Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Créditos: Sérgio Lima

Lula mantém favoritismo e Moro torna-se ameaça para Bolsonaro

Por Gabriel Barbosa

19 de novembro de 2021 : 21h00

A pesquisa divulgada pela PonteioPolítica, instituto criado recentemente, mostra dois pontos cruciais para compreender o atual contexto eleitoral.

Primeiro ponto, a consolidação eleitoral do ex-presidente Lula (PT), mostrando que suas intenções de votos vão além do campo progressista.

Segundo ponto, o desempenho do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) que varia entre 11% a 18% na estimulada, dependendo do cenário. Com os números apontados na pesquisa, torna-se evidente que o ex-juiz é uma ameaça a Jair Bolsonaro. Vale lembrar que esse é o primeiro levantamento publicado após a filiação de Moro.

Por outro lado, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) parece ter chegado a um teto de votos. Seu índice varia entre 6% e 11%, dependendo do cenário, mantendo uma certa distância do próprio Sérgio Moro que entrou oficialmente no jogo eleitoral a 10 dias.

Sobre a situação do pedetista apontada por esta e outras pesquisas, pode-se analisar que uma fatia majoritária do campo progressista e até mesmo uma fatia do eleitor de centro opta por Lula pelo fato do petista já ter o que mostrar no que diz respeito a gestão nacional.

Já no que diz respeito ao eleitor de classe média urbana, conservador e de direita, ainda não existe a sinalização de que esse segmento escolha o ex-governador do Ceará.

Pelo contrário, a tendência é que uma parcela desse segmento faça de Sérgio Moro uma opção contra o próprio Bolsonaro. Se confirmada a tendência nas próximas pesquisas, o ex-juiz poderá alcançar 20% na segunda quinzena de dezembro.

Já nos cenários de 2° turno, Lula vence todos os seus adversários com bastante folga, em especial contra o próprio Ciro Gomes com uma distância de 23 pontos. Contudo, em uma disputa contra Jair Bolsonaro, Ciro venceria com 12 pontos de diferença. É bom destacar que Bolsonaro perde para todos os nomes testados pela pesquisa.

E por último e não menos importante, a pesquisa trouxe os índices de rejeição e Bolsonaro lidera isolado com 61%. Na sequência aparece João Doria com 52%, Sérgio Moro com 47%, Ciro Gomes com 45%, Lula com 43% e Eduardo Leite com 39%.

A pesquisa foi feita com mil entrevistados em todo o Brasil entre os dias 16 e 18 de novembro. A margem de erro é de três pontos!

Baixe a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Batista

21 de novembro de 2021 às 11h37

Que tal banho gelado pra despertar desse sonho profundo?

Estranha a incapacidade em discernir que, enquanto Lula espraia-se pelos oceanos, o Marreco do brejo, através do braço midiático da golpista classe dominante, bica Narciro, perdido no espelho, a sonhar bicar Lula e tornar-se presidente. Pode isso, Arnaldo?

Acorda, devoto!

Responder

Alan Rabelo

20 de novembro de 2021 às 19h37

Mil entrevistados????

Vale quase igual a NADA.

#pelamor

Pesquisa obscura, com 6 (!!!) Pontos de margem de erro…

Cane absolutamente qualquer xoisa.

Comprada pra dar pro marreco um número q ele não tem

Responder

Marco Vitis

20 de novembro de 2021 às 15h33

Está na internet: essa empresa de pesquisa, Ponteio, foi criada há 3 DIAS !!! O Cafezinho sabe disso e colocou no lead o incriminatório “recentemente”. Tudo isso pra colocar Moro à frente de Ciro e pra afirmar que Ciro está fora do jogo (q na verdade ainda não começou). Isto indica que Ciro incomoda muito a equipe de propaganda de Lula. O Cafezinho deveria ter vergonha. Deveria…

Responder

Jacob Binsztok

20 de novembro de 2021 às 15h13

Esses dados são suspeitos ,pois a consultoria possui vínculos com o grupo do Moro. vamos aguardar dados mais confiáveis.

Responder

Gil

20 de novembro de 2021 às 13h47

Senhor Gabriel Barbosa e Editores deste site:
Atenção para a idoneidade deste “Instituto de Pesquisa” senão vão ficar como propagadores de fraudes.

Responder

Manoel

20 de novembro de 2021 às 11h50

DCM – O dito Instituto de Pesquisa tem apenas TRÊS dias de vida.

Responder

franco

20 de novembro de 2021 às 10h31

E de um dia pro outro apareceu um novo “instituo de pesquisa” (criado no dia 16/11, o dia seguinte a candidatura do Moro) e consegue montar toda a estrutura para fazer uma “pesquisa” e divulgar a mesma 2 dias depois….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na proxima pesquisa o Moro estarà ganhando no primeiro turno com 109,45% e Lula ganharà no segundo com 102,39%…um turno para cada um…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem que ser muito cretino para acreditar em pesquisas.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?