Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Modalmais/Futura: Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados no 1° turno

Por Gabriel Barbosa

30 de março de 2022 : 16h18

Na tarde desta quarta-feira, 30, foi divulgada a pesquisa da Modalmais/Futura onde mostra um empate técnico entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no 1° turno.

No cenário com seis candidatos, o ex-presidente marca 38,3% das intenções de voto contra 35,3% do inquilino do Planalto. Os dois estão empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento espontâneo, Bolsonaro chega a aparecer numericamente a frente de Lula com 33,4% e 32,9%. Esse fenômeno pode ser explicado pelo maior percentual de indecisos entre eleitores mais pobres e menos instruídos na pesquisa espontânea.

Já na estimulada, o numero de indecisos cai drasticamente, e quem é melhor nesta fatia do eleitorado leva vantagem.

Já no cenário de quatro candidatos, Lula vai a 42,4% ante 38,6% de Bolsonaro. No quesito rejeição, Bolsonaro lidera isolado com 45,6% e a de Lula chega a 41%.

Nos cenários de 2° turno, Lula vence Bolsonaro com 48,6% e Bolsonaro sairia derrotado com 41,6%. Branco e Nulo fica em 8% e Nenhum/Não sabe com apenas 1,8%. Outro detalhe relevante é que Bolsonaro venceria, no 2° turno, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 43,2% x 38%.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores entre os dias 21 e 25 de março de 2022. O registro no TSE n° BR-00758/2022. Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

13 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carlos Arnaud

02 de abril de 2022 às 05h38

Deve ser irmão da Vanessa (comunista) para falar tanta asneira.

Responder

marco

31 de março de 2022 às 09h03

a petezada já tá se sentindo mal

Responder

GIOVANI BARBOSA JUNIOR

31 de março de 2022 às 00h33

Mimimi de direitista arrependido mas de salto alto aí da. Kkkkkkk

Responder

Manoel

30 de março de 2022 às 22h53

Por telefone….ainda sim tentando colocar o Rejeito no 2ºTurno. Acham mesmo que – Gasolina 8,00
Arroz- 30,00 Diesel 6,80 Óleo Soja 11,50 Cenoura 13,00 Tomate 14,00 Mamão 16,00 Feijão 10,00
Remédios + 11% ….esta pesquisa por telefone , reflete a realidade??? Jamais ,que em 4 dias da data Fôlha houve um Tsunami , e ninguém ouviu e viu o Bolsonaro recebendo Propina em Barras de Ouro !!!

Responder

Alexandre Neres

30 de março de 2022 às 19h12

Convém registrar que tal pesquisa difere sobremaneira da do Datafolha publicada na semana anterior, que é muito mais confiável, e da do Ipespe publicada na sexta-feira passada, a qual mostrou que Bolsonaro não estava mais subindo e que Lula, sim, oscilou para cima. Estranhamente, tal pesquisa não foi objeto de comentários neste blogue, que tem por tradição analisar todas as pesquisas, mesmo as de institutos que não podem ser levados a sério, como o Paraná e outros mais.

Responder

EdsonLuíz.

30 de março de 2022 às 18h42

Ao que o Brasil está reduzido:

Lula ou jair bolsonaro; jair bolsonaro ou Lula.

Nós não podemos ser só isso!

Nós não podemos ser apenas uma rinha de populistas corruptos!

Nós não podemos ser apenas um Estado para demagogos usarem dinheiro público para comprar o apoio de populações pobres premidas por urgências de sobrevivência para si e para suas crias ultra-carentes e apavoradas pela miséria, deixadas ossificadas em sua condição de massa de manobra de autoritários atrasados e venais como jair bolsonaro e Lula.

Não podemos ser este país em que duas vertentes do pior populismo obscurantista domina a população se aproveitando da carência dos mais pobres e da precária e ideologizada formação política da maior parte da classe média para capturar o Estado e colocá-lo para favorecer à acumulação privada.

Se continuarmos a repetir essa nossa tragédia nós só vamos ser objeto de uso de empreiteiras como Oderbrecht, OAS e coisas iguais, abatedoras como JBS de Joerlei Batista e Mineradoras e petroleiras fajutas como as de Ike Batista.

Lembrem-se do que gente como jair bolsonaro, Lula, José Dirceu, o PT e muitos petistas apoiam para o mundo ao não esquecer que bolsonaro é adorador de Carlos Brilhante Ustra, de Pinochet e do Carniceiro Vladimir Putin e que Lula, o PT e muitos petistas são adoradores da ditadura da Venezuela, da ditadura de Cuba e do carniceiro Vladimir Putin!

Nunca se esqueçam que eles debocharam juntos do esfolamento do povo ucraniano pela ditadura da Rússia!

Responder

Jonathan

30 de março de 2022 às 18h31

Mais um Lollapalooza com 4 maconheiros gritando Fora Bolsonaro e Bolsonaro vai tomar no cù feito trogloditas e o atual Presidente da Republica ganha no primeiro turno…kkkkkkkkkkkkkk

E jaja chegam as manifestaçoes das feministoides abortistas para dar mais uma força ao Bolsonaro…kkkkkkkkkkkkk

Responder

    GIOVANI BARBOSA JUNIOR

    31 de março de 2022 às 00h34

    Lavar a boca antes de vomitar tanta asneira seria saudável.

    Responder

Natalia

30 de março de 2022 às 18h22

A esquerda jogaram no lixo pelo menos 10 anos bajulando, obedecendo feito cahorros a um pilantra, lavador de dinheiro.

Nao foi planejado nada pro futuro, nao foram criados jovens, ecc…e pro tanto nada tem ao orizonte.

Responder

Bandoleiro

30 de março de 2022 às 18h20

Acabou-se a época de tratar os brasileiros como idiotas que acreditam em tudo, de impor tudo de cima para baixo, de assaltar os cofres publicos para se financiar, para calar a boca da imprensa, para comprar amigos, bancos, ecc…

Daqui pra frente ou se faz politica de verdade, com os fatos, sem cretinices ideologicas anos 90 ou nao se ganham as eleiçoes mais.

Responder

Zulu

30 de março de 2022 às 17h39

Qualquer pessoa adulta sabe que Bolsonaro nunca teve menos de 35-40% de votos desde o primeiro dia de mandato e que as pesquisas eram e ainda são claramente desalinhadas com a realidade.

Responder

Kleiton

30 de março de 2022 às 17h36

Olha as “pesquisas” chegando ai Bibas….!!! Kkkkkkkkk

Lula Guerreiro do Povo Bananeiro !!! Kkkkkkkk

Responder

MIGUEL GRAZIOTTIN

30 de março de 2022 às 17h10

A pergunta que nenhum jornalista, estranhamente, nao faz: Porque Bozo está aumentando seu percentual gradativamente? Qual o evento(s) que justifica? Assim do nada?
Eu ouso responder. As pesqueisas tem que deixar Bozo proximo de LUla para operarem as urnas eltronicas, que lembrem bem, estao sob controle dos milicos. NAo por acaso Bozo fala mal delas de manha a noite. Quando vencer com a fraude das urnas, todos nao teram duvidas sobre a honestidade do genocida e dos milicos que o rodeiam e controlam as urnas…MAs, volatmao ao primeiro assunto: Porque ninguem se pergunta porque deste avanço do Bozo nas pesquisa? Esta todo mundo no teatro de 2022??

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro