Paris Café: O que esperar da classe média para 2022?

O circo armado por Bolsonaro para dar sobrevida a Paulo Guedes

Por Gabriel Barbosa

24 de fevereiro de 2021 : 10h07

Por Gabriel Barbosa

Nesta terça-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro entregou aos presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), uma Medida Provisória que permite uma suposta privatização da Eletrobras.

Aos tarados liberais que estão “animadinhos” com essa gesto de Bolsonaro tenho uma triste notícia. Na prática, a MP só concede o aumento na oferta de ações.

Por ser uma empresa de capital misto – assim como a Petrobras – a Eletrobras atua como uma holding que abriga todo o investimento privado que é feito através das ações na bolsa de valores.

Apesar disso, o estado brasileiro ainda detém o controle da empresa. Na MP, o BNDES é apontado como o responsável pela modelagem nesse aumento da oferta das ações.

No seu portfólio, a Eletrobras tem a Chesf, Eletronuclear, Eletronorte, Eletrosul, Furnas e 50% de Itaipu (outra metade pertence ao Paraguai).

Conhecendo de perto a bancada do Centrão, hoje tropa de choque do Governo Bolsonaro e com sede insaciável por cargos gordos, a maioria dos parlamentares desse blocão são organicamente contra a privatização da Eletrobras que sendo ou não usada para o fisiologismo ainda é estratégica para o Brasil.

Resumo da ópera, a tal “Agenda Brasil” citada por Lira e o circo armado por Bolsonaro tem o objetivo de colocar um pirulito na boca do mercado depois da barulhenta mudança na presidência da Petrobras e também para dar sobrevida ao mofado ‘Posto Ipiranga’, o ministro da Economia Paulo Guedes.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta