Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Imagem: Divulgação

Lula, Dilma e Grupo de Puebla pedem liberdade para fundador do WikiLeaks

Por Redação

13 de dezembro de 2021 : 08h13

Neste domingo, 12, o Grupo de Puebla e o Conselho Latinoamericano de Justiça e Democracia (CLAJUD) emitiram uma carta onde pedem a liberdade do fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

O documento que inclui as assinaturas dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (PT) destaca que a decisão do Tribunal de Westminster possibilitou a extradição de Assange para os EUA e que por isso praticou uma “violação do direito humano à liberdade de expressão e informação”.

“A decisão do Tribunal de Westminster (Reino Unido), de 10 de dezembro de 2021, que possibilita a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, não é apenas um grave erro judicial que põe em perigo sua vida, como afirmam seus advogados os defensores, mas sim é uma decisão que abre sérios precedentes na violação do direito humano à liberdade de expressão e informação”, diz o documento.

Os signatários da carta também dizem que ao invés do WikiLeaks ter sido reconhecido mundialmente por informações que até então eram considerados sigilosas para o mundo, “desencadeou uma série de punições que incluem a acusação, difamação, desmoralização, estigmatização e criminalização de Assange, privado de liberdade em uma prisão de segurança máxima para terroristas. Este processo de humilhação e difamação transcende definitivamente um indivíduo, para se tornar um corretivo em nível internacional, mostrando passo a passo a crueldade que o sistema instituído pode atingir, para impedir alguém de ousar fazer algo semelhante. Em última instância, busca paralisar o instinto e o direito de busca pela verdade, instilando o medo”.

Leia a carta na íntegra clicando aqui.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Galinzé

13 de dezembro de 2021 às 10h18

Esses idiotas nao se manifestam contra as prisoes arbitrarias de jornalistas, deputados, presidentes de partidos, etc… que aconteçem hoje no Brasil…?

Responder

    Eduardo Santana

    14 de dezembro de 2021 às 04h34

    “prisoes (sic) arbitrarias (sic) de jornalistas, deputados, presidentes de partidos”. Isso é que é defender bandido de estimação… quá, quá, quá…

    Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro