Menu

Vídeo: uma resposta a Marcos Coimbra

No vídeo de hoje, comentamos um artigo do diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, onde ele faz as seguintes afirmações: (…) quem derrotou Lula, o PT e a esquerda em 2018 não foram “os erros” do PT, o “crescimento do antipetismo”, os “escândalos” e a “corrupção” petistas. Suas razões não foram as “mudanças sociais”, as […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No vídeo de hoje, comentamos um artigo do diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, onde ele faz as seguintes afirmações:

(…) quem derrotou Lula, o PT e a esquerda em 2018 não foram “os erros” do PT, o “crescimento do antipetismo”, os “escândalos” e a “corrupção” petistas. Suas razões não foram as “mudanças sociais”, as “redes sociais”, o “crescimento do neo-pentecostalismo” e tantas outras explicações sociologizantes.

Sem a intervenção despudorada dos aventureiros do Judiciário, militares sedentos de poder, empresários ávidos de retomar o controle do Estado, negociantes da fé, bilionários das comunicações, a vitória do capitão e suas milícias fascistas não teria ocorrido. E ainda exigiu trapaças de todo tipo na reta final, que os tribunais preferiram não ver.

A culpa pelo que aconteceu não é da esquerda e não é preciso que ela faça mal a si mesma para exorcizá-la, em um auto-de-fé descabido e desnecessário.

***

Para acompanhar nossa live, entre em nosso canal do Youtube:

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Luiz Ribeiro de Barros

29/09/2020 - 13h48

Não sei se intencionalmente ou por dificuldade de entendimento do Blogueiro, em nenhum momento Marcos Coimbra se referiu à vitória de Haddad nas Eleições de 2018, mas, sim, a de LULA! A inabilitação dele com Candidato foi a causa exclusiva da não vitória do PT naquelas Eleições, segundo Marcos Coimbrã!

Tadeu

29/09/2020 - 11h57

Vox Populi é o instituto de pesquisa pago pela CUT e pelo PT para veicular fake news, como a de que o Andrade tinha empatado com Bonoro na véspera do 2o. turno de 2018. Portanto, a opinião desse senhor aí nada mais é que a opinião da CUT/PT, que por sua vez nada mais é que a opinião do cachaceiro, que se recusa a pedir desculpas por ter roubado e, principalmente, se recusa a prometer que não vai roubar mais. Enquanto isso, o candidato do PT em SP capital tem 1%, mas o cachaceiro prefere morrer e levar a esquerda brasileira junto do que deixar de ser bandido. Dá nisso.

Antonio Morais

29/09/2020 - 08h30

Eu acho que as críticas ao PT parecem certas, mas na época errada. Está todo mundo batendo forte no PT e vocês estão ajudando. Quem ganha com isso é a direita.

marcos conceição

29/09/2020 - 07h43

a pessoa que quer dar um golpe ela não respeita nada: e como a pessoa que vai fazer um crime ela não respeita a vitima : disse juca com o supremo com tudo: ja falei com os militares com ela não da você acha que bandido tem pena da vitima

Clever Mendes de Oliveira

29/09/2020 - 02h36

Miguel do Rosário,
Você pode criticar o Marcos Coimbra por outras razões. Ele não fala por exemplo da situação da esquerda no mundo em que ela, a esquerda, apresenta-se em minoria. Ele também não menciona que em quase todo o mundo elege-se líderes autoritários e conservadores.
É claro que o PT tem culpa na derrota que o partido sofreu. É claro que o partido cometeu erros. Essa informação, entretanto, é tautológica ou um truísmo. Não precisa de autocrítica para se saber isso. Todos partidos derrotados foram, dentro dos limites da razoabilidade, responsáveis pela derrota que sofreram.
Agora não faz sentido, o Boulos vir a público e expor os erros que ele cometeu e que o levaram a derrota. Nem Alckmim precisa dizer ao mundo que o jeito dele ambíguo, tão bonzinho, tão coitadinho não chamam mais a atenção do brasileiro, principalmente quando a direita tem um representante mais fidedigno ao que seja o interesse da direita.
É claro que Alckmim lá no partido pode apresentar algumas diretrizes para o PSDB tentar encontrar o eleitorado majoritário do país e que ele quer representar. É uma autocrítica, mas interna ao partido. E assim mesmo ela deve estar baseada nas informações que os institutos de pesquisas conseguirem captar e fornecer ao PSDB.
E insisto, pois já disse aqui no seu blog diversas vezes, querer culpar o PT pela derrota em 2018, requer que se encontre nos Estados Unidos, o PT para o responsabilizar pela vitória de Trump, um mau ator com discurso autoritário e conservador, precisa encontrar o PT na Rússia para o responsabilizar pela vitória de Putin, que também se elegeu com um discurso autoritário e conservador.
É preciso encontrar o PT na Hungria para o responsabilizar pela vitória de Viktor Orbán, com discurso autoritário e conservador. Também é preciso encontrar o PT para o responsabilizar pela vitória do primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, que adota um discurso autoritário e conservador e com o apoio do PiS e seu presidente, Jaroslaw Kaczynski, governa o país do Leste Europeu com maioria absoluta no Parlamento. Também para explica a vitória de Recep Tayyip Erdogan, com um discurso autoritário e conservador, seria necessário encontrar o PT na Turquia para o responsabilizar.
Como já disse acho válido criticar o discurso do Marcos Coimbra. Eu apontaria para alguns dos argumentos do Marcos Coimbra e os nominaria de falaciosos.
Não acho razoável, entretanto, acusar os grandes grupos de comunicação pela derrota do PT. Os grandes grupos de comunicação não são aqueles que conseguem convencer um número elevado de pessoas. Um grande grupo de comunicação só é grande porque o discurso desse grande grupo é aquele para o qual há um número elevado de pessoas que já partilha aquele discurso.
Abraços,
Clever Mendes de Oliveira
BH, 08/09/2020

Miramar

29/09/2020 - 02h28

Para os petistas o problema do Bolsonaro é não ser petista.

Neotonio

28/09/2020 - 20h13

Vcs são débeis mentais.

    Germano

    29/09/2020 - 06h19

    Realmente parecem Debi & Loide.

    Vive de que essa gente será ..?
    Não trabalham…?

    Francisco*

    29/09/2020 - 10h54

    Não são débeis mentais, Neotonio, apenas débeis personagens que se acham, achando-se perdidas no universo paralelo, aquele em que as circunstâncias e os fatos ocorridos não contam para fechar a narrativa, tanto que o ‘abre-te sésamo’ nessa paragem é a ‘longa estrada da vida, onde correndo não posso parar, na esperança com a meritocracia, alcançar o primeiro lugar’, independente de onde cada um pode largar.

    Daí as análises ignorando absurdamente a operação montada para criminalizar o PT e seus líderes, sobretudo Lula, visando destruí-los e que falhou no intento fundamental de varre-los do mapa, tanto que tentam agora apaga-los da memória do povo, com a ajuda voluntária desses débeis oportunistas borrachinhas, que se acham no universo paralelo, perdidamente acreditando ser Narciro a solução personificada à ‘salvação da lavoura’, mas antes é preciso anular o PT e Lula, como se fatos não escancarem o contrário e essa não fosse a prioridade vital à sobrevivência da classe dominante, sob o teto protetor da anacrônica Casa Grande, que não consegue o intento, por mais que façam.

    Lembram a clássica fábula do elefante sendo apalpado por ‘deficientes visuais’…


Leia mais

Recentes

Recentes