Menu

OAB e Abraji protestam contra ataques de Bolsonaro

OAB e Abraji emitem nota em defesa do jornalismo segunda-feira, 11 de março de 2019 às 10h30 Na noite de domingo (10), o presidente Jair Bolsonaro fez um novo ataque público à imprensa, desta vez valendo-se de informações falsas. Isso mostra não apenas descompromisso com a veracidade dos fatos, o que em si já seria […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Felipe Santa Cruz, presidente da OAB. Crédito: Eugênio Novaes

OAB e Abraji emitem nota em defesa do jornalismo

segunda-feira, 11 de março de 2019 às 10h30

Na noite de domingo (10), o presidente Jair Bolsonaro fez um novo ataque público à imprensa, desta vez valendo-se de informações falsas. Isso mostra não apenas descompromisso com a veracidade dos fatos, o que em si já seria grave, mas também o uso de sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia e jornalistas, uma atitude incompatível com seu discurso de defesa da liberdade de expressão. Quando um governante mobiliza parte significativa da população para agredir jornalistas e veículos, abala um dos pilares da democracia, a existência de uma imprensa livre e crítica.

A onda de ataques no domingo começou antes da manifestação do presidente. Grupos que apoiam Bolsonaro difundiram e amplificaram nas redes sociais declarações distorcidas da repórter Constança Rezende, de O Estado de S.Paulo, para alimentar a narrativa governista de que a imprensa mente quando se refere às investigações sobre as movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz, ex-motorista do senador Flávio Bolsonaro. Como é comum nesse tipo de ataque, a família de Constança também virou alvo. O grave nesse episódio é que o próprio presidente instigou esse comportamento, ao citar como indício de suposta conspiração que Constança é filha de um jornalista de O Globo.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se unem neste momento no repúdio a qualquer tentativa de intimidação de jornalistas. Profissionais atacados por fazer seu trabalho terão sempre nosso apoio.

Diretoria da Abraji

Felipe Santa Cruz

Presidente do Conselho Federal da OAB

Pierpaolo Cruz Bottini

Coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB

Texto publicado no site da OAB

***

“Fake news são uma ameaça à democracia”, afirma presidente da OAB

segunda-feira, 11 de março de 2019 às 14h01

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou nesta segunda-feira (11) que as fake news são uma ameaça que podem desestabilizar o sistema democrático. A declaração foi feita após o episódio que viralizou uma falsa acusação envolvendo a jornalista Constança Rezende, do jornal “O Estado de São Paulo”.

Ao solidarizar-se com a jornalista, Santa Cruz reafirmou que “o bom jornalismo e a liberdade de expressão são pilares essenciais de um regime democrático sólido, transparente e dinâmico”.

O presidente da OAB comunica, ainda, que contribuiremos com um Observatório Permanente que terá entre suas principais pautas o combate as Fake News. O Brasil precisa se unir, necessita de trabalho abnegado e amplo diálogo para a superação dos desafios.

Texto publicado no site da OAB

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

11/03/2019 - 21h55

Honestamente? Esse é o estilo Bolsonaro de ser. Assim ele ganhou uma eleição e assim pretende se defender dos ataques – reais e imaginários – que sofre da imprensa. Na minha opinião estão fazendo desse episódio um “cavalo de batalha” totalmente desnecessário, especialmente a partir do momento em que o Capitão se louvou em informação falsa (ou em interpretação/tradução errônea do que foi dito/escrito, pela jornalista). Guarda semelhança, o acontecido, com o caso do suposto coquetel molotov que teria incendiado o caminhão de víveres destinado à “ajuda humanitária”, na Venezuela. Discute-se perfumarias, e as elevam (ou tentam fazê-lo) à condição de crise institucional. Agora, surpreendente, mesmo, a reação da OAB. Que sabujice desse Órgão, que já foi sério. Está sempre à espreita, à espera de uma chance de se fazer notar, diante da irrelevância histórica a que foi confinado, nos últimos anos. Passou a ser mero rebotalho à reboque da Rede Globo…triste.


Leia mais

Recentes

Recentes