Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Foto: Vano Shlamov / AFP

Diplomata norte-americana diz que EUA confia no sistema eleitoral brasileiro

Por Redação

11 de maio de 2022 : 11h56

A subsecretária de estado do governo dos EUA, Victoria Nuland, afirmou que a Casa Branca confia plenamente na urna eletrônica usada nas eleições brasileiras. Ela classificou a urna como “uma das mais fortes da América Latina”.

Na entrevista que concedeu a BBC News, Nuland também declarou que os brasileiros devem “ter confiança” neste pleito presidencial que, nas palavras dela, precisam ser “livres e justas”.

O posicionamento de Nuland acontece em meio aos ataques constantes de Jair Bolsonaro (PL) contra a urna eletrônica. Ele voltou a afirmar, sem provas, que a urna eletrônica é passível de fraude.

É bom ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que essa afirmação não condiz com a realidade e que todas as urnas são confiáveis e auditáveis.

Ainda na visão da diplomata norte-americana, o sistema brasileiro tem “instituições fortes, salvaguardas fortes, uma base legal forte” e estruturas institucionais consolidadas.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Gil Teixeira

11 de maio de 2022 às 15h15

Traduzindo:
Tentamos invadir o sistema mas não deu…

Responder

Paulo Werneck

11 de maio de 2022 às 14h40

Eu não confio nos Estados Unidos.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro