Menu

Lideranças progressistas da América Latina divulgam carta para Ciro Gomes apoiar Lula no 1° turno

Diversas lideranças progressistas da América Latina assinaram e divulgaram nesta terça-feira, 20, uma carta onde pedem que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) retire sua candidatura para apoiar o ex-presidente Lula (PT) já no 1° turno. A carta foi assinada por figuras de esquerda mundialmente conhecidas como o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivez, e o […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Diversas lideranças progressistas da América Latina assinaram e divulgaram nesta terça-feira, 20, uma carta onde pedem que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) retire sua candidatura para apoiar o ex-presidente Lula (PT) já no 1° turno.

A carta foi assinada por figuras de esquerda mundialmente conhecidas como o Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivez, e o ex-presidente do Equador, Rafael Correa. Em um dos trechos, a carta diz que “ainda há tempo de reparar seu erro, companheiro Ciro. Dirija-se aos seus apoiadores agora e diga-lhes que a urgência da luta contra o fascismo não lhes deixa outra escolha a não ser apoiar a candidatura presidencial de Lula”.

“Peça-lhes aquele voto, crucial para derrotar no primeiro turno o capitão (assim, com letras minúsculas) e seus esquadrões armados; crucial também para impedir a perpetuação no poder de um homem que exaltava a figura do canalha que torturou Dilma Rousseff”, prossegue.

O documento também alerta que Ciro Gomes “não deve entrar na história do Brasil por aquela porta indigna, como a de um homem que, tendo lutado pelas boas causas de seu povo e alcançado importantes resultados, em uma instância crítica e decisiva para seu país comete um erro e abre as portas para um processo que semeia morte e destruição em seu país e que, sem dúvida, também o terá como uma de suas vítimas”.

Leia a íntegra da carta!

Caro colega Ciro Gomes:

Os abaixo assinados são militantes da esquerda latino-americana, profundamente antiimperialistas e comprometidos com a emancipação de nossos povos e a criação da Grande Pátria. Somos também pessoas que amam e admiram o Brasil e seu povo; à cultura primorosa daquele país: sua música, sua literatura, suas pinturas, sua gastronomia, suas diversas manifestações artísticas e também a longa luta de seu povo para ter acesso a uma vida mais plena, espiritual e materialmente.

Sabemos que você foi um lutador pelas boas causas do povo brasileiro ao longo de sua vida. É por isso que a perplexidade que nos leva a escrever-lhe esta carta e que nos move a enviar-lhe esta mensagem fraterna porque é incompreensível para nós, na atual situação brasileira, sua insistência em apresentar sua candidatura presidencial para o primeiro turno das eleições presidenciais eleições no Brasil, neste 2 de outubro, que sem o menor exagero pode ser considerado um ponto de virada histórico. Por quê? Porque a escolha fundamental não será entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio “Lula” da Silva, mas entre fascismo e democracia. E você, um homem político, inteligente e com larga experiência atrás de você, sabe muito bem que sua candidatura não tem absolutamente nenhuma chance de chegar às urnas, muito menos vencer no primeiro turno. A dura realidade é que, mantendo sua candidatura, caro camarada Ciro, a única coisa que você fará é dispersar forças, enfraquecer a força do bloco antifascista, com todas as suas contradições, facilitar a vitória de Bolsonaro e, eventualmente, abrir caminho para um novo golpe. Apesar de sua boa vontade, infelizmente você não está em condições de fazer nenhum bem, nenhum bem, e está em condições de causar grandes danos ao Brasil e ao seu povo. Você não será capaz de fazer o bem apesar de suas intenções porque suas chances de ganhar são zero. Ao enfraquecer a candidatura unitária de Lula, ao dispersar as forças do bloco que se opõe ao fascismo, o que você fará objetivamente (além de suas intenções, que não duvidamos são boas) será pavimentar o caminho para a perpetuação de Bolsonaro no poder.

