Menu

A íntegra da pesquisa Ibope sobre expectativas em relação a Bolsonaro

O Ibope Inteligência publicou, em seu site, o relatório completo, com 251 páginas, com a pesquisa sobre as expectativas da população com o governo de Jair Bolsonaro. É importante que os internautas estudem atentamente o relatório, que nos ajudará a entender a correlação das forças sociais com a qual o novo governo iniciará sua gestão. […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
War, Jackson Pollock (American, Cody, Wyoming 1912–1956 East Hampton,

O Ibope Inteligência publicou, em seu site, o relatório completo, com 251 páginas, com a pesquisa sobre as expectativas da população com o governo de Jair Bolsonaro.

É importante que os internautas estudem atentamente o relatório, que nos ajudará a entender a correlação das forças sociais com a qual o novo governo iniciará sua gestão.

Baixe o relatório aqui.

Printei algumas tabelas do relatório (já comentamos essas tabelas num outro post, mas repito-as aqui, sob novo formato).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

frederico costa barros

18/12/2018 - 00h12

O Miguel virou um ex-fumante. Ex-fumante é aquele que mais odeia o fumante e em função disso procura qualquer coisa que sustente sua sua campanha contra os fumantes.

JOÃO BATISTA

16/12/2018 - 18h33

Leio aqui as carpideiras petistas desqualificando a opção que a sociedade fez em outubro, dizendo que ela errou.
Dizem as carpideiras que a sociedade acertou quando escolheu petistas e seus comparsas, em 2002/2006/2010/2014.
Bem vindas à democracia e ao pêndulo da história, que se movimentam permanentemente.

    Carlos Roberto Honorio da Silva

    16/12/2018 - 22h40

    Sinto no momento que o pêndulo está virando para o PT. Eles podem matar uma, duas ou três rosas mas eles não conseguirão deter a chegada da primavera. #LULALIVRE

      Paulo

      16/12/2018 - 22h55

      Não passarão?

        Eduardo

        17/12/2018 - 02h09

        Já passaram. Passou temer e passou Bolsonaro. Quem não passou foi Dilma.

      Brasileiro da Silva

      16/12/2018 - 23h17

      Finalmente um comentário de quem consegue analisar friamente a situação. Parabéns.
      #LULALIVRE2030

    Roque

    17/12/2018 - 07h30

    Na verdade as viúvas do condenado corrupto lavador de dinheiro, estão desorientadas depois da surra que o Andrade levou. E pelo jeito ainda não perceberam que para o povo brasileiro de verdade, o PT e Lula estão mortos, são dois zumbis. E digo mais, se fosse o calango bebum o adversário do Mito, a surra seria ainda maior.

      Claudio Freire

      17/12/2018 - 15h46

      Todos os comentários devem ser lidos e analisados friamente, conformne diz o Miguel do rosário.
      Mas você poderia tentar expor argumentos, e com um pouco mais de civilidade e educação?

Rogério Vieira

16/12/2018 - 15h54

Da mesma forma como uma massa desorganizada de neurônios não resulta em um órgão inteligente, uma massa desorganizada de pessoas não faz um povo inteligente. É nisso que consiste o eleitorado de qualquer país com eleições diretas para seu governante máximo: uma massa desorganizada e, portanto, burra, sem discernimento para distinguir o certo do errado, guiando-se apenas pelo faro como filhotes recém-nascidos.
Resultado: eleição de Trump, Duterte e Bolsonaro.
Caminho certo? Caminho errado? E o povo sabe lá o que é isso?

    Raymond

    16/12/2018 - 16h38

    O caminho mesmo é o das goiabeiras, do mangabeira ( puftz! sotaque de gringo dos infernos )… Até que alguém revele a foto da perereca da rapariga. No Carnaval… Lá pela Páscoa. Daí o bicho pega e nem Jesus na causa segura mais nada… a indiarada come a endiabrada!

      Luís Carvalho

      16/12/2018 - 20h59

      Verdade. Já conheci americanos falando português com menos sotaque do que o brasileiro Mangabeira…

    Paulo

    16/12/2018 - 20h22

    Por mais desinformado e sugestionável que seja o eleitorado, ainda é preferível o voto – com alternância de poder – ao golpe de estado revolucionário que conduz uma casta dirigente ao poder, no qual se encastela e do qual só sai à força ou morta, o que pode demorar décadas (vide os irmãos Castro, Stálin, Mao!).

