Menu
, , , ,

Entre a bola e a bala

*Denise Assis Vitor dos Santos Silva, 15 anos, tombou nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, entre mais 12 corpos, segundo descrição dos policiais militares, trocando tiros durante operação para reprimir a guerra entre facções que disputavam o controle de venda de drogas na região do Fallet, comunidade de Santa Tereza, no Centro do Rio. Vitor foi […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

*Denise Assis

Vitor dos Santos Silva, 15 anos, tombou nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, entre mais 12 corpos, segundo descrição dos policiais militares, trocando tiros durante operação para reprimir a guerra entre facções que disputavam o controle de venda de drogas na região do Fallet, comunidade de Santa Tereza, no Centro do Rio. Vitor foi um dos que inaugurou a política de “abate”, promessa de campanha do governador Wilson Witzel, recém-empossado.

No mesmo dia, Samuel Thomas Rosa, 15 anos, engrossou a lista dos 10 meninos que morreram consumidos pelas chamas que lamberam em menos de 40 minutos a ratoeira ardente em que se transformou o conjunto de seis contêineres engatados e maquiados para lhes servir de abrigo, enquanto embalavam o sonho de ser um dia titular do maior e mais conhecido time brasileiro – talvez do mundo: o Flamengo. Em seu caso particular, já era a promessa de um bom lateral-direito.

Vitor, segundo os policiais, os surpreendeu em atitude de “resistência” – a descrição é a mesma desde a ditadura (1964/1985), que justificava assim as mortes dos que confrontavam o regime – e foi um dos que recebeu bala no tronco e nas pernas, tingindo de sangue a sala da casa onde os 13 corpos foram encontrados e levados para o Hospital Souza Aguiar.

Samuel Thomas foi surpreendido, em primeira avaliação da perícia, por um curto circuito nas caixas de ar condicionado que fez com que o ambiente se transformasse em uma bola de fogo, impedindo que todos os 26 meninos que ali dormiam pudessem escapar, ao mesmo tempo, de uma caixa metálica adaptada como dormitório, em que as janelas não abriam e havia uma única porta na rota de fuga.

Ambos morreram na manhã de ontem e eram “meninos do Rio”. Vitor dos Santos Silva, de Santa Tereza, e Samuel Thomas, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Vitor certamente tinha sonhos, mas talvez ceticismo, sentimento de descrença diante da vida, que ele podia trazer consigo, mas não o sabia, por isto o transformou em pressa de ter nas mãos uma arma que lhe garantisse o consumo rápido e fácil dos objetos do desejo.

Samuel tinha garra, pois sabia que a pressa só lhe atrapalharia o sonho de ter nos pés a bola que garantiria os seus desejos. Ambos, no entanto, tinham a favor os 15 anos, que os colocava diante de um mundo de possibilidades. As de Samuel, dependiam dele e do seu esforço. As de Vitor, também, desde que contasse com a sorte de não dobrar a esquina com um fuzil na mão e topasse com um batalhão de soldados com licença para matar. Tinha 15 anos, idade em que é possível recuperar o rumo, desde que dessem a ele confiança e oportunidade.

Samuel tinha determinação, mas isto não basta, num mundo em que fica mais barato burlar as regras da prefeitura – descrevendo como “estacionamento” o lugar onde os meninos manobraram sonhos e a confiança de que estavam seguros para persegui-los – do que pagar indenizações que não trarão de volta todos os talentos brutos que guardavam em contêineres.

Não os vissem como a “beirada”, e o Flamengo hoje não precisaria carregar em sua história essa nódoa indelével da dor indizível, impagável, das famílias que perderam esses meninos.

Ficaria mais barato ao Estado pagar para devolver a Vitor a vontade de buscar sem tanta volúpia, uma vida digna, pelas vias do estudo, talvez. Mais barato do que deslocar tropas e “caveirões” para abatê-lo.

Mas sabem o que une o destino de Vitor, o “bandidinho” de Santa Tereza, ao Samuel Thomas, de sorriso confiante e medalha de vice-campeão da Copa Nike? Ambos tinham 15 anos. Ambos não tiveram chance a um futuro. Ambos eram meninos pobres e desimportantes para este país, que interrompe sem dó o seu próprio destino. * Jornalista

 

Apoie o Cafezinho

Denise Assis

Denise Assis é jornalista e autora dos livros: "Propaganda e cinema a Serviço do Golpe" e "Imaculada". É colunista do blog O Cafezinho desde 2015.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Armando Antunes

