Menu

O jogo de gato e rato entre Globo e Bolsonaro

Segundo informa a Folha de hoje, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, divulgou carta a funcionários em que afirma que o advogado de Jair Bolsonaro, consultado pela Globo antes da veiculação da reportagem sobre o porteiro, sonegou a informação sobre os áudios, que provariam que Elcio Queiroz havia chamado a casa 65, de […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Segundo informa a Folha de hoje, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, divulgou carta a funcionários em que afirma que o advogado de Jair Bolsonaro, consultado pela Globo antes da veiculação da reportagem sobre o porteiro, sonegou a informação sobre os áudios, que provariam que Elcio Queiroz havia chamado a casa 65, de Ronie Lessa, e não a casa 58, de Bolsonaro.

Não sabemos, contudo, se a informação de Kamel é completa. Talvez o advogado de Bolsonaro não tivesse conhecimento sobre os áudios, apesar de seu cliente sim, já tê-los em seu poder. Talvez o advogado não tenha conseguido contatar o presidente antes da publicação da reportagem, para pedir autorização para divulgá-los à Globo. Ou talvez tenha sido um gesto deliberado, estratégico, do presidente, de permitir que a Globo desse a informação acerca do depoimento do porteiro, apenas para que a reportagem fosse contestada pelo próprio Bolsonaro, e seu filho, desmoralizando a emissora.

Reitere-se que o próprio Bolsonaro, assim que tomou ciência do depoimento do porteiro, mandou copiar os áudios da portaria do condomínio. A informação é do próprio Bolsonaro.

Em entrevista à Record, o presidente conta ainda que foi informado pelo governador Wilson Witzel sobre o depoimento do porteiro.

Diante desses elementos, está mais ou menos claro que os Bolsonaro fizeram uma jogada ensaiada. Eles sabiam que existia o depoimento do porteiro, e já aguardavam um possível vazamento da informação. Não sabiam, porém, quem iria vazá-la.

Quando a Globo a vaza no Jornal Nacional, os Bolsonaro já estavam preparados: o presidente correu para suas redes sociais, para fazer uma “live”, uma transmissão ao vivo, e o seu filho, Carlos Bolsonaro, no dia seguinte, correu para a portaria do condomínio, onde ele faz um vídeo tocando o áudio da chamada da portaria para a casa 65.

Pela reação agressiva de Bolsonaro contra a Globo, incluindo ameaças de não-renovação da concessão da emissora, a hipótese de que o presidente sonegou deliberadamente a informação sobre áudio ganha peso.

Está aí um elemento interessante na análise da conjuntura política. A guerra de posições entre Bolsonaro e Globo é, eminentemente, uma guerra de poder. Ambos representam interesses econômicos semelhantes, mas as guerras domésticas, como se sabe, são sempre as mais sangrentas.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

04/11/2019 - 18h21

Até hoje, todos sucumbiram à Globo. Collor tentou ser uma exceção, e vimos como terminou. Celso Pitta, em São Paulo, idem. A Globo tem o péssimo hábito de tentar tutelar a economia e a política brasileiras. O Botafogo, por exemplo, é quase que inteiramente pautado por ela…

Alexandre Neres

04/11/2019 - 17h18

Nessa briga de cachorro grande, quero ver como se portará o marreco de Maringá. Está entre a cruz e a caldeirinha. Vai ver o que é que dá servir a dois senhores ao mesmo tempo.

LUPE

04/11/2019 - 12h51

Caros leitores

O sentador da cadeira presidencial
está blindado.
Pela Record e outras TVs
que não a Globo.
Está blindado pelo judiciário,
pelos militares que o apoiam,
pelas polícias que o apoiam,
pelas entidades religiosas que o apoiam.

Está blindado também pelo povão.
Que o vêem como seu protetor
contra “inimigos perigosos”
que a Grande Mídia (e as redes sociais)
colocou na cabeça deles:
Lula, o petismo, o “comunismo”, a Venezuela, as esquerdas, o “socialismo”, etc.

O sentador (funciona como um) agente
de nossos superpoderosos inimigos.

Principalmente estrangeiros,
que estão pilhando
(e destruindo) este país
como nunca.

O que a Grande Mídia esconde,
não noticia, não informa.

Não faz Lava Jato.

Não causa a revolta,
o ódio na cabeça das pessoas.

Como fez com a Lava Jato.

Sacaram?

E sacaram também para quem a Grande Mídia é submetida e controlada,
trabalha e serve?

Andressa

04/11/2019 - 12h17

A esquerda brasileira (que representa o nivèl mais baixo da civilizaçào humana mundial) està fazendo o possivèl para tentar jogar no colo de Bolsonaro o cadavèr da Mariele bem sabendo que nada tem a ver…explorar politicamente ua cadaver è quanto de mais nojento o ser humanao possa fazer mas e pròl da ideologia isso nào è nada.

Enesquecivèl o Brazào fazendo capanha para a Dilma…


Leia mais

Recentes

Recentes