Menu

Leviatã: isso não é um documentário, mas se baseia em mentiras reais

A faixa, disponível em todas as plataformas de streaming, faz parte do primeiro álbum de Lafetah, “O Bestiário” Em 2020, a população brasileira assiste seu país construindo cemitérios de matas, culturas e pessoas. São mortes rodeadas de mentiras que em meio a jogos de interesses e o avanço da tecnologia, se espalham 7 vezes mais […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

A faixa, disponível em todas as plataformas de streaming, faz parte do primeiro álbum de Lafetah, “O Bestiário”

Em 2020, a população brasileira assiste seu país construindo cemitérios de matas, culturas e pessoas. São mortes rodeadas de mentiras que em meio a jogos de interesses e o avanço da tecnologia, se espalham 7 vezes mais que notícias verdadeiras e causam danos irreparáveis. É nesse contexto que Lafetah lança, neste dia 28 de outubro – dois anos após as “eleições das
fake news”, o clipe Leviatã, disponível no YouTube do cantor. A música conta com a participação do rapper ViniJoe.

Aperte o play: Lafetah

Com a premissa “Verdades serão ditas”, o episódio começa com um panorama histórico desde Jesus, passando pelas grandes navegações, ditadura militar até chegar no episódio atual na era da internet e das fake news. Como forma de alertar e provocar o público sobre novas ferramentas de disseminação de mentiras, o clipe usa deep fake (inteligência artificial usada para recriar rostos e vozes) de forma inédita em um clipe musical brasileiro, para escancarar políticos que disseminam, financiam e se aproveitam de esquemas de fake news.

“Mas se é vida ou morte pra quem não tem sorte, agora é uma questão de opinião”. É um trecho da música de Lafetah, cantado no clipe pelo rosto artificialmente reproduzido de Jair Bolsonaro. “Não é só pelo impacto, mas também para criarmos um senso crítico diante disso tudo que estamos vivendo. Não é hora de ficarmos calados. Precisamos compartilhar verdades
para quebrar a corrente de mentiras.”, comenta o artista.

Ao longo do clipe, acompanhamos dois universos paralelos: Lafetah, como um ser fantástico que num programa de TV, derrota o verdadeiro Leviatã – representante de um estado autoritário pela definição do filósofo Thomas Hobbes -, e Vinijoe, que do outro lado da tela, assiste ao show. Os universos até então separados, se fundem quando o rapper instigado pelo
desejo de também falar algumas verdades para os poderosos, decide que é hora de trazer à tona sua realidade, há tanto inviabilizada. “Queremos ter voz e cutucar a sociedade para abrir os olhos e enxergar tudo isso que está acontecendo. Estamos cansados de tanta mentira e violência.”, diz ViniJoe.

Um cantor gay, um rapper negro e uma diretora mulher. A tríade que está a frente deste projeto experimenta na prática parte dessas consequências e convidam à transformar estes padrões. “Na escola, no mercado, na sala de casa. As notícias falsas fazem parte do nosso cotidiano, não é só uma preocupação, é parte da realidade assim como suas consequências. Este clipe não é sobre verdades subjetivas, é sobre mentiras que vivemos e compartilhamos. Um convite ao discordar, duvidar, discutir, desde que embasado em premissas verdadeiras. Só o básico mesmo, construir opiniões a partir de notícias reais.”, conta Isadora Canela, diretora do clipe.

#compartilheumaverdade

Sobre Lafetah

Cantor e compositor mineiro, Lafetah vem se destacando como expoente da nova onda pop de Belo Horizonte, misturando música e teatro, pop e indie, vídeo e poesia, em um trabalho profundo e denso, porém dançante e inovador em sua proposta.

Dono de uma voz potente e marcante, além de uma presença de palco hipnotizante, lançou seu EP de estreia “Insone”, em 2018, e agora, em uma nova fase de sua carreira, lança seu primeiro álbum, “O Bestiário”, tomando o rumo das profundezas do mundo Pop e suas vertentes, mas sem perder a suas raizes árabes.

Sobre ViniJoe

Vinícius Geovane, conhecido como “ViniJoe”, é um mc do Aglomerado da Serra descoberto no projeto social Lá da Favelinha, em Belo Horizonte. Representado pela produtora e gravadora independente Caviar Entretenimento, ViniJoe está lançando sua carreira solo, onde compartilha sua realidade e relata sua vivência, abordando temas como racismo e representatividade.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lourdes de Abreu

01/11/2020 - 20h53

Gente, que jovens são esses, lembra-me 1964, só que agora com tecnologia. Estão de parabens, temos que acabar com essas mentiras e voltar a PAZ no nosso Brasil. Corrupção, Milicia, nepotismo, em 88 anos de vida, nunca vi tanta desastre ambientais por culpa desse governo.

Patrícia de Oliveira Figueiredo

01/11/2020 - 20h42

Sensacional. Pode não ser um documentario, mas é infelismente é a nossa realidade. Presidente eleito por causa de fake new e facada falsa. Temos que seguir o exemplo do clipe e pedir impeachment e honrar os nossos direitos conquistados. Esse governo está acabando com as nosss riquesas, Amazonas, SUS, pevidência.


Leia mais

Recentes

Recentes