Menu

Pesquisa Genial/Quaest confirma liderança de Haddad, estagnação de Tarcísio e melhora de Garcia

Nesta quinta-feira, 7, foi a vez da Genial/Quaest divulgar o levantamento de intenção de voto para o governo de São Paulo. A pesquisa confirma a liderança do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. No cenário com o ex-governador Márcio França (PSB), o petista registra 29% das intenções de voto contra 18% […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Nesta quinta-feira, 7, foi a vez da Genial/Quaest divulgar o levantamento de intenção de voto para o governo de São Paulo. A pesquisa confirma a liderança do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.

No cenário com o ex-governador Márcio França (PSB), o petista registra 29% das intenções de voto contra 18% do socialista. O ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos) tem 12% e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) 8%. Branco/Nulo 17% e Indeciso 11%.

Sem França, Haddad chega a 35% das menções ante 14% de Tarcísio e 12% de Garcia. Os dois estão empatados tecnicamente na segunda colocação. Felício Ramuth (PSD) e Vinícius Poit (Novo) com 2%, cada. A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais.

Também com a saída de França, o índice de Branco/Nulo salta para 24% e Indecisos 12%. Outro ponto observado com a ausência do ex-governador é o crescimento de Garcia fora da margem. Enquanto Tarcísio e Haddad oscilam, o tucano sobe quatro pontos.

A melhora de Garcia no jogo eleitoral tem relação com as expectativas da população paulista com seu governo. Vale lembrar que ele assumiu o executivo estadual em abril, no lugar de João Dória (PSDB).

A pesquisa detectou que entre maio e julho, a expectativa de que o tucano fará um governo melhor do que Dória subiu de 29% para 36%.

“Expectativa que se constituiu principalmente no interior do Estado. Na capital e na Metropolitana não há evidência de mudança dessa percepção. Mas no interior, saiu de 29 para 39% quem acha que o Garcia será melhor que o Dória”, observa o CEO da Quaest, Felipe Nunes.

A rejeição também foi um ponto analisado pela pesquisa. Neste quesito, Haddad é o mais rejeitado com 49% dos entrevistados afirmando que “conhece e não votaria”. Garcia é rejeitado por 18% dos paulistas e Tarcísio 15%.

A Genial/Quaest também simulou com apoios presidenciais. Enquanto Haddad praticamente fica estagnado com o apoio de Lula/Alckmin, Tarcísio sai de 15% (sem apoio) para 28% quando apoiado por Jair Bolsonaro.

Mas por outro lado, a pesquisa também revela que 39% dos eleitores paulistas preferem que vença um governador que não seja ligado a Lula ou Bolsonaro. Um candidato lulista é o predileto de 30% e bolsonarista por 27%. Sem duvida que esse cenário interessa a Garcia.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 1° e 4 de julho de 2022 com 1.640 entrevistas presenciais em 76 municípios paulistas. A margem de erro estimada é de 2,4, com nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE BR-03964/22 e SP-05318/22.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

07/07/2022 - 19h25

Passei hoje por quatro municípios aqui da minha Região e há obras viárias de envergadura e estradas sendo recapeadas por todo lado. Fora o Bom Prato, lotado, sempre, onde se come boa comida a R$ 1,00 ou até de graça, para morador de rua. Sei não se o sargento Garcia não leva essa, viu!?

Paulo

07/07/2022 - 19h19

Não passarão. Petistas, fiquem fora de São Paulo!

Marcos Tiburcio

07/07/2022 - 17h26

Uma coisa que chama a atenção, e não foi tratada na matéria, é o fato da espontânea dar Tarcísio com 7% e Haddad com 5% e 81% de indecisos. Ou seja, mesmo sendo menos conhecido, o Tarcísio é mais lembrado em um momento em que a grande maioria das pessoas ainda não teria o voto definido na cabeça.

Além disso, com 49% de rejeição para Haddad parece ser complicado levar essa em um segundo turno.

Em suma, os números que – à primeira vista – parecem positivos para o Haddad, se olhados com atenção levam a um contexto difícil para o candidato.

alex

07/07/2022 - 10h42

Tarcisio ganha facil diante essas duas nulidades, um poste de lavado de dinheiro e uma especie de Felipe Massa.

O Barrichello jà cascou fora, nao quis correr o risco de chegar segundo ? Kkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes