse quem é que está FORA DA LEI no Brasil, ou seja, quem é CORRUPTO.
      O mundo já sabe, só idiotas ainda insistem em falar bobagens.

        Brasileiro da Silva

        27/08/2018 - 21h35

        A ONU já disse que Maduro é ditador. E?????

    Antonio Passos

    27/08/2018 - 20h26

    Wanderlei tem a desculpa de poder estar senil.

Eddie

27/08/2018 - 19h43

PT com PSDB tornou o tempo de tv, q era imprescindível para o PDT neutro.
Agora PT trabalha para tirar de Ciro os palaques estaduais, o sujo convite do PT ao PSB para coordenar a fajuta companha petista tem somente o objetivo de tirar essa oportunidade do
Ciro!
Sujo e desleal! O PSDB? Não o PT!
Escorpião como sempre disse Ciro!

Nunes

27/08/2018 - 19h31

Falando sério, só encontro uma razão para todo esse contorcionismo argumentativo do professor doutor Wanderley em sua cruzada cirista: deve estar com o nome sujo no SPC.

    adauto

    27/08/2018 - 20h00

    também acho.

Bernardo Antunes

27/08/2018 - 19h18

Por que meu comentário não é publicado?

Tarso Araújo

27/08/2018 - 19h18

Miguel do Rosário olhe para Ciro em Minas, Alagoas e outros estados que está com o MDB. Em Goiás o PDT apóia Ronaldo Caiado. Tá na hora de cair a ficha e ter clareza que o atual PDT não é de esquerda. Mias ainda, bem que você poderia melhorar seu blog e deixar de publicar artigos contra o Lula.

    Hudson

    28/08/2018 - 10h49

    O PDT atual é decepção para qualquer brizolista!

    Aqui em Minas eu não voto de jeito nenhum no PDT. (Nem mesmo quando o grande Sergio Miranda se candidatou pelo PDT.)

    André Romero

    28/08/2018 - 17h31

    Boa ideia, Tarso, embora não veja nenhum problema pois Ciro diz que combate um núcleo do PMDB ‘quadrilheiro’- aquele mesmo abraçado pelos governos do PT – enquanto faz questão de mostrar seu apreço por outro emedebistas como o Roberto Requião e Jarbas Vasconcelos, a quem considera sérios, apesar das divergências.
    Aproveitando a sua ideia, aproveita para checar também a coligação do PT com o mesmo MDB que o derrubou do Poder em quinze Estados da Federação, que tal?

Jorge

27/08/2018 - 19h06

Um texto longo e chato, inteiramente dedicado a curtir o gosto de viuvez que candidatura de Cangaciro deixou na boca de seus seguidores.
Como beber dessa bebida amarga chamada “O Cafezinho”?
Esse amargor cirista contaminou o blog, infelizmente.
O povo quer ser feliz de novo. Simples assim.

    André Romero

    28/08/2018 - 17h35

    Feliz com um novo governo do PT, que promete a manutenção dessa polarização extrema, a divisão da sociedade e a perpetuação dessa Lava-Jato e a judicialização da política?
    Feliz com um governo que governaria com o mesmíssimo Congresso que o derrubou e pode novamente ser derrubado por um impeachment, a ser gestado desde 1o de janeiro do ano que vem e mantendo o Brasil no caos?
    Estou fora, amigo.

    André Romero

    28/08/2018 - 17h38

    Feliz com um novo governo do PT, que mantém a polarização extrema, a divisão da sociedade e a perpetuação da judicialização da política?
    Feliz com um governo que se embateria com o mesmíssimo Congresso que o derrubou e que pode novamente ser defenestrado por um impedimento, a ser gestado desde 1o de janeiro do ano que vem e mantendo o Brasil no caos?
    Estou fora, amigo.

hocuspocus

27/08/2018 - 19h01

——Lula sabe que agoniza politicamente, aconteça tudo ou aconteça nada em outubro de 2018——
Esta frase pinta o DELÍRIO desta figura ,se Lula é um agonizante político ,então sugiro ao “professor” parar de consumir a merca que consome ,lhe está produzindo um dano terrível ,ao que todo indica irreversível.
M.do Rosário,o teu pedido não pode ser levado em conta,todas as críticas que este sujeito faz,as realiza no sentido de bater nos pts por não ter privilegiado o seu “candidato” o ciro 4%.
Professor ,já se perguntou que é que o ciro tem a oferecer aos pts??????em que galaxia vc mora???por acaso ali um inconfiável candidato com 4% nas pesquisas negocia colocando exigência aos que detèm 32 %???????????delirante.

    Brasileiro da Silva

    27/08/2018 - 19h16

    E o que um corrupto condenado e preso tem para oferecer ao país? Mais dinheiro para as empreiteiras, em troca de propina?

baltazar pedrosa

27/08/2018 - 18h45

Esse professor, professa o absurdo,o lula e o partido dos trabalhadores,sofreu o pão que o diabo amassou, e na hora de levantar, e sacudira poeira,na concepção do impoluto professor,Lula e o PT tem que sair de cena para dar lugar ao Coroné, e se o seu ponto de vista,seremos na sua ótica visto, então como o partido mesquinho e ultrapassado,tenha paciência,me poupe de tamanho mal caratismo .

Josa

27/08/2018 - 18h45

Como pode se ter respeito pelo texto que começa dizendo Lula “VITIMADO” Bicudo reencarnou

Luis

27/08/2018 - 18h31

Essa briguinha de crianças mimadas não leva a nada, de um lado os petistas que vociferam contra os ataques de Ciro e do outro lado os “ciristas” que se acham desprestigiados pelo PT. Política é política, vamos ver no que dá essa eleição, agora é tentar derrotar o golpe (denunciado por Ciro) nos partidos de esquerda. Na minha opinião se engana quem acha que o golpe foi contra o PT, ele foi para todo o povo brasileiro, derrubou a Dilma (honesta) porém sem play na política e contra o Lula que pode(ria) se eleger novamente, o golpe não acabou, e não acabará se o Lula vencer ou o Ciro, essa é uma luta ingrata. Temos todos de aproveitar o bom momento no jogo, pois se tudo der certo poderemos formar uma bancada mais de esquerda, com psolistas, ddetistas, psbistas e petistas e quem estiver a mais para acrescentar e melhorar o brasilsão. Acho que o Lula errou várias vezes e que o Ciro idem, porém no frigir dos ovos, um sabe que pode contar com o outro. Espero que as esquerdas se unam em torno dos excluídos que não são minoria no nosso país e sim a imensa maioria e essa maioria é formada pelas chamadas “minorias”. O melhor agora é não ter fogo amigo, o que ganharemos com isso? Por um Brasil mais justo, escrito com B maiúsculo e com s.

Stalingrado Lula da Silva

27/08/2018 - 18h28

Cristovam Buarque , Hélio Bicudo, Palocci e o Professor Wanderley.
Que coisa mais imbecil.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

    Brasileiro da Silva

    27/08/2018 - 18h50

    O correto é #lulanacadeia.

Franklin Caetano de Freitas.

27/08/2018 - 18h17

De boa. Se voltar o tempo o nobre professor assina o impedimento de Dilma. Nada de novo. Reinaldo Azevedo era de esquerda. Miriam Leitão também. A lista é grande. Tá em boa companhia professor.

Rui Cesar M.Loyola

27/08/2018 - 18h06

Tá dificil ler O Cafezinho , não se conformam com a subida vertiginosa do Lula nas pesquisas eleitorais. O cara que não entende de política ao le-lo pensará tratar-se de articulista de direita. Como dizia um amigo meu “A inveja corrói”.

Floriano de Oliveira

27/08/2018 - 18h05

Não é um texto analítico da conjuntura e do cenário político que o professor Wanderley poderia ter feito, com o brilhantismo que lhe é peculiar. É um texto magoado, sem a força do pensamento crítico e não expressa a capacidade e objetividade de um intelectual. Um líder político como o Lula não agoniza, converte-se em uma ideia, como muitos outros lideres do passado.

Leonidas Mendes Filho

27/08/2018 - 17h58

Caros Miguel e Wanderley…

ha muito os leio! Mas, começo a perceber a perda de tempo… Fico pensando: sou da Paraíba, moro em Campina Grande (imagino que vocês saibam aonde fica… embora, sinceramente, tenha dúvidas!), sou historiador, professor (com 26 anos ininterruptos de carreira), sou bacharel em Direito, tenho duas pós-graduação (um história e outra em Direitos Humanos) e me considero um militante de esquerda! Mas, por mais que me esforce não consigo entender porque eu deveria sequer considerar a opção de voto em Ciro Gomes… Vocês tem algum vídeo em que ele se declare de esquerda? Poderiam postá-lo? Pois, até onde estudei, Ciro Gomes foi do PDS (ex-ARENA; esta vocês sabem o que foi, não sabem?), do PMDB, do PSDB, PPS, PSB, do PROS (?) e agora está no PDT… Há duas coisas notáveis: em nenhum momento o vi declarar-se de “esquerda” e ele sempre muda de partido (coincidência ou não, quando o anterior não o tolera mais ou quando estão decadência… vocês teriam a coragem de negar?). Então, senhores, parem de encher o saco como nordestino, que inclusive conhece o Ceará (e bem), incluindo Sobral (acho que vocês já ouviram falar, não mesmo?), este é outro favor que LULA está fazendo ao país: desnudar esse coronelzinho de meia tigela falastrão e desequilibrado… De resto, Miguel e Wanderley, fora suas vaidades feridas, a deste mais que a do primeiro, inclusive, porque já não consegue influenciar nada e ninguém, deem um tempo…

Ademir

27/08/2018 - 17h54

Ok Miguel: Com todo respeito WG, antes de postar uma merda desta devia explicar a tentativa do seu candidato Cínico Gomes tentar se aliar ao CENTRÃO…Agora, como viu que a ruminante chafurdou-se na lama, joga a culpa no Lula…Que autoridade moral vocês do muro tem para criticar o Lula?

Bernardo Antunes

27/08/2018 - 17h53

Miguel do Rosario, é isso que você chama de debate honesto? O autor calunia Lula o tempo todo sem nenhuma prova, dando uma de Moro da analise politica. Onde que Lula promoveu acordos clandestinos com PP e PR ? E ainda mais para “destruir oportunidades ao surgimento de outras lideranças populares”? Ele está se referindo a Ciro, lider popular tanto quanto o Alckmin?

Outra passagem absurda: “Pior: compactuam conscientemente com a mais intolerante máquina de intimidação e de difamação dos que se recusam ao beija-mão de chalaças;”. A máquina absurda de
difamação vem da campanha de Ciro, porque o PT não quis beijar-lhe a mão de um coroné que desfere chuvas de ataques a Lula, Dilma e ao partido, contaminando sua militância. Não inverta, Wanderley!

Mais uma pérola: “Lula sabe que agoniza politicamente, aconteça tudo ou aconteça nada em outubro de 2018.”. Oi? Bebeu? Um candidato que só cresce nas pesquisas mesmo preso.
Francamente. Que debate se extrai disso. Pode haver criticas das articulações do PT por exemplo com o PSB? Pode. Mas a critica deve ser embasada, equilibrada, não esse festival de ressentimento. Um texto virulento, eivado de ódio.

É curioso que esse texto venha no momento de ascensão de Lula e da militância. Primeiro Wanderley encostava o PT na parede para escolher um candidato logo a vice do Lula. Depois que escolheu Haddad vem com essa. Miguel do Rosário você podia ser mais seletivo. Porque é típico de um texto que não agrega em nada ao debate. Só cultiva o ódio dentro da esquerda! Wanderlay bom é o Luxemburgo. Dirigiu ótimos times no Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro. Esse daí tá com nada.

    Daisy

    27/08/2018 - 21h48

    O Wanderley Luxemburgo esteve em SBC prestando solidariedade ao Lula antes da prisão.

Luís Fraga

27/08/2018 - 17h31

Queria saber o quê pretende com isso o Wanderley.
Um sofisma absurdo, inoportuno, inútil.
Pô qual é?
Vaidade acadêmica? Necessidade de ser isentão?
Ora, vá a merda!
Respeito o Cafezinho por dar voz, é democrático, mas o “professor” num tá com nada, francamente…

Brasileiro de Silva.

27/08/2018 - 17h27

Lugar de corrupto é na cadeia

Pedro Carlos

27/08/2018 - 17h25

Tchau, Cafezinho! Estás costeando o alambrado, mas da pior maneira, meio barro, meio argila, meio cravo, meio ferradura, meio santo, meio diabo. Meio pusilânime. Sem assumir, escondendo-se. Papel feio, justamente numa hora como esta, em que vivemos um golpe franco contra a democracia. Para debater, tem que haver honestidade, posições claras. Do contrário, é propaganda e/ou dor de corno disfarçada.
Fui!

Zemane

27/08/2018 - 17h18

Esse vanderlei é um imbecil. Porque, me diga bem, Lula e o PT iriam passar o patrimônio eleitoral de ambos, conquistado ao longo de mais de quarenta anos de luta, pra um oportunista picareta?
Sim, porque um carinha que depende do lula pra se eleger não tem cacife pra concorrer em eleição nenhuma.

Brasileiro de Silva

27/08/2018 - 17h10

Lula Livre !!!

    Brasileiro de Silva.

    27/08/2018 - 17h19

    Mentira… Ele vai apodrecer na cadeia

    Brasileiro de Silva.

    27/08/2018 - 17h21

    Pegadinha do malandro.

      Brasileiro da Silva

      27/08/2018 - 18h08

      Não entendi mais nada.

        Brasileiro de Silva.

        27/08/2018 - 18h49

        Fácil: Lula Corrupto preso por 12 anos

Carlos Lima

27/08/2018 - 17h08

Cafezinho, tenho comentado alguns artigos do pseudo professor Wanderley Guilherme, ficou neste último que a lógica da parcialidade não existe por inteiro. O professor era um infiltrado na esquerda, cobrar de LULA e o PT, apoio ao falastrão boquirroto CIRO ele tá de brincadeira, não tem como, o professor já partiu para o pessoal, tinha vontade de perguntar ao professor o CIRO fugiu do LULA, não prestou solidariedade, alardeava para todo lado que a prisão do LULA era correta e legal, desancou o PT o tempo inteiro, quem pode acreditar no candidato desses, só se for otário, uma hora ele fala uma coisa outra hora fala outra depende de quem ele acha que vai ganhar uns votos. Gostaria também de perguntar ao pseudo professor o que que ele queria que o PT fizesse, sera que ele queria que o PT entregasse a cabeça e ficasse vendo o Ciro ser trucidado em minutos, pois não densidade eleitoral e muito menos bagagem para ser presidente do Brasil, a todo instante o CIRO arruma um inimigo para praticar sua verborragia marota, morde e depois assopra sem nenhum pudor como se fosse um rei, já que o professor tem essa preferência que a siga é o seu direito, mas fazer o mesmo que o CIRO faz tá é pegando mal, já basta o que o consórcio do mal da mídia/justiça e polícia faz, fica na sua né fru fru, já temos inimigos de mais para enfrentar nessa eleição, mas professor camuflado, ninguém aguenta.

ari

27/08/2018 - 17h01

A grande contradição do momento é derrotar o golpe. Nessa batalha, perderemos alguns anéis. Ganha a eleição, outro problema provavelmente será governar. Mais outros anéis se perderão, gostem ou não os wanderleys da vida. Há muito tempo, está claro que a única opção para derrotar o golpe é o Lula. E desculpe-me a classe média letrada, o povo não vota em função de projetos, mas sobretudo por sentimento e, no caso do Lula, não precisa explicar o porque desse sentimento.
Não, não dá para respeitar os Hélio Bicudo, os Aécio, os FHC, os Temer, os Wanderley e tantos outros para quem, ganhando ou não o Lula, a vida continuará da mesma forma.
E já imagino os artigos dos tantos Wanderley que, no caso de derrota, serão publicados na base do “Eu bem que avisei”

Ricardo

27/08/2018 - 16h47

Ciro jogou o jogo. Lula também. Lula venceu. O que não quer dizer que outro jogo não venha e que eles não possam estar no mesmo time.

    Bernardo Antunes

    27/08/2018 - 17h54

    Ótimo comentário. Simples e direto.

Luis Castro

27/08/2018 - 16h44

O professor pirou de vez porque o Lula não renumciou a sua liderança para ficar a reboque do “grande líder” Ciro. Nunca vi um líder surgir pela renuncia de outro. Brizola não precisou renunciar a sua inegável liderança para ser superado por Lula, na primeira eleição direta para presidente, quando o gaucho era favorito. Portanto, se Ciro é esse lidet que o professor enxerga, ele não precisa de Lula para se destacar dos demais canfidatos.

Cícero Costa

27/08/2018 - 16h41

Ô seu Wanderley Guilherme, não é hora pra isso, criatura !!

MIGUEL GRAZIOTTIN

27/08/2018 - 16h38

Caro Rosario, com este artigo digo adeus ao teu blog!
Se Lula agoniza….meu Deus.. que diremos dos outros.
Se quer bater no Lula seja homem e assine embaixo, se quer passar pro outro lado, faça o mesmo, mas respeite quem entende um pouco de politica!
Vai abraçar o reacionario do Ciro, este sim um “politico de ponta”!

    Erismar

    27/08/2018 - 17h59

    Só para ser mais um a se juntar ao bloco que entende que o artigo do Wanderley é no mínimo destemperado (pensei em outro termo, mas estou atendendo o apelo do Miguel, para que a gente respeite a visita dele).
    Tudo bem, talvez não caiba ao professor apontar os equívocos do seu bloco. Mas, nós acompanhamos e os comentários acima apontam muito bem a inabilidade e inaptidão do Ciro para liderar uma coalizão nacional de esquerda, ainda que tenha algumas qualidades pessoais, tivesse abdicado o PT do seu capital político em nome deste delírio, o Ciro já estaria de joelhos e a disputa estaria polarizada entre direita e extrema direita.

Patrice L

27/08/2018 - 16h29

A publicação de um artigo do Wanderley prescindia de avisos prévios sobre o seu teor. Se tá precisando agora, é porque o conteúdo tá mesmo lamentável e gera as reações de espanto e tristeza que anda gerando. Inclusive a minha. Ciro e os ciristas perderam. Nem tinham como ganhar. E não estão sabendo perder. A argumentação conspiratória e vitimista tá feia. E feio foi também não se solidarizar com o Lula, ele sim, vítima e a quem claramente apoiar no enfrentamento de um golpe sórdido. E, ainda pior, o Ciro fez cálculos eleitorais, aliás totalmente equivocados, com base na prisão do Lula. Tivesse tido humildade, Ciro poderia estar junto e em posição privilegiada com as lideranças que eventualmente substituirão Lula, no seu possível impedimento.

Bonifácio

27/08/2018 - 16h18

Lula livre! Lula só cresce! Lula sempre está acima de Lula! 39%, 40%…

    Brasileiro da Silva

    27/08/2018 - 16h28

    Nada como sonhar. Mas a realidade: ele pode chegar a 60%. Continuara preso e inelegível.

      Bonifácio

      27/08/2018 - 17h04

      Cara escroto! Titica de gafanhoto! Mer.da de galinha! Tu entendeste seu imbecil! A inveja é phoda! Metido, catinguento, bunda rachada! Te enxerga idiota.

        Brasileiro da Silva

        27/08/2018 - 17h07

        Calma criança. Não baixe o nível. Não é porque vc é escroto que todos são.

          Brasileiro de Silva

          27/08/2018 - 18h04

          Tu irás ver o tamanho da criança… deixa eu te pegar sem calça… que te dou umas palmadas bem dadas nesta bunda rachada…

          Brasileiro da Silva

          27/08/2018 - 18h47

          Quantos anos vc tem²? 12 anos? Tudo bem vc ser homossexual, mas querer me pegar? Caia fora, não curto.

samia

27/08/2018 - 15h59

não é o momento pra isso.

Damião Bonfim

27/08/2018 - 15h53

Antes: “eleição sem Lula é fraude”. Agora: “Se Lula não puder, vamos de Haddad” (toparam participar da fraude. Mas de Haddad não for eleito, voltará o velho discurso). Ora, o discurso muda conforme a conveniência, porque no fundo, o Lula preso, para o PT, é só um potencial catalizador de votos para garantir mais quatro anos de governo petista, em que desavergonhadamente quer-se eleger pombo-correio e porta-voz, como se o Brasil não devesse olhar para a frente e escolher alguém que fale por si mesmo, não que faz de si alguém pequeno, cujo valor é ser indicado por outro.

Além do mais, é lamentável que se queria eleger um candidato valando-se do puro sentimentalismo, só para emplacar a ideia de que Haddad é Lula. Assim, as atenções não se voltam para um projeto nacional, mas para uma pessoa como se ela fosse a “salvadora da pátria” e que ninguém além dele mesmo pode tirar o Brasil do abismo (a menos que esse alguém indique outro – como se isso fosse certificação de êxito). Pior, vemos páginas petistas ( não digo de “esquerda”, porque só pensam no PT) tentando convencer que Alckimin é melhor que Bolsonaro (por que será?). Mas ao falarem do Ciro, sempre tentam colocá-lo como a pior escolha (por que será?). Isso só demonstra como o PT tem tratado esta eleição e os problemas nacionais – uma visão “lulacentrica”.

Uma campanha pautada na teimosia de sugerir o se sabe não vai acontecer (Lula candidato até o fim) é desrespeito às demandas do povo. Demandas que estão muito além do futuro político de Lula.

Tomara que quando ficar muito claro que Lula não poderá disputar a eleição o povo NÃO ACEITE VOTO DE CABRESTO e escolha por si mesmo o que entende ser o melhor (como convém à democracia), sem “dedaços”, porque o Brasil e a democracia não merecem isso.

José Marcelo Serra Cordeiro

27/08/2018 - 15h42

Francamente, a Ciro foi dado todo tempo possível para que contivesse a sua incontinência verbal, não aguento mais vê-lo dizer que é honesto, que tem uma vida ilibada e sem processos na justiça, isso mais parece um recado subliminar de que Lula não o é…

    Marcelo Abb

    27/08/2018 - 16h10

    Pessoal,

    Deixemos a Lulomania de lado. Nem tudo gira ao redor do Lula.

    É óbvio que Ciro precisa se apresentar como um candidato ficha-limpa, uma vez que este é um tema que está muito em voga no pleito de 2018. Aliás, este é o tema que faz com que tenhamos um FASCISTA liderando as pesquisas.

    Vocês querem o que?

    Que Ciro não fale que é ficha limpa, por que senão fica parecendo que ele está sugerindo que o Lula não é?

    Os petistas acham que tudo gira ao redor do PT e do Lula.

    Vamos abrir os olhos, pessoal.

    Discutir IDEIAS, PROJETOS!!!!!!!!!

    Quem aqui já se deu ao trabalho de ler TODOS os programas de governo?

    Ou vocês vão ficar escolhendo voto com base no que fulaninho falou de cicraninho, no que beltraninho falou de fulaninho, no que ciro disse sobre lula, no que ciro disse sobre sua ficha limpa, no que ciro falou quando xingou não sei quem não sei aonde, no que ciro falou do PT.

    Gente, isto é vida real. Isto aqui não é novela das 8 não. Em outubro alguém vai ser eleito. Se continuarmos neste fogo amigo despolitizado vamos eleger a direita ou a extrema-direita, é isso que vocês querem?

René

27/08/2018 - 15h38

O autor esquece que em política e xadrez muitas vezes temos que sacrificar peões, e até peças de maior valor, pra alcançar a vitória, e que política é a arte do possível, e que pra fazer omelete tem que se quebrar ovos, esquece também de, ao menos, disfarçar sua equivocada preferência por Ciro, apesar de todos os apesares, e pesares que Ciro carrega nas costas, mas o mais absurdo foi falar do “ocaso” do Lula!!!

Luiz

27/08/2018 - 15h34

O maior perigo para Ciro é o próprio Ciro. Achou que, com Lula preso seria herdeiro de seu capital político e, entrou na onda dos MBL da vida e atacou o PT. Agora colhe o que plantou, vai perder até em sua terra. Não adianta agora querer jogar a culpa em Lula e no PT. Se tivesse pensado melhor, estaria ao lado do vencedores agora. Não adianta chorar e acho que Wanderley Guilherme erra na análise e tenta proteger Ciro. Perdeu. Ciro deveria ter se espelhado em Aécio, que se tornou um molambo ambulante. A vida cobra.

Pedro Carlos

27/08/2018 - 15h31

Wanderley manchando a lacunosa biografia e sguindo a trilha convarde de marina, cristovam, gabeira e outros fracos. O futuro e a história darão a dimensao correta de quem foi quem. Basta ver o gigante getulio e os insetos que o atacaram (mesmo aqueles supostamente de esquerda, “do mesmo lado”)

Caiara Bloom

27/08/2018 - 15h27

O título do post no Cafezinho “Wanderley Guilherme – Lula não está à altura de Lula” não está bom. Acho que seria melhor ‘Wanderleys Guilhermes’, porque tem um outro Guilherme que é filho, o pintor da ilustração, Juliano Guilherme. Achei isso engraçado porque o “Guilherme” no Brasil é nome. não sobrenome. Mas vejo que virou título honorífico de família. Pelo menos eles têm alguma coisa em comum com os Hohenzollern da Prússia. E com o Basquiat, do Brooklyn. Se bem que Basquiat mataria a golpes de pincel o autor dessa imitação pré-escolar que serve de ilustração aqui. Pré-escolar também é o papá Wanderley da Prússia querendo dar uma de Kaiser das opções políticas do PT. Wanderley fala em abrir caminho para o “surgimento de outras lideranças populares.”. E quem seria essa outra liderança que surgiria pelo caminho, se ele fosse aberto? Ciro Gomes. Mas por quais cargas d’água um partido com poder e força abriria espaço para o aventureiro Ciro, um caçador de ministérios?? É a força de São Paulo contra o Ceará? Mas sempre foi assim, os centros se sobrepõem às periferias, em qualquer partido. A não ser em partidos periféricos. E insistir em Ciro é justamente afunilar o debate político numa pendenga periférica, fuxico paroquial. É o que Wanderley espumando como se fosse um reizinho contrariado está tentando fazer. Creio que sua revolta reflete a periferização acelerada do Rio pós-Sérgio Cabral. Tem alguma coisa de despeito. Não sei de onde ele tirou a ideia de que suas ideias políticas, ideias tão boas que são as mesmas que as do Ciro, deveriam ser acatadas para que o mundo não venha abaixo. Já é tarde pra isso. O tempo – de Ciro e do Rio de Janeiro – passou na janela Wanderley. Acorda. Em tempo: não nego a musculatura intelectual de Wanderley, bem mais robusto que a esquálida falange medíocre da imprensa militante paulista. E carioca. Mas boa ciência não se traduz necessariamente, e sempre, em boa opinião.

    José Tarcísio Furtado Arruda

    27/08/2018 - 17h39

    È exatamente essa periferia desprezada do Brasil que pode eleger Lula ou que ele indicar.

      José Tarcísio Furtado Arruda

      27/08/2018 - 17h43

      Onde está escrito “que” na minha resposta anterior leia-se “quem”.

Wilton Santos

27/08/2018 - 15h27

Se a estratégia do Ciro de atrair o “centrão” e o PSB e PCdoB tivesse dado certo e isolado o Lula e o PT o autor iria chamá-lo de gênio e diria que política não é para amadores. O Lula e o PT fizeram a coisa certa. O Ciro é um político inescrupuloso e oportunista, não tem compromisso com ninguém a não ser consigo mesmo e seu projeto egoísta de ser presidente.

A estratégia do Lula deu certo e hoje ele tem cerca de 40% de intenções de votos no primeiro turno e o PT recuperou seu prestígio e tem hoje a simpatia de 29% dos eleitores. Isso sem falar do aumento das intenções de votos no Haddad, que não para de crescer. É provável até que o PT consiga eleger uma forte bancada Congresso Nacional.

Se fosse com o Ciro, ele se elegeria presidente e também ajudaria a eleger bancada dos partidos fisiológicos do centrão. Isso sem falar do PDT e PSB que são partidos oportunistas como qualquer outro, sem compromisso com pautas progressistas.

A neutralização do Ciro foi uma vitória para todo o campo progressista.

    Marcelo Abb

    27/08/2018 - 16h13

    Acabei de salvar o seu nome e comentário.
    Espero que as suas previsões estejam corretas, pois, caso contrário, virei aqui te cobrar.

    Vou expor este comentário em toda a rede, para mostrar a que nível estava a ignorância da esquerda em 2018. Vou expor este comentário em aulas nas universidades, para mostrar o por que que o nosso país foi vendido, foi assaltado, o por que de a extrema-direita ou a direita ter vencido as eleições no voto, o por que de termos legitimado o golpe nas urnas.

    Torça para estar certo, companheiro.

    Ciro Gomes está certo. A ignorância é o maior inimigo do país em 2018.

JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

27/08/2018 - 15h26

Haddad: “Golpe é uma palavra muito forte”. Ciro sempre reconheceu que foi golpe. Simples assim.

Justiceiro

27/08/2018 - 15h11

“[…[propõem e promovem censura nos blogues, outrora democráticos, e em todos os meios de comunicação, ocasionalmente infiltrados.[…]”
******************

Pois é, professor. Todos os blogs de esquerda promovem filtro ou censura pura e simples a quem diverge. Se disser que a barba do Lula tá mal feita já é motivo pra banimento.

Aqui, Miguel ainda publica alguns comentários, mas sofre patrulha de uns comentaristas que não querem ver um comentário que não seja em louvação a Lula.

Em homenagem ao professor, acho que meu comentário será publicado.

GEORGE M DE MIRANDA

27/08/2018 - 14h48

Quem deu a vide presidência ao Temer? Lula. Quem deu Furnas ao Eduardo Cunha para roubar e poder comprar metade da câmara e com isso derrubarem a Dilma? Lula. Quem deu um “dedasso” e enfiou a Dilma goela abaixo e depois nomeia Joaquim Levy para o ministério da fazenda? Lula. Quem fez com que os bancos lucrassem como nunca e o povo pagando as maiores taxas de juros na ponta do mundo? Lula. Quem estava abraçado com Renan Calheiros logo depois do golpe? Lula. Qual partido votou junto com Eunício chegar a presidência do senado, logo após o golpe? O PT. Depois o Ciro que é instável e de direita. Á pá p…

    Bonifácio

    27/08/2018 - 15h06

    Não fica irritadinho descarregando tudo isso como se fosse mer.da na cara dos outros. Fica friozinho e raciocina. Sabe o que é política ? Já leu Nicollo de Maquiavel ? Já comeu sarapatel ? Buchada de bode ? Poste não é bom para levar luz para os casebres ?

      Serg1o Se7e

      27/08/2018 - 15h29

      E ele falou alguma mentira?
      Porque comentar sobre as afirmações dele você não comenta…. usa o velho expediente da esquerda, principalmente do PT: “quando perderes a razão, ataque a pessoa”.

        Bonifácio

        27/08/2018 - 15h52

        Comentei sim senhor! Tua burrice é que não alcançou! Então eu desenho, novamente… nada do que foi dito é erro mas POLÍTICA.

GEORGE M DE MIRANDA

27/08/2018 - 14h37

Eu quero é que o Lula e esses petistas se fodam. Identitários de merda. Esquecem que o sapo barbudo fez as cagadas que fez, não fez uma reforma estrutural no país e tudo que conquistou ruiu como castelo de cartas. E o Ciro que é dúbio, que tentou alianças com o Centrão. Quem colocou o Temer na vice
presidência e deu Furnas a Eduardo Cunha para comprar metade da câmara, não foi o Ciro, cambada de filhos da puta.

CezarR

27/08/2018 - 14h32

Os blogs petistas (não os chamo mais de progressistas, pois o único progressismo que admitem é o petismo) estão em verdadeiro clima de já ganhou, que Lula transfere quase tudo ao Hadadd. Já os blogs anti-petistas dizem que o Lula não transfere muito. A grande mídia tucana, louca para ver um PSDB versus PT, pois sabem que aí o PSDB será o destinatário dos votos contra o PT, diz que não há transferência ainda, mas fatalmente haverá. Qual a realidade? Em quem confiar? Tomara que apesar das rasteiras, a estratégia do PT seja vencedora, ou todos vamos entrar pelo cano.

Paulo

27/08/2018 - 14h26

Análise extremamente lúcida. Não voto no Ciro, mas acompanhando sua trajetória desde muito tempo observo que cabrestos nunca lhe foram confortáveis. Lula encabrestou uma grande parte da esquerda porque não quer, ou pretende, dar espaço ao novo.
Uma característica dos grandes líderes é reconhecer seu tempo e preparar o por vir. Lula sabe que já passou e a sua situação, que deveria facilitar essa transição, acabou por gerar o movimento oposto: o passado não quer deixar o futuro chegar. Assim ele cerceou as opções do Campo da esquerda e sela o destino dessa.
Ele não será candidato, tampouco conseguirá transferir os votos ao seu ungido, (pouco tempo + candidato pouco carismático). De outro lado os novos candidatos desse campo se viram tolhidos pela opulência da estrela que morre, assim, tampouco puderam crescer naquele que seria um campo fértil (os eleitores indignados com a atual situação)… teremos um segundo turno de centro direita vs direita (isso se não uma eleição terminada em 1 turno, em face do voto envergonhado), e isso será culpa exclusiva daqueles que não quiseram acreditar que seu tempo passou.

José Ricardo Romero

27/08/2018 - 14h22

Estou totalmente de acordo com o Wanderley. Tem a coragem de interromper uma procissão de, digamos corpus christi, para declarar com alto e bom som: deus não existe! vocês são todos idiotas! É isso mesmo, Professor. Parabéns pela coragem intelectual.
Sugiro que se verifique no andar da história próxima futura que o sonho (irrealizável, só o digo por amor à polêmica) do Lula eleito será aceitar a faixa presidencial do presidente ladrão Michel Temer. Uma passagem light de bastão que tem o significado historicamente terrível de consolidar e validar o golpe, mesmo o pt tendo ganho a eleição.
Vermos o que o Lula fará, ou seu preposto tipo “o Lula mandou dizer”, com a rede Globo, com o judiciário/polícias, com o pré-sal (vai anular todas as concessões dadas às multinacionais?), com a Eletrobrás, com as reformas trabalhistas e a que virá logo após as eleições, a da previdência e etc.. Enfim, tenho certeza que com Lula ou seu preposto tudo vai ficar igual ao que foi realizado até agora por este infame golpe, porque Lula e pt não vão ter coragem de peitar os fascistas que se apoderaram do Brasil. Nunca tiveram, porque vão ter agora?

Rogerio Abreu

27/08/2018 - 14h02

O que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Neste emaranhado, como singelo internauta e curioso, observei um Ciro atirando primeiro, sem dó. Olhadela rápida no Google deixa claro a metralhadora de Ciro contra o PT com um silêncio quase eloquente do partido. Declarações sequenciais colocando a “condenação” de Lula como algo trivial e justificado. Daí, a tentativa de fechar apoio com os partidos do centrão, num verdadeiro cavalo de pau. Foi do “ladrao do Temer” à turma do bem do DEM.. Resultado, não passa em seu Estado, o Ceará, dos 16% de intenção de voto contra os mais de 50% de Lula. Se esqueceu de algo elementar: não tem voto do centro ou da direita, e terminou por se enroscar neste turbilhão de contradições com um discurso do tipo: sou amigo do Rei, mas o Rei é deletério. Cavou seus próprios obstáculos. Não dá pra jogar esta culpa em Lula.

    CezarR

    27/08/2018 - 14h10

    Deixa de ser mentiroso!. O Ciro sempre disse que a condenação não era técnica e depois que era injusta, sempre disse que uma sentença que precisa de 300 páginas é porque não tem “a página”. As criticas que ele tinha ele continua fazendo. O Ciro vem falando as mesmas coisas sobre o processo do Lula desde 2016, ainda na época da condução coercitiva. Vá mentir lá longe ou deixe de canalhice!

      Bonifácio

      27/08/2018 - 14h48

      Creio que a canalhice a que você se refere é a sua própria. Uma pessoa pode falar trezentas mil vezes uma coisa e não convencer por n razões que vão da entonação de voz, as circunstâncias, o deboche, o olhar, o viés, a intenção pouco velada… sai daí ô, fica frio, baixa a bolinha!

        CezarR

        27/08/2018 - 15h46

        Ai o olhar do Ciro isso, o biquinho dele aquilo! Faça-me o favor! A falta de argumentos me aparece o especialista em postura corporal! Seria hilariante se não fosse trágico a todos! Assume logo: Não gosto do Ciro porque ele não é do PT, além de tudo é nordestino, foi do PSDB e não pode brilhar mais do que alguém do PT. Seja honesto, porque recuperá-lo da ignorância é um caso perdido.

          Rogerio Abreu

          28/08/2018 - 11h12

          Nunca critiquei Ciro por ter sido membro da Arena, partido da Ditadura. Se assim o fosse, não seria um seguidor de Don Helder Câmara, por exemplo, que em determinado momento de sua vida adotou os conceitos da direita como dogma. Humildemente fez sua auto crítica. Era um potencial eleitor do sr. Ciro. Desisti. Só num embate com Bolsonaro, no segundo turno, voto nele. Mas essa oportunidade ele jogou no lixo. É só ver a curva (ou a falta dela) de Ciro nas pesquisas eleitorais: empacou.

      Marcus Padilha

      27/08/2018 - 14h51

      O mesmo Ciro que disse “Lula quis brincar de deus e se queimou”, “Dilma era honesta mas incompetente”, “Lula não é preso político”, dentre tantas outras pérolas. Vendeu-se a deus e ao diabo e se ferrou! O canalhão boquirroto não ganha nem em seu próprio estado!

        Marcelo Abb

        27/08/2018 - 15h41

        Analisemos o comentário do senhor Marcus Padilha:

        1)

        “O mesmo Ciro que disse “Lula quis brincar de deus e se queimou””

        Comentário: Sim, Lula quis brincar de deus e se queimou. Vejamos. A parte do “se queimou” é incontestável e não merece maiores explanações. Basta vermos a situação do país: golpe de estado, maiores lideranças do PT estão presas e o maior líder político da história do país (Lula) preso. Lula quis sim brincar de Deus, pois não precisava, com 85% de aprovação, ter colocado Michel Temer na linha de sucessão. Não precisava ter colocado a Dilma na reeleição, submetendo o país a um risco incalculável de entregar o poder para a direita no voto, de maneira legítima. A dilma ganhou por MUITO POUCO do Aécio. Lula tinha poder político e força para institucionalizar as grandes mudanças que o país precisa, mas, por ter escolhido jogar o jogo (e brincar de Deus) não o fez. Poderia ter feito uma reforma tributária (que agora o PT diz que fará!), não fez, poderia ter tomado a eleição de 2014 para ele, não o fez, poderia ter indicado alguém mais experiente (Ciro, Eduardo Campos, Wagner, etc), não o fez, poderia ter feito uma reforma política profunda, não o fez, poderia ter mexido nos verdadeiros pilares do sistema, mas preferiu jogar o jogo, em nome da governabilidade. Tudo bem. Foi a escolha dele e merece críticas por isso. Ou não? Ou só por que “é o Lula” que está tudo bem? O São Lula é imune à críticas? Veja bem, votei no Lula em todas as eleições e votaria de novo, mas ele merece críticas. Todos merecem. Lula, Dilma, Ciro, Marina, Boulos, Eduardo Campo, Aécio, FHC, Bolsonaro. Vamos parar de personalizar as escolhas. Precisamos discutir IDEIAS!

        2)

        “Dilma era honesta mas incompetente”

        Comentário: Sim. Dilma de fato é honesta. Não por que eu acho, mas por que até agora não há qualquer processo de corrupção contra ela. Assim como não há contra o Ciro, contra a Marina, ou até mesmo contra o Bolsonaro. A grande questão é a palavra “incompetente”. Sim, Dilma cometeu MUITOS erros e foi extremamente incompetente em diversas searas, como, por exemplo, a política e econômica.
        Dilma nomeou o Levy para o ministério da fazenda. Dilma não fez reforma tributária. Dilma massacrou o Aécio por conta das suas propostas e a primeira coisa que ela fez no seu segundo mandato foi CORTAR INVESTIMENTOS PÚBLICOS e fazer um pesado ajuste fiscal. Dilma apostou em um modelo neoliberal de reaquecimento da economia, cortando investimentos públicos e praticando pesadas desonerações para a iniciativa privada. Se bem me lembro os números chegaram à ordem de mais de 300 a 400 bilhões de reais. Dilma ACHATOU a receita brasileira. Ao contrário do que a elite desinformada brasileira diz, não foram as despesas que aumentaram, e sim a RECEITA que diminuiu, e isto foi SIM CULPA DA DILMA E DAS SUAS EQUIVOCADAS DECISÕES ECONÔMICAS. Leiam o livro “Valsa Brasileira”, de Laura Carvalho. Ela explica com linguagem acessível todos os erros do governo Dilma.
        Infelizmente, apesar de ser uma mulher honrada, Dilma criou as condições perfeitas para o golpe e para o caos econômico que vivemos no brasil hoje em dia.

        3)

        “Lula não é preso político”

        Comentário: É verdade. Lula não é preso político e sim um político preso. O seu processo, apesar de ter diversas irregularidades e nulidades processuais, apesar de ter sido julgado de Maneira INJUSTA e PARCIAL, em tese seguiu todos os trâmites e ritos processuais que preconiza a nossa constituição. Lula foi julgado em primeira e segunda instância. Lula teve seu habeas corpus indeferido pelo STF. Ainda que estejamos todos, inclusive e principalmente Ciro Gomes, de acordo de que Lula está preso injustamente, não há que falar que ele é um preso político, pois o estado de exceção que vivemos é travestido de legalidade. Existe um véu legalista por trás do golpe de 2016, e é exatamente por isso que é uma BURRICE do PT achar que poderá recorrer à justiça para ter os seus direitos garantidos na candidatura de Lula. Mais uma vez, Ciro Gomes está correto.

        4)

        “dentre tantas outras pérolas. Vendeu-se a deus e ao diabo e se ferrou! O canalhão boquirroto não ganha nem em seu próprio estado!”

        Comentário: Não ganha em seu próprio estado? No cenário sem lula Ciro Gomes aparece com quase 40% dos votos, estando o segundo colocado com cerca de 13 ou 14%. Isto quer dizer muito sobre ele, uma vez que o povo que mais o conhece vota nele sim, fato que não aconteceu com Aécio em 2014, que perdeu em seu estado natal, Minas Gerais.
        Isto dito, não nego que Lula seja um fenômeno político de verdadeira capilaridade em todos os estados e municípios da nação. Entendo que Lula é maior do que Ciro Gomes. É óbvio que é. Lula é Lula. Lula foi duas vezes presidente do país. Foi o melhor presidente que o país já teve. Lula fez muita coisa boa para os mais necessitados. É óbvio que Lula tem mais votos do que Ciro.

        A grande questão é:

        Lula não é candidato!

        Sinceramente, se ele estivesse livre e apto a se candidatar, eu estaria fazendo campanha por ele. Talvez eu ainda desejasse ver uma alternância de poder entre as esquerdas, mas fatalmente entenderia que Lula seria imbatível e não adiantaria lutar contra esta força imparável.
        Mas não é esta a realidade, meus amigos petistas! POR FAVOR!
        Abram os olhos!
        O candidato não é lula!
        Isto é uma farsa!
        Lula não transfere todos os seus votos para Haddad. Se assim o fizesse, Haddad deveria aparecer com os mesmos 40% nas pesquisas! Lula, o PT e a sua militância estão convidando o brasil a dançar uma valsa à beira do abismo, tudo em nome da hegemonia partidária, arriscando ver um segundo turno entre a extrema-direita e a direita. Tudo isto por que não quiseram ser humildes e apoiar um longevo aliado, Ciro Gomes.

        CezarR

        27/08/2018 - 15h42

        Puxa são críticas fortíssimas não? Caramba!

      Rogerio Abreu

      28/08/2018 - 11h01

      Calhanice, mentiroso, etc, etc,etc, o estilo Bolsonaro em ação. Caro, faça uma mera pesquisa no google: “Ciro critica Lula” e verá o tamanho do estrago que o sr. Ciro fez a sua campanha.

        Marcelo Abb

        29/08/2018 - 09h35

        Camarada,

        E é desta forma simplista e reducionista que você analisa política?

        Toda a questão geopolítica, soberana, desenvolvimentista, nacional, petrolífera, econômica, social, tudo isto fica de lado?

        Tudo para você se resume a: “criticou ou não o lula”?

        Sério, sem querer parecer ofensivo, você não acha que isto é muito pouco para se avaliar um projeto de país? Ainda mais na nossa situação atual, em que corremos o risco de ver a direita no poder, ou pior, um fascista?

fausto

27/08/2018 - 14h01

a turma que não aceita críticas ao PT que comenta aqui devem ser fãs de carteirinha do senhor Rui Costa Pimenta. É de uma simplificação e categorização tosca da realidade que beira a insanidade. Aquele camarada lê Marx, será?

fausto

27/08/2018 - 13h56

comentários dos petistas mais ceguetas com relação à realidade nacional é que são amargos e difíceis de entender. Lula é um sujeito isento de críticas para essa gente. Criticá-lo é uma heresia e automaticamente te joga ”à direita”. Que lástima. Haverão mudanças e o PT não fará mais parte delas, não fará mais, não como partido singular, só mais um. De cor vermelha auto-proclamado socialista e ”para o povo” mas ficarão nisso, no discurso. As práticas falam mais alto e os erros ao longo dos anos no Poder e na luta para voltar ao Poder ceifaram este partido como ponta-de-lança dos anseios populares em sua totalidade.

FH não ganhou do Dória em SP, que dirá nacionalmente.

Ilma Cordeiro

27/08/2018 - 13h55

Caro professor, use sua varinha de condão e faça um plim plim em Lula para fazer ele sumir. Só assim quem sabe o senhor encontrará a paz. Sua inveja está lhe consumindo. Quando vemos uma pessoa sofrendo injustamente, se não podemos ajudar é feio atrapalhar.

Rudi

27/08/2018 - 13h44

Tendo em vista que todos os seres humanos são falíveis por definição e podem ser criticados gostaria de levantar três pontos a considerar:
O País precisa de conciliação e Ciro é incapaz de falar três minutos sem chutar as canelas de alguém.
Ciro tem solução pronta para qualquer problema que seja proposto.
De acordo com seu relato sobre o governo que fez, o Ceará está ao nível da Dinamarca.
Me parece temerário ser liderado por alguém belicoso, simplista e propenso ao auto-elogio.

    Marcelo Abb

    27/08/2018 - 16h04

    Analisemos:

    1)

    “Tendo em vista que todos os seres humanos são falíveis por definição e podem ser criticados gostaria de levantar três pontos a considerar:
    O País precisa de conciliação e Ciro é incapaz de falar três minutos sem chutar as canelas de alguém.”

    Comentário: Se os seres humanos são falíveis por definição e podem ser criticados, por que a militância petista não aceita que o Ciro critique o Lula?
    O país precisa sim de conciliação e Ciro Gomes é o melhor nome para isso. O PSDB é extremamente rejeitado, reacionário, direitista, vendedor de riquezas, corrupto, representado do que há de mais antigo e conservador na política. Bolsonaro é um racista, homofóbico, misógino, machista, despreparado, inexperiente, defensor de tortura e da ditadura militar, sendo extremamente rejeitado também. Boulos é um grande quadro, mas representa uma ideia e um partido que também sofrem muita rejeição, por serem vistos como de extrema esquerda, socialistas, comunistas, etc. Além disto, Boulos carece de experiência política e de gestão. Álvaro Dias dispensa comentários. É a mesma coisa que Alckmin. Sulista, conservador, falso moralista, representante da velha política. Super rejeitado. O PT, apesar de todos os méritos da sua gestão, também cometeu muitos erros políticos e econômicos, especialmente na gestão da Dilma, tendo sofrido um linchamento jurídico-midiático que culminaram em um processo de mensalão, prisão dos seus maiores nomes (Dirceu, etc), golpe de estado em 2016, prisão do maior líder político da história do brasil (Lula). O PT hoje também sofre uma enorme rejeição. Em um eventual segundo turno, muita gente votaria em qualquer coisa, até mesmo em bolsonaro, se for contra o PT. Além disto, o candidato não é Lula, um hábil e conhecido negociador e conciliador, pois o mesmo está preso, o que dificulta ainda mais as coisas para o partido. Marina é uma mulher de ficha limpa e bela história de vida, mas não tem experiência política e de gestão, é de um partido nanico e sem força política, e tem o seu nome ligado ao apoio que deu a Aécio Neves em 2014, além de relações estranhas com a família dona do Itaú. Sofre rejeição também por conta dos seus posicionamentos questionáveis acerca de temas progressistas, em que a sua religião evangélica afeta as suas opiniões.
    Não vou falar daqueles nanicos, João Amoedo, Cabo Daciolo, etc.
    Eu te pergunto. Quem sobra, meu amigo? O único candidato de centro-esquerda que não sofre a rejeição do PT, que não tem relações com o PSDB, que não é de extrema-direita e não é inexperiente, é Ciro Gomes. Ele é o verdadeiro nome conciliador que nós estamos buscando este ano.

    2)

    “Ciro tem solução pronta para qualquer problema que seja proposto.
    De acordo com seu relato sobre o governo que fez, o Ceará está ao nível da Dinamarca.”

    Comentário: Ter solução pronta para qualquer problema proposto agora virou defeito? Bom então é resolver tudo com frase feita, como faz bolsonaro? Bandido bom é bandido morto? Dá arma para a população que tudo melhora? Ou fala as palavras mágicas da direita “destravar, desburocratizar, desregulamentar” que tudo se resolve? Que a economia passa a decolar? Ou basta resolver tudo com a palavra “liberdade”, como faz Joao Amoedo? Ou fazer como a Marina, que diz que “vai melhorar a saúde, educação e economia”, mas não se obriga a dizer COMO?
    Ciro gomes propõe soluções muito bem fundamentadas e concretas sobre os mais diversos problemas do país. Não entendo como você pode achar isso ruim.
    O Ceará não é a Dinamarca. Mas joga aí no google e vê qual é o estado com a melhor saúde fiscal do país. Vê qual é o estado com os melhores indicadores de educação pública do país. Vê qual é o estado que tem 77 das 100 melhores escolas públicas do do país. Vê qual é a cidade com a maior nota no IDEB, uma cidadezinha pobre do sertão do Ceará. Vê qual é o estado que mais aprova no ITA.
    Nada disto é coisa da minha cabeça. São fatos, dados e números. Você deveria pesquisar mais antes de falar sobre o que não sabe.

    3)

    “Me parece temerário ser liderado por alguém belicoso, simplista e propenso ao auto-elogio.”

    Comentário: Temerário para mim é ser liderado por um evidentemente corrupto e golpista como Temer, ou como uma inexperiente e despreparada como Dilma, ou por um fascista e despreparado como bolsonaro, ou por um grupo que planeja vender o brasil para o capital estrangeiro, como o PSDB e os seus partidos aliados, ou por uma mulher bem intencionada mas que não explica como vai fazer as coisas, como a Marina.
    Outra coisa. Ciro Gomes “simplista”? Isto é tudo o que ele não é. Uma das coisas em que ele é mais criticado é isso, pois dizem que ele fala de forma muito complexa, não fala a língua do povo.
    E propenso ao auto elogio?
    Menos né, meu camarada, menos. Qual é o polítco que, a pretexto eleitoreiro, não vai falar sobre os seus feitos?
    É só Ciro Gomes que se auto elogia? Lula não se auto elogia? Bolsonaro? Alckmin?
    Você queria o que? Que Ciro fosse para uma entrevista e só ficasse falando do governo e do currículo dos outros? Quando você vai em uma entrevista de emprego e lhe é perguntado algo sobre o seu currículo você não vai responder?

    Pessoal, vamos analisar política de forma profunda!
    Vamos debater ideias!

    “Ciro é desequilibrado”
    “Bolsonaro é machista”
    “Marina é evangélica”
    “Lula é ladrão”
    “Alckmin é reacionário”

    Será que estas coisas realmente importam?

    Por que não os avaliamos como o “candidato A, candidato B, candidato C, candidato D”?
    Por que não analisamos as suas ideais, os seus históricos, as suas experiências, os seus projetos?

    Pouco me importa quem é o gato, eu só quero que ele cace o rato! Pouco me importa quem é o candidato. Eu defendo os ideais de centro-esquerda e é isso que eu busco no meu candidato!

      Rudi

      28/08/2018 - 23h43

      Marcelo, recomponha-se. Seu crachá está aparecendo.

        Marcelo Abb

        29/08/2018 - 09h30

        Oi ?

Jeferson

27/08/2018 - 13h42

Texto perfeito!!! Resumiu claramente no que se transformou o Lula. Sábias palavras, pena que a esquerda chucra não vai entender… Lula vai levar a esquerda para o naufrágio, e quem mais estiver agarrado…

SERGIO EUCLIDES DE SANTANA

27/08/2018 - 13h39

Só tenho uma coisa a dizer ao Wanderlei: Vc é invejoso ao extremo. Análise como a sua eu dispenso de ler. O Ciro se isolou sozinho porque quis acender uma vela para Deus e outra para o diabo. Dizer que o programa de governo do Pt é igual ao do PSDB ou vc está com problema mental ou é má fé. Acho que vc é tucano/golpista disfarçado. Estou falando desse Wanderlei que não o chamo de professor porque ele não merece esse título e não de vc, Miguel. Quero que fique bem claro isso. Abraço

cunha e silva

27/08/2018 - 13h34

Wanderley , Wanderley . Pode se até perder as eleições e o PT não chegar a presidência por erros de estratégias de alianças , mas o que ficara é mais significativo e justificável do que lá na frente ter se que alinhar com a direita para ter governabilidade . A análise de Wanderley está ultrapassada , bem como o seu raciocínio , nas eleições passadas via se dezenas de partidos na coligação petista , e hoje somente dois partidos se aliaram ao PT na coligação para presidência / 2018 e o apoio popular é maior ,o que isso significa ? . Nada ? . Querer fazer valer uma tese e não enxergar os desdobramentos da realidade , não existiria um Lula sem o outro . O que vc queria que um dos lulas entregassem a presidência de bandeja para o Ciro ou outro Lula que chamasse para briga e o confronto com o poder que esta aí ?. Caro Wanderley de nada adianta presidência sem povo , e quem está com o povo é Lula .

william milem ibrahim

27/08/2018 - 13h29

Texto amargo e confuso.

Jandui Tupinambás

27/08/2018 - 13h20

Wanderley nunca superou o PT ter engolido o PDT e junto com ele Brizola e a imagem de Getúlio Vargas. Enquanto este recalque perdurar, seus textos serão assim: cheios de ódio e desrespeito pelos seus diferentes.

E pelo texto xucro cheio de ataques de baixo nível e pelo que se revelou no finalzinho, posso muito bem chamá-lo de covarde.

Claudio Almeida

27/08/2018 - 13h20

O professor Wanderley não está à altura do professor Wanderley.

Claudio Almeida

27/08/2018 - 13h20

O professor Wanderley não está à altura do professor Wanderley.

Renata

27/08/2018 - 13h12

O que fico me perguntando é o que aproveita essa crítica tão sanguínea a uma liderança que simboliza e canaliza a luta contra o arbítrio do Projeto Golpista nesse momento tão complicado da vida nacional.
Ciro Gomes, com uma incrível superficialidade analítica, achou que poderia encarnar um “centro”completamente destruído pelas forças golpistas e que seria a alternativa contra a “polarização” que a figura de Lula encarnaria.Com seu moralismo vicejante, até hoje dá respaldo ao selo Lava Jato, apesar sabermos ser esse um perigoso vetor da fascistização nacional. É a isso que temos que empoderar hoje? Acho que não.

    Luiz Sérgio

    27/08/2018 - 17h56

    Concordo completamente. Qual o sentido de criticar de maneira tão contundente num momento de tamanha polarização? Acredito que existe ainda um processo eleitoral a enfrentar onde há absoluta indefinição (apesar de tendências) quanto à viabilidade ou não da candidatura do ex-pres. Lula estar nas urnas e, em virtude disso, outra discussão (outrora subjacente, hoje substancial) quanto aos “herdeiros” dos votos. E aí reside o perigo: a dispersão das forças da frente democrática. A necessidade de entendimento e não ruptura existe principalmente quando há risco sério de dispersão dos votos e sua transformação em não-votos (abstenções, brancos e nulos) principalmente nos estados onde a candidatura do ex-pres. Lula seria mais expressiva, o que pode acarretar numa catástrofe eleitoral (crescimento da “nouvelle droite conservatrice” personificado pela candidata da REDE). Lamento pesarosamente em virtude da crítica ferrenha (nesse momento tão doído) vir de tão profundo conhecedor da sociedade brasileira como o prof. Wanderley.

Karina

27/08/2018 - 13h09

Excelente artigo. Representou a geral.

Hernán Ramiro Ramírez

27/08/2018 - 13h06

Parei de ler quando trata os outros como estafetas.
Pois é, o Lula está no cárcere, incomunidado, impossibilitado de se comunicar, não pode enviar nem pombo correio.
Com que meios ia se comunicar, com seus interlocutores mais fieis, né?
Não vejo um agonizante gozar de tão boa saúde quanto o Lula. Será pela sua agonia que está primeiro nas pesquisas e o pupilo de Wanderlei vai em quarto, se é que vai?
Será que por um morto se mobilizam ONU, Papa, Bachelet, Mujica, Samper, Chomsky, Prodi, Zapatero… e o raio que o parta?
O cirismo e ter perdido o bonde desesperaram o Wanderley. Requiem para um ex ótimo cientista político, por hora, sim, agonizante.

IVAN SOUZA LIMA

27/08/2018 - 12h59

O professor e o Cafezinho estão pisando na bola não é de hoje, não adianta apoiar quem não tem e principalmente quem é de direita.

    IVAN SOUZA LIMA

    27/08/2018 - 13h01

    voto

Olinto Godoy

27/08/2018 - 12h58

– Quando alguém não se encaixa nas categorias políticas pré concebidas de algum intelectual…
– O Ciro tentar o Centrão, o PSB e Manuela e outros pode, Lula tentar estes e outros é ofuscar novas lideranças…
– Ciro querer ser cabeça de chapa da coligação capitaneada pelo PT (!) pode, Lula querer ser cabeça (momentânea) de chapa capitaneada pelo PT(!) não pode…
– Ciristas garotos de recado pode, lulistas não…
– Todos nós agonizamos fisicamente, mas Lula agoniza politicamente!?…
– Só ele não sabe que a alternativa a aumentar conjunturalmente a renda dos mais pobres é excluir os mais pobres…
– Mas como intelectual também não rasga dinheiro, no final do artigo ele deixa uma porta de saída para si mesmo se o plano de Lula der certo! Aaaffff

    CezarR

    27/08/2018 - 14h15

    Só tem um reparinho bobo, O Lula não tentou nem conseguiu centrão. Ele empurrou o centrão ao Alckimin e conseguiu o incrivel e fantástico não apoio do PSB a ninguém, de quebra, entregou Minas e Pernambuco aos golpistas!

      Bernardo Antunes

      27/08/2018 - 18h26

      Cezar, você tem provas ou mesmo um indicio forte de que o Lula empurrou o centrão pro PSDB? É incrível a narrativa de vocês. Todos os partidos são bobões, bonecões de posto, a espera da jogada de Lula, esse ser onipotente. Bicho, isso também é uma forma de idolatria, mas pelo avesso.

augusto

27/08/2018 - 12h57

Gostei do professor.
Maximalismo é … o maximo agora, pas vrai?.
Esta querendo elevar o Lula não a categoria de – NÃO de maior dos homens publicos brasileiros – desculpe professor, mas esse lugar ja é dele independentemente de teu voluntarismo. Mas a categoria de Francisco de assis do sertão de Garanhuns.
Então quem é conduzido a força, quem é preso, quem sofre resistente um ataque de dez anos da elite escravagista… quem da prisão escolhe um metodo de luta… lidera seu povo malgre lui…
recusa altaneiro acordos que o colocariam fora da prisão…
Esse cara não está a altura da retro-intemporal figura mitológica que o professor quer vestir nele.

Zarbonil

27/08/2018 - 12h52

Os elogios do Ciro ao Lula lembra muito aos adversarios de trabalho. Quando alguem quer derrubar o colega em disputa por um cargo ele diz ao chefe? Fulano e boa pessoa e competente, pena que bebe muito e bate na mulher. Gosto muito dele.

    Bonifácio

    27/08/2018 - 15h57

    Perfeito comentário e muito bem humorado.

Bonifácio

27/08/2018 - 12h50

O Cafezinho já de saída coloca uma advertência de que se respeite o professor Wandeco… pois o tem em grande avaliação. A linguagem porém o denuncia. Ódio, mágoa, charlatanice. Respeite, também, minha opinião. Publique, pois, não corte.

Mauricio Firmino da Silva

27/08/2018 - 12h44

Eu aempre leio o cafezinho e de uns tempos pra cá tenho notado uma certa queda por Ciro Gomes,o mesmo Ciro Gomes que sentou com o centrão e só não fecharam porque levou uma rasteira das rapozas velhas,mas o cafezinho releva esse fato e as criticas raivosas de Ciro ao PT e agora pra fechar com chave de ouro publica o artigo desse sr.desiludido com os rumos da campanha do Ciro ou enciumado com os numeros de Lula atestados nas pesquisas.

Juan Carlos

27/08/2018 - 12h37

Nunca li um texto q escorresse tanto ódio.
Essa opinião não foi emitida com franqueza,foi com rancor.
Lula,o monstro q destrói a esquerda!!!
Meu deus…

vicente

27/08/2018 - 12h32

Muitos teóricos de esquerda apontam com facilidade as contradições daqueles que ousam pôr alguma coisa em prática.
Lula ousou e conseguiu botar MUITA coisa em prática.
Que bom que tenhamos teóricos, críticos, precisamos aperfeiçoar sempre.
Porém, eu sempre tenho um pé e meio atrás com essas opiniões que sabem muito bem apontar erros, mas que nada constroem. E ainda mais com essas opiniões tão críticas à beira de eleições.
Se esconder atrás de teorias ótimas é fácil.
“Por quê não regulou a mídia? Por quê não escolheu progressistas pro STF?”.
Criticar é fácil. Fazer é que é difícil. Lula é o que temos e ele conseguiu muitas conquistas, mesmo com um Congresso de direita.

Lindolfo

27/08/2018 - 12h11

Esse esta que nem o Cafezinho: amargo e com o coração cheio de mágoas, estão parecendo Cristovam Buarque.

Logo será convidado para o Painel da Globo News.

Ainda bem.

    Daisy

    27/08/2018 - 12h42

    Concordo plenamente!

Roberto Zeus

27/08/2018 - 12h09

Estamos diante de um encruzilhada e caso Lula não seja eleito o retrocesso social será profundo, e caso Ciro tivesse aglutinado a esquerda, o que não aconteceu, teríamos um candidato que e sua trajetória política, de onde veio? Quem o apadrinhou? Como se fez na política o adensamento de seu nome? Quantas parcerias Ciro teve com nomes ligados ao grande capital explorador? E entre outras perguntas que eu poderia formular! Sinto-me bastante a vontade em dizer que Ciro uma vez tendo ganho a eleição, não teríamos garantia nenhuma de que o trabalho sairia ganhando alguma coisa frente ao capital. O seu histórico e suas atitudes já antecipam o que seria sua conduta no poder. Suas declarações foram certamente feitas em momentos inoportunos, não soube lidar com a massa. Deveria ter ouvido melhor o que ecoava a brisa política Quando foi entoar
o canto da sereia, saiu desafinado.

Esmeraldo Cabreira

27/08/2018 - 12h06

O PÂNICO FASCISTA PREVIAMENTE DERROTADO NAS PESQUISAS TENTA RESSURGIR COM OUTRAS ROUPAGENS…
QUE INGÊNUO…
LULA DEVERIA IR PAR O SACRIFÍCIO TOTAL, TALVEZ SUICIDAR-SE, SEGUNDO O ARTICULISTA!
LULA-HADDAD-MANUELA 2018!
A LUTA É ESSA MESMA, PARA QUEM QUER VOLTAR À DEMOCRACIA SOCIALISTA!

jacó

27/08/2018 - 11h59

Se ter 70% de APOIO consolidado é agonizar e ser contra o capital é ser ruim a ruindade de LULA é melhor que bondade de todos os analistas juntos incluindo Wanderley que faz defesa de um politico sem cara de povo como é ciro que nasceu no interior de sunpaulo tabém já LULA não é APENAS do NRDESTE e do Norte, Sul, Suldeste e todos os LUGARES onde existe deigualdade a ser combatida, se o programa do PT não é uma BENÇÃO que só DEUS PODE FAZER TUDO POR TODOS é o que melhor apresenta-se para o POVÃO.

Denis

27/08/2018 - 11h59

Ta ficando chato vc toda hora ficsr criticando as escolhas do PT. Tá virando um Reinaldo as avessas kkkkk

José Zimmermann Filho

27/08/2018 - 11h42

Caramba! Resumindo, trata-se de um progressista ressentido por Ciro, que entende como melhor opção, ter sido jogado para escanteio. O rancor, de certo passageiro, o tornou, por enquanto, num antipetista semelhante aos de direita. Mas na hora H estará do lado certo. Sem ressentimentos. Precisaremos de todos os guerreiros.

Gilson

27/08/2018 - 11h36

Lula agoniza politicamente?

Nilo Ricar

27/08/2018 - 11h35

Na esmagadora maioria dos casos políticos, a truculência e o populismo sempre foram os caminhos para aproximar se da vitoria…..Assim caminha a humanidade….o que fica em cheque é o lance final….quem Lula apoiará e quem ganhará a eleição….se acontecer o mesmo que em 1989 Lula terá errado um pênalti em final de copa. No caso contrário Lula dará um “golpe” de mestre….Realmente nem todas as cartas foram jogadas…..

    CezarR

    27/08/2018 - 11h40

    Comentário perfeito!

      JESSE OLIVEIRA GUIMARAES

      27/08/2018 - 15h22

      Voto desde 1960. Votei Lula várias vezes. Votei Dilma. Agora voto Ciro. Achei o artigo perfeito. É o que penso.

    Flávio

    27/08/2018 - 11h55

    Lula já perdeu vários pênaltis; um deles foi ter conseguido eleger Dilma,aquela que levou o país ao fracasso que nos encontramos. Elegeu alguém incompetente e sem o mínimo traquejo político; e pior , não fiscalizou o governo do poste, pois, após deixar o governo, as única preocupações de Lula eram encher a burra com palestras, fazer as empreiteiras ganhar dinheiro com os generosos empréstimos do BNDES e amealhar propina para o Petê !

      augusto

      27/08/2018 - 17h52

      curioso. Eu tenho visto nestes anos todos o Lula Novededo defender uma porrada de penalties. Nao todos por óbvio visto ke esta preso.
      E lancar direto os contra ataques.
      É factual.

CezarR

27/08/2018 - 11h34

Como disse anteriormente, se o PT não ganhar, se esfacelará, pois terá cada vez menos apoio dentro da própria esquerda. Acrescento agora: se ganhar e fizer um governo meia-boca, também será esmagado e levará toda a esquerda a reboque

Luiz

27/08/2018 - 11h34

Não é de hoje que observo os comentários de Wanderley Guilherme. Será o que o professor não percebeu que estamos em guerra e que sua defesa insistente de Ciro já não funciona mais? Ciro poderia ter sido o grande motor da mudança, na ausência de Lula, mas preferiu atacar o ex-presidente e se aliar com o que existe de pior no mundo político. Portanto, sugiro ao professor que repensa sua estratégia, pois, tentar enfraquecer a estratégia do PT hoje é dar a vitória ao candidato da milicia carioca. Ou nos unimos, todos, em prol do resgate do Brasil, ou estaremos entregues a uma cruza do (des)governo Temer com PSDB e os evangélicos políticos, ou seja, Bolsonaro ganha, então, as críticas do professor deveriam ser em relação ao que existe de pior na política (bala, boi, bíblia e bola). Lula provou estar certo, os 40% são incontestáveis.

    CézarR

    27/08/2018 - 11h39

    Esse blá blá blá de Ciro poderia ter sido só existe entre vocês convertidos. Ciro fez criticas justíssimas ao Lula, talvez fosse prudente ter ficado mais calado, mas nenhum de seus ditos “ataques” são diferentes das criticas que muitos de nós da própria esquerda e até alguns petistas fizeram e ainda fazem. Quando Ciro em suas entrevistas elogia Lula (e paga o preço por isso todos os dias) vocês não reconhecem. Ou seja, Ciro é duplamente punido, pelo PT pelas críticas justas e moderadas que faz e pela direita que o acusa de ser “lambe botas” do Lula. Gostaria de ver uma artigo com o título: Hadadd de Tóia!

    Gustavo

    27/08/2018 - 12h10

    Quem é ‘o que existe de pior no mundo político’ com quem Ciro se aliou?


Leia mais

Recentes

Recentes