Menu

Um guia para os indecisos e adeptos do voto nulo

Quero me dirigir aos que estão indecisos sobre quem votar no próximo domingo, bem como aos que pretendem votar nulo. A ideia é pegar os principais pontos discutidos nessas eleições e fazer o comparativo mais isento possível entre Bolsonaro e Haddad. É claro que isenção total não existe. Todos nós temos nossa visão de mundo […]

29 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Quero me dirigir aos que estão indecisos sobre quem votar no próximo domingo, bem como aos que pretendem votar nulo. A ideia é pegar os principais pontos discutidos nessas eleições e fazer o comparativo mais isento possível entre Bolsonaro e Haddad.

É claro que isenção total não existe. Todos nós temos nossa visão de mundo e acabamos por defendê-la, consciente ou inconscientemente, em um debate de ideias.

Desconfie, portanto, dos que se dizem totalmente isentos. Estes normalmente são os que tentam manipular o debate ao tentar esconder, atrás dos argumentos, os próprios interesses.

Este blog e este que vos escreve filiam-se à esquerda. Acreditamos que a desigualdade social é a raiz de boa parte dos nossos problemas e precisa ser pesadamente atacada com as armas da educação de qualidade e emprego digno.

É a partir dessa premissa que discutimos política e recomendamos o voto em Haddad.

Tratarei de quatro temas: corrupção, democracia, política econômica/educacional e segurança. Não entrarei, aqui, nas questões polêmicas sobre a Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma e a prisão de Lula. Não é preciso que concordemos nesses pontos. Vamos ao comparativo:

  • Corrupção

Haddad – Este é o grande empecilho e a justificativa mais usada pelas pessoas para não votarem no PT. O partido, de fato, utilizou o caixa 2 (recursos não contabilizados usados em campanhas eleitorais), assim como todos os partidos tradicionais fizeram. A impressão de que o PT é muito mais corrupto que os demais partidos é, contudo, apenas isso, uma impressão. A origem desta impressão é a seguinte: as poucas famílias que controlam a grande mídia no Brasil – Globo, Folha, Band, Estadão, Veja, IstoÉ e mais alguns veículos – sempre foram alinhadas à direita e, portanto, adversárias do PT. Pintar o PT como o partido mais corrupto da história foi uma estratégia utilizada por esses veículos para desgastar a imagem do partido e atingi-lo politicamente. Na prática, os governos do PT avançaram no combate à corrupção em relação ao seu antecessor, o PSDB. Vou citar dois exemplos. O primeiro é o Procurador Geral da República. Durante os governos FHC, o PGR não era necessariamente o mais votado dentro do MP. FHC escolhia o que mais lhe agradava. Naquele período, o PGR foi apelidado de “engavetador geral da república”, pois impedia que qualquer investigação sobre membros do governo ou do PSDB avançasse. Nos governos do PT, o PGR foi sempre o mais votado dentro do MP. Não houve qualquer freio a investigações, e a Lava Jato é prova disso. O segundo exemplo é o número de operações realizadas pela PF, responsável pelo combate à corrupção a nível federal. Durante os governos FHC, foram 48. Durante os governos do PT, foram mais de 2 mil. A própria existência da Operação Lava Jato deve-se a essa liberdade que o PT deu ao MP e à PF para investigar. Haddad, por sua vez, não tem nenhum crime comprovado contra si. Há investigações – hoje em dia é muito raro um político não ser denunciado e investigado – mas nada comprovado. Durante o seu governo na prefeitura de São Paulo ele criou a Controladoria Geral do Município, órgão de combate à corrupção que desmanchou esquemas antigos.

Bolsonaro – Apesar de apresentar-se como incorruptível, Bolsonaro foi pego em um caso clássico de corrupção. Uma senhora chamada de Wal era funcionária de seu gabinete mas não dava expediente na Câmara. Ela ganhava seu salário – dinheiro público – para prestar serviços particulares a Bolsonaro, como alimentar seus cachorros no Rio de Janeiro. Wal foi flagrada vendendo açaí em sua lojinha durante o horário em que deveria estar trabalhando no gabinete de Bolsonaro. O candidato do PSL passou muitos anos no PP (saiu apenas para concorrer à presidência), um partido com muito mais envolvidos em casos de corrupção do que o PT. Bolsonaro ainda recebeu uma doação de R$ 200 mil da JBS (Friboi). Ele diz que recusou e devolveu, mas na verdade ele não devolveu para a Friboi. Devolveu para o PP, que repassou o dinheiro novamente a Bolsonaro, como se tivesse vindo do partido.

  • Democracia

Haddad – O PT é acusado de ter tendências ditatoriais – os mais alucinados falam até em uma absurda “ditadura comunista do PT”. O fato é que o partido passou 13 anos no poder e não viu-se um caso de censura ou comportamento autoritário. O PT e a esquerda em geral consideram que o afastamento de Dilma do governo foi um golpe, porque não havia crime de responsabilidade. Mesmo assim, o PT submeteu-se à decisão do Congresso e não resistiu. Lula, por sua vez, está preso em Curitiba por uma condenação que a esquerda em geral – e não só ela – considera ser injusta. Mesmo assim, Lula submeteu-se à decisão da Justiça e cumpre sua pena. São evidências fortes de que o PT submete-se ao jogo democrático e não possui comportamento autoritário. A proposta de regulação da mídia é apenas consequência do que está escrito na Constituição. Não é permitido oligopólio nas comunicações, mas nós vivemos sob um. Em nenhum país desenvolvido do mundo há tanta concentração de mídia como aqui. Quanto à história de que o PT apoia ditaduras, isso é bem questionável. A definição sobre se um país é considerado uma ditadura ou não é sempre baseada na posição ideológica de quem faz a afirmação. Haddad, inclusive, já declarou que a Venezuela – país mais citado nesse tipo de polêmica – não pode ser considerada uma democracia. 

Bolsonaro – Bolsonaro, por sua vez, é um entusiasta da ditadura militar brasileira. Seu ídolo é Brilhante Ustra, um torturador sanguinário que fez coisas horríveis a homens, mulheres e crianças. Bolsonaro dedicou seu voto no impeachment a Ustra e disse, no Roda Viva, que seu livro de cabeceira também é de Ustra. O candidato já falou que é favorável à tortura e que teríamos que “matar uns 30 mil” para resolver as coisas, inclusive inocentes. Eduardo Bolsonaro, um de seus filhos, afirmou que para fechar o STF basta “um cabo e um soldado”, afirmação chamada de “inconsequente e golpista” por Celso de Mello, ministro do Supremo. As tendências autoritárias e ditatoriais de Bolsonaro são evidentes.

  • Política econômica/educacional

Haddad – A proposta de Haddad para a economia é a mesma dos áureos tempos do governo Lula: valorizar o salário mínimo para aumentar o poder de compra da população e destravar as obras federais para impulsionar o emprego. Assim, os trabalhadores, especialmente os mais pobres, voltam a participar da vida econômica do país e a roda da economia volta a girar, beneficiando a todos, inclusive os empresários. Haddad tem, no currículo, um belo trabalho à frente do Ministério da Educação. Foi o período em que mais pessoas tiveram acesso à faculdades e cursos técnicos. Muitas famílias viram suas primeiras gerações entrarem no ensino superior, o que não é pouca coisa.

Bolsonaro – O projeto econômico de Bolsonaro é uma intensificação do colocado em prática por Michel Temer – ele mesmo, o presidente mais odiado de nossa história. Bolsonaro já falou que os trabalhadores vão ter que optar entre ter seus direitos ou ter empregos. Nunca falou em aumento de salário mínimo ou investimento em obras para gerar empregos. A tendência, em um governo Bolsonaro, é que a tragédia do desemprego seja intensificada. Quanto à educação, Bolsonaro já falou em ensino à distância. Isso significa que as mães não terão com quem deixar seus filhos e também as crianças não terão a merenda fornecida pelas escolas. Seria simplesmente um desastre. Quanto ao ensino superior, ao invés de criar novas vagas com novas universidades ou programas como o Fies, a proposta de sua equipe é cobrar pelo ensino superior que agora é público.

  • Segurança

Aqui, vou falar apenas sobre a grande proposta de Bolsonaro: permitir o porte de armas. Reflita um pouco sobre o que significará isso. Em primeiro lugar, não garante proteção alguma contra assaltos. O ladrão sempre tem o efeito surpresa ao seu lado. O próprio Bolsonaro já foi assaltado e os ladrões levaram sua arma embora. O resultado prático será mais fornecimento de armas ao crime. Em segundo lugar, mas não menos importante: a permissão da compra de armas fará com que qualquer briga besta possa acabar em tragédia. Todos já presenciamos alguma briga, seja na própria família, entre vizinhos, no trânsito, na balada. Imagine se qualquer um puder estar armado. A quantidade de ferimentos graves e mortes certamente aumentará, e muito. O risco de perdermos entes queridos por uma besteira qualquer será enorme. É uma proposta que não resolve nada e ainda é potencialmente trágica.

