Menu

As perspectivas eleitorais para a bancada cearense no pleito de 2022

Com o fim da janela partidária, as legendas devem começar a fazer, de fato, seus cálculos para a disputa eleitoral, especialmente para as chapas proporcionais do Legislativo. No caso da bancada cearense, legendas como PSDB e o PSB devem eleger por volta de quatro deputados federais, sendo dois tucanos e outros dois socialistas. Vale ressaltar […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Com o fim da janela partidária, as legendas devem começar a fazer, de fato, seus cálculos para a disputa eleitoral, especialmente para as chapas proporcionais do Legislativo.

No caso da bancada cearense, legendas como PSDB e o PSB devem eleger por volta de quatro deputados federais, sendo dois tucanos e outros dois socialistas.

Vale ressaltar que a nível local, o PSDB está passando por um processo de reestruturação com a filiação do senador Chiquinho Feitosa para assumir o diretório estadual do partido. A avaliação é que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) se afaste das atividades da sigla com o final do seu mandato na Casa Alta.

É bom ressaltar que a nível local, o PSDB não será hostil a chapa Lula-Alckmin e ficará na base liderada pelo governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT). Mas a nível nacional, o partido respeitará a federação com o Cidadania.

“O interessante é que a capacidade do candidato eleito pela federação partidária não tem mais de 80 mil votos, em contrapartida existe a possibilidade de eleger o segundo deputado federal, com menos de 60 mil votos”, avalia em seu relatório o sociólogo e gerente-executivo da consultoria LCFB, Luiz Cláudio Barbosa.

No caso dos socialistas, a expectativa é que o deputado federal Denis Bezerra consiga se reeleger com bastante tranquilidade. Além de Denis, o diretório do PSB cearense poderá eleger outro deputado federal, mas com uma perspectiva de também obter menos de 60 mil votos.

Já nas agremiações partidárias mais robustas como o PL, PSD, União Brasil e o bloco de situação (PT e PDT), a perspectiva é de que, cada legenda, consiga eleger até três deputados federais. Neste cenário, será uma proporção mínima de 15 parlamentares numa bancada de 22.

No caso do União Brasil, a legenda mudou de comando com a filiação do deputado federal Capitão Wagner e o seu grupo político de oposição local. Wagner lançou sua pré-candidatura ao governo do Ceará quando ainda estava no PROS.

Ainda na avaliação de Luiz Cláudio, outras três legendas terão bastante dificuldades para eleger apenas um deputado federal. “As agremiações com dificuldade para eleger apenas um representante, para o Congresso Baixo (Câmara): MDB, Republicanos e Progressistas”.

Outro fenômeno apontado por ele é o esvaziamento total das pequenas agremiações no Ceará. Esse bloco minoritário da política cearense é formado pelo Agir 36, Patriota, PMN, Podemos, PROS, Avante e a Rede Sustentabilidade.

Por fim, o sociólogo aponta que “já se desenhava esse cenário de pouca perspectiva para conclusão de uma chapa competitiva, para o cargo de deputado federal, com quase nenhum recurso de fundo eleitoral, por parte de qualquer agremiação pequena da política brasileira e da política local”.

Esse texto teve a colaboração do sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes