Menu

Agora é oficial: Casa da Moeda não será privatizada

Após pressão interna e externa, o Governo Bolsonaro retirou a Casa da Moeda do Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada após reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) nesta quarta-feira, 25. A instituição foi incluída na lista de privatizações ainda no primeiro ano do atual governo. A Casa da Moeda saiu do radar devido a não aprovação […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Após pressão interna e externa, o Governo Bolsonaro retirou a Casa da Moeda do Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada após reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) nesta quarta-feira, 25.

A instituição foi incluída na lista de privatizações ainda no primeiro ano do atual governo. A Casa da Moeda saiu do radar devido a não aprovação da Medida Provisória (MP) 902/19 após perder a validade.

“Diante da ausência de um instrumento legal que determine as condições essenciais para a desestatização da CMB, a permanência da empresa no PND e no PPI, neste momento, não se justifica”, diz a decisão.

A decisão é uma vitória do Sindicato Nacional de Moedeiros, que representa os trabalhadores da Casa da Moeda, de parlamentares que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Casa da Moeda, e de todos os brasileiros que se mobilizaram para evitar mais esse crime contra o patrimônio e a soberania nacionais.

O Cafezinho teve um pequeno papel nessa luta, através da publicação de um artigo que repercutiu muito, sobre a importância da Casa da Moeda para o desenvolvimento nacional.

A luta pela sobrevivência da Casa da Moeda, porém, ainda não terminou. O governo Bolsonaro montou outra armadilha para destruir a instituição, através de um projeto de lei que pretende proibir a estatal de operar num setor onde ela já adquiriu grande expertise, que é o de rastreabilidade de produtos. Essa é a nova luta dos trabalhadores e apoiadores da Casa da Moeda. Publicamos há pouco um artigo para explicar essa nova frente de luta.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Kleiton

26/08/2021 - 11h39

É nada…foi só porque a medida provisória venceu.


Leia mais

Recentes

Recentes