Menu
,

A Crise do coronavírus mudará o equilíbrio do poder global entre EUA e China

A nova disputa entre China e EUA em torno da crise do coronavírus, é uma batalha que transformará o eixo do poder global em favor do gigante asiático. Nesta análise da Hispantv , o mundo pós-crise do novo coronavírus, chamado COVID-19, será muito diferente do mundo que conhecemos hoje, mas uma das realidades óbvias é […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Nikkei Asian

A nova disputa entre China e EUA em torno da crise do coronavírus, é uma batalha que transformará o eixo do poder global em favor do gigante asiático.

Nesta análise da Hispantv , o mundo pós-crise do novo coronavírus, chamado COVID-19, será muito diferente do mundo que conhecemos hoje, mas uma das realidades óbvias é a crescente lacuna entre Pequim e Washington e a reorganização da ordem mundial baseada em esse confronto.

O século 21 é chamado de era do ressurgimento da região Ásia-Pacífico; sendo esta uma previsão que tem sido usada com muita recorrência nos tópicos de discussão de analistas e estrategistas em renomados e principais centros acadêmicos e de pesquisa ocidentais há muito tempo.

No entanto, a questão era quando o eixo de evolução do mundo viraria na direção dos países que compõem a região do Pacífico e o leste da Ásia. De fato, alguns diziam que essa situação ocorreria pelos próximos dez anos, enquanto outros argumentavam que esse movimento aconteceria em um futuro distante e até o adiavam para o próximo século.

Enquanto isso, muitos acreditam que a disseminação da pandemia global de coronavírus está agindo como um catalisador, acelerando todos os processos dessa mudança ao longo do tempo. Pode-se chegar a essa conclusão observando como as brechas que as superpotências mundiais têm encoberto em sua gestão da estrutura das relações internacionais durante os anos após o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) subitamente foram descobertas, tornando-se uma realidade para o resto do mundo.

Dada essa realidade revelada, não há espaço para dúvidas para grande parte da opinião pública em todo o mundo de que os confrontos periódicos entre China e Estados Unidos giram em torno da futura liderança global que, com a disseminação da praga mortal do COVID-19 Iniciou um ciclo estressante e de rápida evolução em direção a essa nova transformação do eixo do poder universal.

Quando Donald Trump chegou ao poder nos EUA Mais de três anos atrás, em janeiro de 2017, com o slogan de devolver as linhas de produção da indústria americana ao país e eliminar o déficit comercial com a China, muitos viram essa abordagem da Casa Branca como resultado da concorrência. existente entre dois espectros econômicos muito divergentes em Washington.

Em outras palavras, essa discordância se traduz no fato de que, por um lado, os democratas, que apóiam principalmente as indústrias e empresas de mídia e gigantes financeiros, e, por outro lado, os republicanos, que têm a A maioria de seus apoiadores entre indústrias tradicionais, como gigantes de energia ou empresas de automóveis, este último partido viu os ouvidos do lobo porque, como a transferência massiva de indústrias de manufatura para a China e o México poderia ameaçar milhões de empregos na região. Uma comunidade americana branca, cujos votos favorecem posições conservadoras em maior medida, fez Trump levantar sua conhecida guerra comercial contra os chineses e a disputa de imigração contra os mexicanos.

Desde então, o governo Trump empreendeu uma grande campanha de comércio econômico contra Pequim por vários motivos que a Casa Branca mantém são, entre outros, a desvalorização deliberada da moeda chinesa, o yuan ou a falta de respeito aos direitos de propriedade. intelectual corporativo de empresas americanas.

E apesar do fato de que, no momento, americanos e chineses terminaram sua disputa sobre tarifas comerciais e alfandegárias, após dois anos de lutas intensas, e concordaram em meados de janeiro em expandir as importações de produtos agrícolas e gás natural , que deveria melhorar o déficit comercial entre os dois países em cerca de 50 bilhões de dólares a favor de Washington, ainda parece que as dúvidas entre essas duas superpotências continuam.

Acontece que, com a ampla disseminação do surto de coronavírus, o confronto entre a China e os Estados Unidos nessa área não parece mais um confronto comercial, mas se tornou um problema sério na área de segurança nacional, especialmente para Washington.

A gestão das autoridades americanas diante da crise do COVID-19 desencadeada nos Estados Unidos mostrou a profundidade da influência comercial da China nos EUA, uma vez que os números refletem como a produção de 80% da droga usada no território A América do Norte vem de empresas chinesas.

O monopólio da produção de máscaras e trajes médicos especiais na China frustrou tanto o governo dos Estados Unidos que levou efetivamente Washington a recorrer a uma espécie de “pirataria moderna”, à moda antiga do Velho Oeste, a ferramentas apropriadas banheiros no meio da pandemia.

Diante da impotência para evitar o colapso das imagens dantescas dos centros hospitalares devido à falta de recursos, a Casa Branca foi forçada a forçar a maior montadora do mundo, a General Motors, ao produzir em massa máquinas de respiração artificial. Esse fato é muito relevante, pois as principais empresas de equipamentos médicos, como a General Electric, precisam de peças de empresas chinesas para completar sua cadeia de produção.

Ainda assim, não é a primeira vez que os americanos percebem a ameaça de segurança nacional do gigante asiático. No ano passado, Trump proibiu o uso de equipamentos de telecomunicações fabricados por empresas consideradas uma ameaça à segurança nacional dos EUA. e incluiu a Huawei em sua lista negra de sanções, sendo um gigante chinês das telecomunicações, pioneiro no desenvolvimento da tecnologia 5G, que Washington o acusa de espionar o governo do país asiático por meio de seus dispositivos, que nega a empresa.

Em vista dessa situação, os chineses, por sua vez, ameaçavam restringir as exportações de peças feitas com elementos raros, como cobalto ou tântalo, para os Estados Unidos. Apesar do tamanho pequeno, esses componentes desempenham um papel importante em uma ampla gama de equipamentos militares, como sensores e lasers poderosos. A resposta do Pentágono ao aviso foi a realização de uma licitação entre empresas americanas para mover a cadeia de produção para os Estados Unidos.

Agora resta saber até que ponto a pandemia do COVID-19, cuja carga viral está afetando totalmente todos os aspectos da vida americana em vários campos, pode influenciar as relações desses dois países de superpotência.

Os pontos de tensão entre as duas nações já são visíveis, pois quando Trump usou o termo “vírus chinês” para se referir à origem desse desafio biológico, supõe-se que seja uma praga para a raça humana, cujo surto foi detectado pela primeira vez em Um mercado de frutos do mar na cidade chinesa de Wuhan, no final de dezembro, ficou claro que nos dias seguintes à epidemia estrearia um novo campo de confronto em maior grau entre os dois lados.

A China demonstrou grande capacidade de controlar a doença, quando declarou uma quarentena extensa e de ferro que afetou quase 190 milhões de pessoas (mais da metade da população dos EUA) e o subsequente retorno de A normalidade do gigante asiático em relação à economia tem sido tão eficiente e ordenada que alguns expressaram ceticismo nas estatísticas de Pequim sobre o controle de doenças.

É curioso que o Banco Central da China ainda não usou os instrumentos financeiros para enfrentar a recessão econômica mundial anunciada recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), mas em troca o Federal Reserve dos Estados Unidos alocou quase 2 bilhões de dólares ao injetar na economia dos EUA

Portanto, hoje os chineses estão mais propensos e prontos a ajudar outros países a lidar com a estagnação econômica causada pelo COVID-19 do que a Europa e os Estados Unidos.

O escopo dessa assistência varia de país para país, mas chega até o coração da União Europeia (UE). É o caso da Itália, epicentro do surto de COVID-19 no continente verde, que espera que os planos de investimento chineses possam tirá-los da recessão diante da austeridade que eles querem impor da Alemanha em troca de ajuda comunitária.

Outro ponto a ser lembrado é a importante influência da China em áreas como a América Latina, considerada o “quintal” de Washington.

Na América Latina, os chineses assinaram acordos importantes com países como Chile e Bolívia para investir e desenvolver nas indústrias de mineração desses países. Sem dúvida, as compras de petróleo pelo gigante asiático desempenharam um papel importante na assistência e cooperação com o governo da Venezuela, presidido por Nicolás Maduro, enquanto os americanos fizeram todo o possível para impedir que essa tendência continuasse.