08/07/2019 - 21h35

A “jornalista” que escreveu a matéria deveria era ser processada pela família do garoto vítima do incêndio no CT do Flamengo. Traçar um paralelo entre um bandido(mesmo que menor, era isso! infelizmente…) com o menino de uma família que estava ali buscando melhorar de vida. Que mensagem é essa que você passa para os jovens que leem seus posts? A frase: “As de Vitor, também, desde que contasse com a sorte de não dobrar a esquina com um fuzil na mão e topasse com um batalhão de soldados com licença para matar…” é de uma irresponsabilidade e imbecilidade tamanhas que só fazem cair ainda mais no descredito a “isenção” da impressa brasileira. E isso vem de alguns anos já!! A bolha ideológica na qual vocês foram inseridos, a lavagem cerebral que sofreram só nos faz andar pra trás! Onde estão os pais deste menino que com 15 anos está portando um fuzil, em uma favela no RJ? A responsabilidade deles é menor do que os pais que fazem de tudo para que seu filho jogue em um grande clube? As vezes deixam de comer para isso, ficam longe, passam necessidades, saudades! Mas apoiam, acompanham, estão PRESENTES! A responsabilidade é unica e exclusivamente do Estado por aquele menino estar com um fuzil na mão aos 15 anos? É isso que querem que as novas gerações aprendam, eu não sou responsável por nada, o estado tem que cuidar de TUDO na minha vida, eu NUNCA sou o culpado pelas minhas escolhas, ações ou preguiça!!! Faça me o favor….

Guimarães Roberto

12/02/2019 - 06h46

Não vai dar em nada para nenhuma das duas instituições. Os falecidos são daquela cor que os donos do poder detestam, são negros.

Luis

11/02/2019 - 19h11

Novo incendio atinge alojamento do time do Bangu no Rio de Janeiro.
Não aprenderam nada mesmo. 3 jogadores foram encaminhados ao hospital.
Quantos mais terão que morrer?

Entre a Biblia e a Bala.

11/02/2019 - 11h44

Pastor manda matar ex-nora e orou pela vítima no velório.

https://www.youtube.com/watch?v=dJqOou5URbw

O Brasil enlouqueceu. Em nome so Senhor Jesus!

Sandra Azeredo

10/02/2019 - 10h38

Os contêineres onde foram colocados os meninos do Flamengo me fizeram lembrar dos alojamentos dos escravos nos navios negreiros e nas senzalas!!!

wan

10/02/2019 - 00h06

Só uma correção…Flamengo não é é jamais será o maior time sequer do Rio, sem expressão mundial só tem mídia pq existe uma flapress que quer torná-lo grande, não vão e ponto final. Mas isso é irrelevante diante dos fatos. O Rio prova sua incompetência ao mundo, elegeu uma família de criminosos e corruptos milicianos, um governador assassino, e vive de tentar esconder sua “vergonha real” as favelas e agora a polícia, quando não tá sendo milícia, mata mais que o crime organizado e com mais requintes de crueldade, por fim, vemos uma tragédia provocada pela soberba de um clube de futebol que vitimou não apenas 10 meninos, mas 10 famílias, o Flamengo retorna a sua insignificância, e agora é criminoso. Mas o carnaval tá chegando, e como todo ano, os problemas da nação, em especial do Rio, se vão, junto com a vergonha na cara de uma sociedade sem escrúpulos e soberba como a brasileira. Triste fim anunciado de um país que quase foi grande.

Schell

09/02/2019 - 23h25

Interessante: a ocupação militar-meganhosa continua no rio ou já acabou-se-se? Porque, quando invadiram todos os merdiáticos deram manchetes e cantaram hosanas, agora, pelo visto, sairam com o rabo entre as pernas e as burras cheias de dinheiro. Afinal, quanto custou a dita intervenção temerista-golpista-ladrão ao cidadão brasileiro, além das tantas mortes-abatidas? Talvez o gabinete do então deputado-estadual-miliciano possa informar, não? Haja saco.

Paulo

09/02/2019 - 23h03

Ano trágico, com apenas 1 mês e pouco…

Admar

09/02/2019 - 19h57

Então o PT também é culpado pela NEGLIGENCIA CRIMINOSA da Diretoria Framengo???????????????????

Justiceiro

09/02/2019 - 19h51

Pois é.

O Vitor, com 15 anos, nasceu em 2003, quando o Brasil foi redescoberto e virou uma Noruega.
Não sabemos por que Vitor e tantos outros garotos e garotas de 15 a 20 anos enveredaram para o crime.

Será que não lhes foi dada oportunidade de boas escolas e longe da vivência com a criminalidade? Talvez devêssemos perguntar para quem governou naquela época.

    Rafa santos

    10/02/2019 - 23h56

    Infelizmente não se consegue 100% de sucesso em programas sociais, talvez ele tivesse maior proteção do estado se pertencesse a milícia.


Leia mais

Recentes

Recentes