Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Apoio a PEC do voto impresso vai se derretendo na Câmara

Por Redação

03 de julho de 2021 : 10h49

Defendida em caráter de desespero por Jair Bolsonaro, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que propõe a

volta do sistema impresso de votação tem perdido fôlego entre os parlamentares da Câmara dos Deputados.

No sábado passado, 26, presidentes de 11 partidos do Centro Democrático fecharam questão contra esse sistema e, ao longo desta semana, outros partidos como PT e PC do B também se manifestaram contra a PEC.

Um levantamento feito pelo O Globo revela que dos 34 deputados votantes, 17 são contra o voto ante os 15 parlamentares que se declaram a favor do sistema. O presidente da Comissão Especial que foi criada para debater o tema, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), reconheceu que a proposta é quase inviável.

“Se o projeto fosse votado hoje, não teria maioria para ser aprovado. Há uma pressão política externa muito grande, dos partidos e do Supremo (STF), o que é muito ruim. Aí, desequilibra. Fiz um mapa de voto. O relatório vai ter muita dificuldade. E os partidos ainda estão fazendo mudanças e trocando integrantes”, afirmou.

Já o relator da PEC, deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), também avalia que a proposta defendida por Bolsonaro pode sofrer um grande vexame no Plenário e que o seu trabalho será de conter os danos.

“Estou tentando pacificar a questão com os partidos e evitar risco de ser derrotado, seja aqui ou no plenário. Reconheço que a votação está apertada, diria que está meio a meio. Mas o relatório não é algo imutável, vamos tentar um consenso ainda”, disse.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ronei

03 de julho de 2021 às 12h12

Chora imundo

Responder

Deixe um comentário