Menu

Nova pesquisa confirma a corrosão do prestígio de Bolsonaro

Uma pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nesta sexta-feira, 7, mostra que apesar do pagamento do auxílio emergencial (com valores irrisórios) o Governo Bolsonaro continua sendo corroído pela alta desaprovação. De acordo com o levantamento, a desaprovação está em 52%, um índice no mínimo ruim para quem se projeta como um candidato a reeleição. Contudo e apesar […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa divulgada pela Exame/Ideia nesta sexta-feira, 7, mostra que apesar do pagamento do auxílio emergencial (com valores irrisórios) o Governo Bolsonaro continua sendo corroído pela alta desaprovação.

De acordo com o levantamento, a desaprovação está em 52%, um índice no mínimo ruim para quem se projeta como um candidato a reeleição.

Contudo e apesar da maior crise sanitária e econômica da história brasileira, Bolsonaro se mostra resiliente com seus 25% de aprovação.

Não é crível afirmar que destes, todos são bolsonaristas convictos, mas não deixa de ser um vetor a ser observado, pois sua aprovação em janeiro era de 31% nesta pesquisa. Já no grupo do “nem nem”, cobiçado pela terceira via para chegar competitiva em 2022, o índice é de 22% de quem nem aprova ou desaprova a gestão Bolsonaro.

Fonte: Exame/Ideia

Apesar da queda na aprovação de seis pontos acumulados desde janeiro, os índices estão dentro da margem de erro da pesquisa e alguns dados interessante precisam ser acrescentados.

Bolsonaro ainda mantém sua força eleitoral no Centro-Oeste (41%) e chegou a recuperar sua aprovação no Norte (36%) em função do auxílio emergencial.

Já cerca de 40% dos evangélicos apoiam Bolsonaro, isso mostra que será muito difícil o esforço dos dois principais candidatos de oposição, Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), adentrarem nesse segmento importante e que deve ser respeitado.

É sempre importante lembrar que antes das eleições de 2018, parte considerável desse eleitorado foi “reprimido” com algumas narrativas da esquerda e que teve como resultado o refúgio político dos evangélicos na figura de Bolsonaro.

Sendo assim, será muito trabalhoso o processo de descolamento desse eleitorado ao chamado bolsonarismo, ainda mais com o investimento cada vez mais pesado do Planalto junto a bancada evangélica (concentrados em parte no DEM e majoritário no Republicanos) e nas pautas de costumes.

No quesito avaliação do Governo Bolsonaro, o índice de ruim/péssimo foi a 50% ante os 24% de ótimo/bom e 23,8%. O que chama atenção é a proximidade nos índices de ótimo/bom e regular, sinalizando que Bolsonaro ainda tem boa margem para melhorar a avaliação do seu governo.

Fonte: Exame/Ideia

Ainda segundo o levantamento, Bolsonaro tem perdido apoio maciço entre eleitores com ensino superior. Cerca de 64% dessa fatia do eleitorado considera o Governo Federal ruim/péssimo. Em 2018, o ex-capitão teve votos consideráveis nesse segmento em parte pela defesa da agenda liberal representada por Paulo Guedes e também pela bandeira anticorrupção liderada pelo simbolismo que a Operação Lava Jato ainda representava naquele momento.

A Exame realizou 1.230 entrevistas entre os dias 4 e 5 de maio com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz

08/05/2021 - 22h57

Há um quê sartriano (ou sartreano) na liberdade imaterial com que Bolsonaro acena para os brasileiros (êxodo, exílio, desinteresse social, necropolítica, etc.) A atual polaridade está alinhando interesses e desalinhando direitos. Há uma razão de ser para se falar em direitos fundamentais.

Valeriana

08/05/2021 - 13h59

Esse estrume tá derretendo.

Luan

08/05/2021 - 12h22

Bolsonaro pinta e borda com essa oposiçào patetica.

    Marcio

    09/05/2021 - 09h11

    Luan, vc já nasceu assim, ou caiu do colo e bateu a cabeça no chão?


Leia mais

Recentes

Recentes