Menu
,

Pessoas com sangue tipo “A” podem ser mais vulneráveis ​​ao coronavírus, segundo estudo

Pessoas com sangue tipo “A” podem ser mais vulneráveis ​​à infecção por o novo coronavírus, enquanto aqueles com tipo “O” parecem mais resistentes, de acordo com um estudo preliminar de pacientes na China que contraíram a doença conhecida como Covid-19. Pesquisadores médicos na China analisaram padrões de grupos sanguíneos de mais de 2.000 pacientes infectados […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto:Shutterstock

Pessoas com sangue tipo “A” podem ser mais vulneráveis ​​à infecção por o novo coronavírus, enquanto aqueles com tipo “O” parecem mais resistentes, de acordo com um estudo preliminar de pacientes na China que contraíram a doença conhecida como Covid-19.

Pesquisadores médicos na China analisaram padrões de grupos sanguíneos de mais de 2.000 pacientes infectados com o vírus em Wuhan e Shenzhen e compararam-nos com populações saudáveis ​​locais. Eles descobriram que os pacientes do tipo “A” do sangue apresentavam uma taxa mais alta de infecção e tendiam a desenvolver sintomas mais graves.

Enquanto os pesquisadores disseram que o estudo era preliminar e era necessário mais trabalho, eles pediram aos governos e instalações médicas que considerassem as diferenças de tipo sanguíneo ao planejar medidas de mitigação ou ao tratar pacientes com o vírus, conhecido como Sars-CoV-2.
“As pessoas do grupo sanguíneo “A” podem precisar de proteção pessoal particularmente reforçada para reduzir a chance de infecção”, escreveram os pesquisadores liderados por Wang Xinghuan no Centro de Medicina Translacional e Baseada em Evidências do Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan.

“Pacientes infectados com Sars-CoV-2 com grupo sanguíneo “A” podem precisar receber uma vigilância mais acentuada e tratamento agressivo”, escreveu Wang.

Por outro lado, “o grupo sanguíneo O teve um risco significativamente menor para a doença infecciosa em comparação com os grupos sanguíneos não O”, de acordo com um artigo publicado no Medrxiv.org em 11 de março.

Dos 206 pacientes que morreram de Covid-19 em Wuhan, 85 tinham sangue tipo A, que era 63% a mais do que os 52 com tipo O. O padrão existia em diferentes grupos etários e de gênero.

“Pode ser útil introduzir a tipagem sanguínea ABO nos pacientes e na equipe médica como parte rotineira do gerenciamento de Sars-CoV-2 e outras infecções por coronavírus, para ajudar a definir as opções de gerenciamento e avaliar os níveis de exposição ao risco das pessoas”, escreveu Wang .Leia o texto completo na SCMP .

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roberto Kodama

18/03/2020 - 19h22

Há um problema metodológico neste estudo. Houve uma comparação com a distribuição do tipo sanguíneo na população pesquisada?
Segundo o wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_do_tipo_sangu%C3%ADneo_por_pa%C3%ADs), a China possui 47,7% das pessoas com tipo O+, 27,8% com tipo A+ e 18,9% tipo B+.
A distribuição brasileira é 36.0% das pessoas com tipo O+, 34.0% com tipo A+ e 8.0% tipo B+.

chichano goncalvez

18/03/2020 - 13h25

Espero que se esclareça, o que fizeram os soldados e outros membros dos estados unidos da suas visitas, antes de estourar essa pandemonia, lá na provincia Chinesa que desencadeou essa praga, sabia-se que os estados unidos estava em guerra comercial com a China, e isso envolve bilhões ou quem sabe até trilhões de dinheiro, pra eles a vida humana é o que menos importa, é só olhar a historia.


Leia mais

Recentes

Recentes