Despolarizando: pesquisa Datafolha neutraliza a terceira via?

Gabriel Barbosa: CPI pode travar passagem de Bolsonaro para o 2° turno em 2022

Por Gabriel Barbosa

02 de maio de 2021 : 16h09

Por Gabriel Barbosa

Quem apressadamente aposta num 2° turno entre Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022 corre o imenso risco de atirar no escuro!

É sabido nos corredores do Congresso Nacional, principalmente entre os mais “rodados” que a CPI da Covid-19, instalada com forte investida (fracassada) de interdição do Planalto, pode ser o ponto “x” para que Jair Bolsonaro não chegue ao 2° turno do próximo ano (caso ele termine o mandato).

Naturalmente, a CPI sob as lideranças de Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a relatoria de Renan Calheiros (MDB-AL) vai causar choque na sociedade brasileira diante dos erros, omissões e responsabilidades do Governo Bolsonaro na pandemia e que serão ‘publicizados’ dentro e fora do país através da mídia internacional.

Junta-se a isso o cenário de destruição na economia, inflação galopante e o desemprego em massa e teremos o resultado de um cálculo devastador para qualquer presidente da República.

Enquanto isso, o ex-presidente Lula vai continuar orbitando nos seus 30% de base eleitoral e investindo na tentativa de atrair o centro político e até mesmo setores da centro-direita.

É sempre bom lembrar, quem espera um Lula altamente defensor de uma revolução esquerdista no pós-Bolsonaro, vai se frustrar profundamente, vide o seu silêncio sobre alguns pontos como a revogação do Teto de Gastos, autonomia do Banco Central e a sugestão de tornar estatais como a Caixa Econômica e Furnas de economia mista. São sinalizações silenciosas e ao mesmo tempo claras aos setores do mercado.

Já os setores ligados ao centro avaliam que Bolsonaro continuará em queda livre motivado pelas suas próprias irresponsabilidades e que será difícil alavancar sua popularidade faltando menos de dois anos para o pleito presidencial.

Sendo assim, é muito provável que essas forças comecem a nutrir gosto por uma candidatura de terceira via. É certo que o principal requisito na definição do nome que representará esse segmento será a baixa rejeição e outros pontos exigentes pelo eleitorado como honestidade e propostas em áreas sensíveis do cotidiano como Saúde, Segurança Pública e Emprego.

No momento, as movimentações em torno desse propósito ainda estão tímidas, mas não é remota a probabilidade de partidos como PSDB e DEM, mesmo a contragosto, não lançarem candidatos ao Palácio do Planalto e embarcarem numa candidatura que mostra capilaridade para chegar ao 2° turno e enfrentar o ex-presidente Lula. A conferir!

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Justiceiro

03 de maio de 2021 às 10h21

O centro vai cometer o mesmo erro fatal que chuchu cometeu em 2018 ao atacar Bolsonaro pensando que poderia tirá-lo do segundo turno.

Quando viu que estava fazendo besteira e resolveu atacar o PT já era tarde.

Agora é a mesma coisa. Acham que ex-presidiário já está no segundo turno e querem derrubar o capitão.

O que o centro deve fazer é justamente o contrário: tentar tirar Lula do segundo turno e só então tentar conquistar o voto de quem pode estar um pouco desanimado com Bolsonaro.

Se baterem em Bolsonaro vão conseguir é o desprezo da direita.

Responder

Pedro

03 de maio de 2021 às 10h09

Esquerdeopatas piram com a manifestação do dia 1°!! #BOLSONARO2022🇧🇷🇧🇷

Responder

Manuel da Silva

03 de maio de 2021 às 10h06

Texto muito bom, expressa a realidade hoje. A minha realidade hoje é fechar aminha fábrica no Brasil, e investir no Paraguai, Não é por causa da pandemia, o Brasil é um país com um custo muito alto para produzir, e sou obrigado a para um salário muito baixo para funcionários devido os encargos trabalhistas.

Responder

Alan C

02 de maio de 2021 às 17h23

Olha, se ele continuar fazendo o que tem feito desde 01/01/2019 ele corre o risco sim, apesar de ser improvável.
Fiz questão de passar na manifestação do gado ontem e ficou muito claro que o golden shower não tem nem sombra daquele capital político que ele teve em 2018. Vamos lembrar que ele só teve 10 milhões de votos a mais que o poste (57 a 47 milhões de votos) e 42 milhões disseram não a ambos.
Ainda acho que esse asno estará no segundo turno, mas a derrota dele é praticamente certa.

Responder

Ugo

02 de maio de 2021 às 17h12

A CPI vai causar choque na sociedade brasileira……kkkkk

Chega de babaquices, por favor.

Responder

Tony

02 de maio de 2021 às 17h06

Que dia Lula disse que será candidato ?

Responder

Ronei

02 de maio de 2021 às 17h05

Tá lindo de ver o esperneio das esquerdetes….kkkkkk

Responder

Deixe uma resposta