Nos últimos tempos, os chineses têm contado com um superávit anual de quase US $ 500 bilhões, que costumam investir na compra da dívida de bancos centrais de outros países, como os Estados Unidos.

No entanto, na última década, essa política de investimento adotada por Pequim assumiu novas formas, cujo objetivo é obter acesso a mercados de valores mobiliários e minerais em outros países.

Dada essa situação de investimento na China, os Estados Unidos terão que reconsiderar sua capacidade de reconstruir seu tecido industrial, que tem sido fortemente investido pelos chineses e terá que lidar com bilhões de dólares em reservas de moeda chinesa que estão prontas para atrair para os outros mercados do resto dos países.

A China mostrou uma vez que está pronta para desempenhar esse papel no mundo com seu megaprojeto New Silk Road. Ao contrário de Washington, Pequim não apenas reluta em interferir nos assuntos internos dos países, mas também insiste em que eles devem manter sua soberania nacional.

Esse incentivo político e econômico certamente concederá e preservará um papel mais do que notável para a China e sua moeda nacional no sistema financeiro mundial, um processo que pode representar um sério desafio ao domínio global do dólar.

Outra área em que o desenvolvimento de hostilidades entre os Estados Unidos será acentuado. e a China, no futuro próximo, está no campo militar, onde as divergências terão um grande impacto, porque os americanos acusam há muito tempo a contraparte chinesa de desenvolver suas capacidades militares para desafiar a presença dos Estados Unidos na Ásia. do leste.

A crise do patógeno mortal nos Estados Unidos revelou as fraquezas fundamentais e essenciais das autoridades locais para conter os efeitos nocivos à população e, portanto, para desviar a atenção da mídia, Washington lançará seu mecanismo de propaganda para continuar projetando suas alegações contra Pequim.

Obviamente, as preocupações de Washington não estão longe da realidade, pois vários estudos estatísticos mostram que Pequim tem um programa especial destinado a fortalecer suas capacidades militares.

Os gastos com defesa da China limitaram-se a cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nas últimas três décadas, segundo o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI).

O relatório reflete que, se esse nível for mantido, assumindo um PIB de US $ 30 bilhões até 2040, o orçamento de defesa chinês poderá aumentar para US $ 600 bilhões. Se o orçamento militar for aumentado em 4%, esse número dobrará, acrescenta.

Hoje, o relatório continua, o orçamento militar dos Estados Unidos é de pouco mais de US $ 700 bilhões e, assumindo a tendência atual, o orçamento militar do Pentágono para 2040 será de pouco mais de US $ 1 bilhão.

Dessa maneira, e com base nessa estimativa do SIPRI, fica claro que os americanos têm uma maneira muito difícil de manter sua superioridade sobre os chineses.

Outro estudo do Conselho de Segurança Nacional dos EUA salienta que atualmente os Estados Unidos têm quase 30% dos seus recursos militares concentrados no Pacífico e o restante em outras regiões do globo, incluindo a Ásia Ocidental, e por sua vez, a China concentrou cerca de 70% de seus defesa no Pacífico.

Dados esses dados, mostra que, embora as capacidades de defesa dos EUA poderiam ser maior do que os da China em 2030, a diferença diminuirá consideravelmente a partir dessa data.

Assim, para manter seu confronto com a China e permanecer a superpotência líder do mundo, os americanos devem reduzir seus compromissos militares em outras partes do mundo, como na Ásia Ocidental; e talvez uma das consequências da era pós-coronavírus seja a intensificação da retirada americana de outras partes do globo, com a Ásia Ocidental sendo um dos principais candidatos.

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Elvira Augusta Brum Soares

12/04/2020 - 16h59

Excelente análise. A ganância por lucros maiores e a falta de um planejamento central levaram os industriais americanos, inclusive industriais brasileiros que conheci a levarem suas linhas de produção para a China onde encontravam incentivos fiscais e mão de obra mais barata. E agora ???
Eles estão ricos e o Ocidente pobre. Pobre de tudo como se tornou visível com o coronavirus


Leia mais

Recentes

Recentes