Menu

PSB adia decisão sobre presidência da Câmra

Como já é característica do partido, o PSB vai fazer mistério até o último minuto. O governador de PE, Paulo Câmara, é a favor de apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara dos Deputados, tendo inclusive dado uma entrevista (publicada hoje) à Folha de São Paulo, defendendo essa posição. A liderança do partido […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Hélia Scheppa/Divulgação

Como já é característica do partido, o PSB vai fazer mistério até o último minuto. O governador de PE, Paulo Câmara, é a favor de apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara dos Deputados, tendo inclusive dado uma entrevista (publicada hoje) à Folha de São Paulo, defendendo essa posição.

A liderança do partido na Câmara, o deputado Tadeu Alencar, é contra o apoio a Maia.

O PSB é um partido com alguns problemas. Quase não tem militância, por exemplo. Mas é um dos que jogam com mais astúcia o jogo da política.

Ao deixar a decisão em suspenso, o PSB aumenta o preço político dela, podendo, na última hora, obter promessas vantajosas de Rodrigo Maia.

Tudo pode acontecer, portanto. PSB pode liberar a bancada (o que me parece o mais provável), pode apoiar seu próprio candidato, o JHC, ou pode se juntar ao bloco e apoiar Maia.

***

No blog do Jamildo

PSB adia reunião sobre apoio à presidência da Câmara

Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 10:35

Sem definição sobre a eleição da presidência da Câmara dos Deputados, o PSB decidiu adiar a reunião que seria realizada nesta segunda-feira (21), em Brasília, para aprovar a indicação. A previsão do líder da bancada socialista, Tadeu Alencar, é de que o encontro aconteça até o início da próxima semana, poucos dias antes de começar a legislatura.

Uma parte da sigla defende o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outra o caminho contrário, por causa da aliança do demista com o PSL de Jair Bolsonaro.

“Faltam definições no tabuleiro”, justificou Tadeu Alencar em relação ao adiamento. “A gente entendeu que valeria a pena esperar a marcha dos acontecimentos”.

Dois posicionamentos podem influenciar na decisão dos socialistas. De um lado, PDT e PCdoB, que anunciaram um bloco de oposição com o PSB e indicaram apoio a Maia. Do outro, o PT, que, consolidando um grupo alternativo contra o presidente da Câmara, pode ficar com os socialistas.

Para Tadeu Alencar, mesmo que tenham candidatos diferentes, PSB, PDT e PCdoB podem permanecer no mesmo bloco. Por isso, os socialistas ainda devem buscar conversas com os outros partidos. “A posição deles também influencia a nossa, como podemos ficar juntos”, afirmou.

O PSB elegeu 32 parlamentares, o PDT terá 28 e o PCdoB, que não conseguiu ultrapassar a cláusula de barreira, nove.

Na reunião, serão votadas a indicação à presidência da Câmara e a formação do bloco.

“Também é preciso ter clareza sobre o que vão fazer os demais partidos de oposição. O que vai fazer o PT? Se não tivermos tamanho num bloco alternativo, ficamos com as posições prejudicadas (para a Mesa Diretora e as comissões)”, avaliou.

Sozinho, o PT elegeu 56 deputados.

O líder da bancada socialista é contra o apoio a Rodrigo Maia, defendido, por exemplo, pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do partido.

Maia esteve no Recife na última quinta-feira (17) e conversou com o governador. Tadeu Alencar não foi aos eventos com o presidente da Câmara. Na sexta (18), o parlamentar levou o deputado federal alagoano JHC, que é candidato ao comando da Casa pelo PSB, para conversar com Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas.

“JHC precisa de uma decisão do partido”, defendeu Tadeu Alencar nesta segunda-feira.

O líder do PSB vai a Brasília para conversar com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, sobre o assunto. O deputado federal diplomado João Campos, que anunciou em entrevista à Rádio Jornal o adiamento, também está na capital federal.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vivaldi

22/01/2019 - 11h52

Esta eleição tem que ser cancelada.
Na base do fake news e da onda de ódio o crime organizado chegou ao planalto.

BRASIL UM PAIS DE TOLOS.

    Justiceiro

    22/01/2019 - 13h06

    Qual eleição deve ser cancelada?: A da Câmara? Mas ainda nem aconteceu, só dia 01/02.

    Sossega rapaz, e para de ficar lendo muito o 247.

Marcos Videira

22/01/2019 - 11h13

Esse Paulo Câmara NÃO é um sujeito confiável.
Ele faz qualquer acordo, com qualquer meliante, para manter seu poder político.

Carlos Eduardo

22/01/2019 - 09h38

Só o PT pode!

rs

    Sandro

    22/01/2019 - 13h54

    Disse tudo meu caro! Só o PT pode!!

    Que preguiça de ler comentários dos amigos petistas. Infelizmente estão iguais ao Bolsominions.

Paulo

22/01/2019 - 00h41

PSB: Pensando Sobre o Botafogo!

Rodrigo Souza Gomes

21/01/2019 - 23h54

O PSB de Pernambuco implodiu boa parte do partido para se salvar na última eleição. E eles foram totalmente decisivos na cassação de Dilma. Assim, eles estão aguardando para ver qual a melhor decisão para eles, mesmo que implodindo o bloco de centro-esquerda.

    Batista

    22/01/2019 - 11h47

    Não apenas eles, o PDT também, pois os votos dos dois somados, dados a favor do impeachment, se ficassem na abstenção ou contra, teriam evitado o golpeachment e o Brasil atolado no brejo, desde então, até hoje e sem data visível no horizonte político, nos próximos quatro anos.

      Renato

      22/01/2019 - 14h07

      Pra que evitar o impeachment? Para aquela “incompetenta” quebrar ainda mais o país ??


Leia mais

Recentes

Recentes