Menu

Hallal na CPI: parte das mortes por Covid é responsabilidade direta do presidente da república

Nesta quinta-feira, 24, o epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (RS), Pedro Hallal, prestou depoimento como convidado a CPI da Pandemia no Senado Federal. De acordo com ele, a responsabilidade pelas mortes por Covid-19 no Brasil é de Jair Bolsonaro. “Um pedaço dessas mortes é de responsabilidade direta do Presidente da República”, disse. […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Senado

Nesta quinta-feira, 24, o epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (RS), Pedro Hallal, prestou depoimento como convidado a CPI da Pandemia no Senado Federal.

De acordo com ele, a responsabilidade pelas mortes por Covid-19 no Brasil é de Jair Bolsonaro. “Um pedaço dessas mortes é de responsabilidade direta do Presidente da República”, disse.

Hallal estima que, se o Governo Federal tivesse fechado contrato em 2020, cerca de 4,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer que poderiam ter sido entregues até março e mais 49 milhões de doses da chinesa Coronavac produzida em parceria com o Instituto Butantan, poderiam ter sido entregues até maio.

“São 95,5 mil mortes especificamente relacionadas à demora na assinatura da Pfizer e da Coronavac”, disse após ser questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL).

O professor também falou sobre um estudo feito por pesquisadores da USP que estimou que 145 mil mortes poderiam ter sido evitadas se o Governo Bolsonaro tivesse feito um cronograma de vacinação mais avançado.

O índice considera não apenas a demora na compra dos imunizantes mas também a disponibilidade total dessas doses. Ou seja, se o Palácio do Planalto tivesse escolhido o percentual de 50%, em vez de pífios 10%, pelo consórcio Covax Facility.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

24/06/2021 - 20h11

Outro árabe…? Mais um vendedor de camelos e tapetes na CPI….kkkkkkk

Galinze

24/06/2021 - 20h09

Pronto….era o que Renan e Cia queriam ouvir…

Aínda tá em pé essa comédia ridícula ?

Tony

24/06/2021 - 20h08

O que surgiu de pseudo expertos em pandemias nos últimos 2 anos é impressionante…o Brásil tem essas mentes superiores e ninguém sabia !!!

Alias…como o Brasil consegue produzir essa dose industrial de aloprados ???

Paulo

24/06/2021 - 19h57

Não pode haver dúvidas quanto a isso: “omissão de ofício indeterminada”…Na verdade, crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio…

Ronei

24/06/2021 - 18h43

Bolsomerda assassino


Leia mais

Recentes

Recentes