***

Se ficou na dúvida sobre algum tema tratado aqui, pesquise. Leia os dois lados. Lembrando que a mídia tradicional tem um viés de direita, ou seja, pró Bolsonaro. Leia outros sites de esquerda também, assim como veículos estrangeiros como BBC e El País.

Estamos vivenciando uma das maiores crises da nossa história. Deixar de votar ou votar sem embasamento são atitudes que não contribuem para que saiamos do buraco em que nos metemos.

Votar parece algo corriqueiro, mas muita gente lutou – e morreu – para que pudéssemos escolher quem nos governará. Honremos essas pessoas e votemos da forma mais consciente possível.

Espero ter ajudado.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

24/10/2018 - 10h39

Nulo de cabo a rabo! #Voto Facultativo Já!

José Ricardo Romero

24/10/2018 - 09h42

Discurso épico de Mano Brown. Observar as caras de bundas do Haddad e da Manoela. https://youtu.be/aMD2YelF9mE

Ricardo

24/10/2018 - 09h04

Cada dia que passa Jair Bolsonaro se consolida como novo.Presidente. O Lulismo perdeu, o PSDB perdeu, a esquerda perdeu. Milhões de Brasileiros que nāo se conformaram com a roubalheira e a esculhambaçāo do Lula na economia e com o projeto criminoso de poder do Partido dos Trabalhadores resolveram exercer seu legitimo direito de manifestaçāo. Fomos acordados do estado de torpor pela Lava Jato. Estavamos preocupados em trabalhar e gerar riqueza e renda, enquanto uma quadrilha bem estruturada subtraia e expropriava a mais valia. Tchau corruPTos a casa caiu

Doda

24/10/2018 - 08h53

Tem que ser muuuito iludido para achar que haverá uma reviravolta!!!

Meu voto está confirmado, é NULO, não voto em gente doida e muito menos em quem tem como líder um corrupto!!!

Domingo ANULO, segunda de manhã nas primeiras horas entro no lixo247, para ver qual será a desculpa ou melhor em quem vão jogar a culpa pela derrota, pois nunca é por causa “deles” é sempre por que alguém vez alguma coisa….

Aprenderam bem com o presidiário de curitiba…

Tamosai

24/10/2018 - 04h09

Está diminuindo rapidamente a rejeição ao Coiso à medida que as pessoas percebem o farsante e o desequilibrado que ele é.
Cada declaração do Coiso conspira contra ele próprio. É por isso que ele evita participar de debates. Ele é um blefe total. Repito o que já disse: o Coiso é um energúmeno, um inseto comparado com o Haddad. Igualá-los, como algumas mídias tentam fazer, é um sinal de desonestidade intelectual.

    Tamosai

    24/10/2018 - 04h11

    Corrigindo:
    Está aumentando rapidamente a rejeição ao Coiso, à medida que as pessoas percebem o farsante e o desequilibrado que ele é.

      Zé dos Bagos

      24/10/2018 - 08h05

      Ontem perguntei para uma senhora se ela então não sabia o que o Bolsonaro diz… o que ele pensa… como é que vai votar nele? – Eu não sei o que ele diz nem pensa! Estava num aniversário… só uma sobrinha advogada era Haddad. A família era composta de vários alemães de ” santa catarina ” machista pra ca.ra.lho. Estado que mais mata mulheres. Elas votam para obedecer ao marido. Loucura!!!

Aliança Nacional Libertadora

23/10/2018 - 19h54

Eterna quinta coluna……cadê o Coroné? Tá descansando a beleza? Esse é o tipo que o cafezinho apoiou nessa eleição fraudulenta….e agora….nem um pouco sobre o bruta com panos quentes nas declarações do Coronézinho…

Wellignton

23/10/2018 - 18h13

Eu já virei muitos votos.
Quer saber como?
Eu já expliquei.

    Elisa

    23/10/2018 - 18h49

    Ligue para seus amigos – os que sobraram – mande emails.
    Não vamos desistir.

      Justiceiro

      23/10/2018 - 19h21

      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Como diz a narizinho, Forza, Elisa.

SILVIO CASSIO BISPO DOS SANTOS

23/10/2018 - 15h46

Inegável sua forte tendência esquerdista. Nem consegui ir até o fim do texto.

Me diz como faço pra nunca mais ter acesso aos conteúdos deste site imparcial. Olha, nem sei como essa porcaria vei parar nos meus alertas.

Desejo sucesso a todos e que nunca mais nos cruzemos.

    joao

    23/10/2018 - 17h22

    Vc disse na sua ultima frase o melhor do seu comentario, tomara que eu nao cruze mesmo com um direitista tao parvo como esta demonstrado pelo seu discurso de falta de argumentos e falta de leitura que sequer leu o artigo todo.
    Va ler a vejinha de anos atras nos consultorios que sequer dispoe de livros minimamente instrutivos para seus frequentadores lerem e ficarem um pouco menos ignorantes, tal qual aqueles que julgam algo sem lerem o texto completo.

    Mario Ultra

    23/10/2018 - 18h47

    Você voluntariamente vive numa bolha e se recusa a escutar o outro lado. Assim como um certo candidato que quer representar um país de 200 milhões de pessoas mas só quer escutar metade delas.

    Depois não reclame que o Brasil não dá certo. País nenhum dá certo sem diálogo.

    Adorador de Gadu, o deus de Bolsonaro/Mourão/Olímpio

    23/10/2018 - 23h08

    Como disse o major Olímpio: “Vamos levar os princípios maçônicos para o senado. … Que o Gadu nos proteja sempre!!!”
    https://www.youtube.com/watch?v=Si97xz_ycXU

    Quem é GADU? Jesus Cristo?!!! Não!! É o deus maçônico!!!!
    Confiram: https://www.youtube.com/watch?v=Si97xz_ycXU
    Com uma rápida pesquisa na internet vemos quem é GADU.
    Ex-Maçom explica quem é GADU: Lucifer o “deus” da Maçonaria [Por Serge Abad-Gallardo]
    https://www.youtube.com/watch?v=NUz-R6lZ534
    A MAÇONARIA ADORA A LÚCIFER – Parte 1
    http://mapeamentoespiritual.blogspot.com/2010/06/maconaria-adora-lucifer-parte-1.html
    Lúcifer – O Deus da Maçonaria
    https://www.youtube.com/watch?v=vFf1RVFOkFg

    Agora entendi porque mentem tanto. Não seguem a Cristo. Seguem a Gadu!!!!!

    Luís Fraga

    24/10/2018 - 00h33

    Cara tu é tão burro que nem sabe usar as palavras “parcial” e ” imparcial”.
    Vou te ajudar: Se o site é de esquerda e tem um viés de esquerda, ele é parcial, do contrário seria imparcial, algo que não existe. Ou você acha que anda lendo jornais e sites imparciais?

    Vá embora, que nós agradecemos, mas CUIDADO!
    Se voltar mais vezes poderá se esclarecer, pois o poder das ideias e argumento sólidos é algo a que você seguramente não está acostumado.
    E vai estranhar.
    Não volte, ou terá que fazer isto sempre: Beber água limpa, desintoxicada daquele lixo a que está acostumado.

Mauro Assis

23/10/2018 - 15h04

1) Dizer que o Petrollão foi “caixa 2” é risível. Na verdade, o PT construiu um “fundo” pra comprar deputados, senadores e outros políticos no Brasil e no exterior visando se perpetuar no poder.

2) Na verdade, o PT teve várias iniciativas autoritarias: uma delas foi um tal “Plano Nacional de Direitos Humanos” que propunha: controle da mídia, liberdade para invasão da propriedade privada etc. E é s´um exemplo.

Graças às denúncias da imprensa e à força de nossas instutuições, os planos deram errado.

3) A política econômica do Andrade tem pouco a ver com a do lulismo. Lula botou Meirelles e Palófi pra tocar a economia com mão de ferro. Já o poste atual quer acabar com o teto de gastos e incorporar meta de emprego ao Banco Central.

Ou seja: ainda bem que vai perder.

4) Não existe essa de “grande proposta” de segurança do Bolsonaro. Ele propõe um conjunto de ações objetivas, flexibilizar (não permitir ou liberar geral) o porte de armas é uma delas.

Vitor

23/10/2018 - 14h55

O projeto econômico de Haddad eh mais parecido com Dilma. Expansionismo fiscal apostando q a arrecadação vai crescer. Isso eh wishful thinking, não eh plano econômico. Se fosse igual Lula estaria falando de gerar superávit primário para impulsionar confiança e investimentos. A diferença é óbvia e os resultados recentes são didáticos. Eu vou anular pq ambos vão destruir o país a sua maneira…

Justiceiro

23/10/2018 - 14h43

Haddad – O PT é acusado de ter tendências ditatoriais – os mais alucinados falam até em uma absurda “ditadura comunista do PT”
*******************
Vou me ater só nesse parágrafo.

O PT não tem desejos ditatoriais? A amizade de Lula com ditadores era evidente. Lula disse que Lula tinha paixão por Fidel. Abraçou Kadafi chamando-o de irmão.
No começo do governo Lula, ele quis implantar um tal controle social da mídia. Dilma foi cassada dentro do processo legal e ao PT não restava nada a fazer. Mas até hoje eles falam em golpe, dizem que não vivem em uma democracia, embora discursem da tribuna do Senado ou da Câmara e estão participando de uma eleição.

quer um conselho? Deixa o pessoal do voto nulo ou branco em paz, pois se eles forem votar, votarão em Bolsonaro e a surra será maior.

    ari

    23/10/2018 - 21h46

    Pela exiguidade do espaço, vou me deter em apenas um ponto: “ele quis implantar um tal controle social da mídia”
    Vc certamente é mais um que confunde regulação da mídia com censura de conteúdo. O N. York Times é o maior jornal do mundo. E não tem um canal de TV. Porque não querem? Não, porque lá não pode haver propriedade cruzada. Na Suécia, a mídia foi regulada há mais de 100 anos e, na Argentina, a Lei de Medios não censurou uma linha sequer no Clarin, a Globo de lá.

      Justiceiro

      24/10/2018 - 08h18

      Deixa de estória, rapaz. Lula não quis regular a mídia diminuindo concessões no mesmo grupo, como um grupo ter jornal, rádio e televisão. Isso todo mundo aceita, mas o que Lula queria fazer criando “conselho social pra controlar a mídia”? Que bost@ seria isso? Grupo de petistas pra dizer o que a imprensa poderia ou não poderia publicar? Isso não é mordaça?

sempre Voltaço

23/10/2018 - 14h26

1. Bolsonaro é um fascista cagão e com certeza terá o mesmo destino de Tancredo Neves.
2. Haddad… o cara foi conversar com o capitão do mato, Joaquim Barbosa, e rindo… desprezado foi.., falou que Moro está totalmente certo com a lava jato e traiu o nosso presidente Lula e ama dar entrevista na Globonews.
Meu voto é NULO, simples assim.

Tamosai

23/10/2018 - 14h08

Texto excelente. Muito esclarecedor e honesto. Alguns podem até não gostar do PT, mas o Haddad é infinitamente melhor que o Coiso.

    Renato

    23/10/2018 - 15h35

    Dilma também era infinitamente , na avaliação dos militontos, melhor que os outros candidatos !

      Bete

      23/10/2018 - 17h08

      Sim Renato a Dilma não foi mesmo competente como o esperado, mas, a minha visão é que quando ficou ruim mesmo pudemos reclamar, fizemos atos contra o governo dela e fomos ouvidos, conseguimos tira-la de lá, nos governos de esquerda sempre pudemos expor nossas ideias e o que me preocupa com relação a um eventual governo da direita é termos esse direito tolhido, ter que engolir sem reclamar, pelo andar da carruagem perderemos direitos trabalhistas e previdenciarios pois ele acena que dará continuidade aos projetos do Temeroso….sei lá, só acho.

Alexandre Neres

23/10/2018 - 13h46

Perfeito o texto, Pedro! Muito elucidativo. Óbvio que os bolsominions, que infestam este blogue igual praga, iriam dar a grita. Sem argumentos, como de costume.

Francisco

23/10/2018 - 13h46

Não precisa nem de texto pois Bolsonaro é tão descartável que não pode participar sequer de um debate, se alguém tiver dúvidas, cheque a participação nos dois primeiros debates do primeiro turno, que acenderam a luz amarela na campanha do incapaz.

A maioria não está votando em Bolsonaro de carne e osso, esse não lhes foi apresentado, estão votando contra o PT, conforme a campanha jurídica-midiática feita de forma incessante nesses últimos quatro anos, através da operação lava jato visando varrer o PT do cenário político brasileiro e não conseguindo.

Não apenas venceu as eleições em número de parlamentares e governadores, eleitos, como, se não vencer de surpresa, terá mais de 40% dos votos para presidente no segundo turno, mesmo com todas as tramóias juridicas e midiáticas efetuadas para derrota-lo, chegando-se ao cumulo de prenderem, sem provas, em processo farsa, seu líder e candidato favorito a vencer para presidente, para que não concorresse.

Paulo

23/10/2018 - 12h56

Texto com tanta mentira e tendencioso, q não teve um único comentário.
Escrevi somente para não se sentir desprestigiado.

    Glauber Tocha

    24/10/2018 - 08h11

    Sai daí bundão rachado! Gostas mesmo é de um coturno roçando nas barrigas das pernas e um bafo ofegante no cangote. Vai, prestigia os nazistas… vai, prestigia os fascistas….


Leia mais

Recentes

Recentes