      Fernando de Souza

      18/12/2018 - 16h01

      Alternância de poder? Isso me lembra aquele ET de Homens de Preto, que tinha a capacidade de fazer crescer uma nova cabeça sempre que a anterior era explodida por um tiro do Tommy Lee Jones.
      É isso que queremos? Um país que troca de cabeça periodicamente?
      Aliás, aqui vai uma informação interessante: a estrutura do novo rabo das lagartixas que perderam o anterior é muito pobre, rudimentar, comparada com a original (lembra o ministério goiaba do miliquinho)…

        Paulo

        19/12/2018 - 22h31

        A alternância de poder levou um ex-operário ao cargo máximo da República (e com direito a dois mandatos e a emplacar sua sucessora)…você já viu isso em algum regime autocrático, dos quais possivelmente seja admirador?

    Hell Back

    17/12/2018 - 00h46

    O povo sabe sim! Sabe através dos resultados econômicos dos referidos governos.

    Roque

    17/12/2018 - 08h37

    Verdade. Esta mesma massa burra e desorganizada elegeu por quatro vezes a dupla bandida Lula e Dilma…

    Paulo

    17/12/2018 - 10h33

    Duterte tem 86% de aprovação do povo filipino.
    Trump está conduzindo uma economia em ebulição, com o menor nível de desemprego dos EUA.

      Francisco

      17/12/2018 - 13h34

      Nem no auge, ao completar um ano de governo, entre 72% e 75%, Duterte teve aprovação como a desinformada e isso graças a intensa propaganda da ‘guerra contra as drogas’, na qual perderam a vida mais de sete mil filipinos.

      Matéria do NYT de 19/10/18, publicada também pelo Estadão, informa que sua aprovação está na faixa dos 60%, em queda, pela inflação que começa a incomodar as classes mais pobres e mesmo a média, no país.

      Quanto a Trump dizer que, “a economia americana nunca esteve tão bem”, repetindo-a incessantemente durante a campanha para as eleições de novembro, segundo o WP, quarenta vezes em três meses, o serviço de checagem de notícias da BBC News foi verificar se a declaração procedia:
      “O resultado é que, de fato, a economia dos Estados Unidos vai bem. Mas já esteve melhor em alguns momentos do passado. E alguns indicadores não são tão positivos, como o aumento real de salários.”

      Certamente não é por isso que sua desaprovação esteja na faixa dos 60%, mas pode piorá-la.

    Justiceiro

    17/12/2018 - 11h43

    “É nisso que consiste o eleitorado de qualquer país com eleições diretas para seu governante máximo: uma massa desorganizada e, portanto, burra, sem discernimento para distinguir o certo do errado, guiando-se apenas pelo faro como filhotes recém-nascidos.”
    *****************
    Esse seu comentário também cabe a vocês, que elegeram e reelegeram Lula e Dilma.

    Como uma boa carpideira, continue a chorar ,pois, diferente de Lula, que tá preso, o choro é livre.

    Vá para Curitiba canta jingle Bells na porta da cadeia e deixe sua mulher sozinha.

    Tlvez ela ganhe um biscoitão do Papai Noel.

Paulo

16/12/2018 - 11h37

Por enquanto, essas expectativas têm pouco interesse, para mim (é até natural que estejam elevadas). Vamos ver, mesmo, quando o jogo começar! Acho corretas as medidas – anunciadas – de coibir a politização e sexualização, nas escolas; evitar o “toma lá, dá cá”, no Congresso; prender invasores de propriedade alheia. Considero temerárias: brigar com nosso maior parceiro comercial; privatização em massa; afrouxar- ainda mais – a legislação trabalhista; mudar embaixada em Israel; destratar parceiros do Mercosul; sair do Acordo do Clima; Reforma da Previdência nos termos propostos por Temer, ou próximos disso. Enfim, vamos aguardar!

Sidnei

16/12/2018 - 11h15

Ele está no caminho certo, portanto.
Esse é o povo brasileiro, a mente colonial. Fruto de uma lavagem cerebral contínua e centenária.
Pois bem, queria saber o que se entende por “certo”.
Em resumo: a água tá batendo nas pernas. Quando ela estiver perto do nariz o “brasileiro” acorda. Infelizmente é isso.


Leia mais

Recentes

Recentes