Parece-nos que por causa de sua carreira você não deve entrar na história do Brasil por aquela porta indigna, como a de um homem que, tendo lutado pelas boas causas de seu povo e alcançado importantes resultados, em uma instância crítica e decisiva para seu país comete um erro e abre as portas para um processo que semeia morte e destruição em seu país e que, sem dúvida, também o terá como uma de suas vítimas. Não se pode ignorar a natureza perversa do atual presidente do Brasil. Suas palavras e promessas, mesmo aquelas que ele possa ter feito a você, são completamente inúteis. Bolsonaro é um personagem imoral, um fanático alucinado sem princípios morais que deixou mais de 700.000 brasileiros e brasileiras morrerem sem fazer o menor esforço para salvá-los. Ele também é um traidor em série, comparável apenas aos piores personagens de Shakespeare. E ele não hesitará por um momento em traí-lo assim que for conveniente para ele.

Ainda há tempo de reparar seu erro, companheiro Ciro. Dirija-se aos seus apoiadores agora e diga-lhes que a urgência da luta contra o fascismo não lhes deixa outra escolha a não ser apoiar a candidatura presidencial de Lula. Peça-lhes aquele voto, crucial para derrotar no primeiro turno o capitão (assim, com letras minúsculas) e seus esquadrões armados; crucial também para impedir a perpetuação no poder de um homem que exaltava a figura do canalha que torturou Dilma Rousseff. Você, por causa de sua história e de suas ideias, tem que fazer o impossível para impedir que uma figura tão monstruosa fique mais um dia no Palácio do Planalto. Além disso, devido à sua idade, não temos dúvidas de que ele continuará sendo uma figura de destaque na política brasileira. Que não é a vez dele, que as circunstâncias o obrigam a esperar. Não se esqueça que a paciência é um dos traços que definem os grandes líderes políticos.

Nada mais por enquanto. Esperamos que você aprecie o senso de solidariedade nesta mensagem. Receba um abraço fraterno de seus companheiros lutadores de toda a América Latina e Caribe.

Primeiras adesões

Adolfo Pérez Esquivel, Premio Nobel de la Paz, Argentina

Rafael Correa, ex presidente del Ecuador

Stella Calloni, periodista, ArgentinaR

Raúl Zaffaroni, ex Juez de la Corte Suprema, Argentina

Atilio Boron, politólogo, Argentina

Piedad Córdoba, Senadora, Colombia

Amado Boudou, ex vicepresidente de la Argentina

Gabriela Rivadeneira, ex presidenta Asamblea Nacional, Ecuador

Fernando Buen Abad, filósofo, México

Ignacio Ramonet, periodista, Francia/España

Ernesto Villegas, República Bolivariana de Venezuela

Hugo Moldiz, Bolivia

Xavier Lasso, periodista, Ecuador

Katu Arkonada, País Vasco/Bolivia

Jorge Lara Castro, ex canciller, Paraguay

Hernando Calvo Ospina, cineasta, Colombia

Esteban Silva, docente universitario, Chile

María Seoane, periodista, Argentina

Mempo Giardinelli, escritor, Argentina

Juan Eduardo Romero, diputado PSUV, Asamblea Nacional, Venezuela

Alicia Entel, docente universitaria, Argentina

Gilberto López y Rivas, antropólogo, México

Daniel Jadue, Alcalde de Recoleta, Chila

Mario Giorgi, Radio UNDAV, Argentina

Claudia V. Rocca, Rama Argentina de la Asociación Americana de Juristas

María Fernanda Barretto, escritora colombo-venezolana  

Daniel de Santis, docente universitario, Argentina

José Seoane, docente universitario, Argentina

Paola Gallo Peláez, Co-presidenta del MOPASSOL, Argentina 

Jorge Cantor, Argentina 

Rodolfo Hamawi, docente universitario, Argentina

Emilio Taddei, docente universitario, Argentina

Julio Ferrer, periodista, Argentina

Juan Ramón Quintana Taborga, ex ministro, Bolivia

Andrea V. Vlahusic, Co-presidenta del MOPASSOL, Argentina

Héctor Bernardo, periodista, Argentina

María Fernanda de la Quintana, periodista, Argentina

Jorge Elbaum, docente universitario, Argentina

Carlos López López, Parlamentario del Mercosur 

Ana María Ramb, escritora, Argentina

Pamela Dávila, periodista, Ecuador

Telma Luzzani, periodista, Argentina

Florencia Saintout, presidenta, Instituto Cultural de la provincia de Buenos Aires, Argentina

Ramón Grossfogel, docente universitario, Puerto Rico

Rafael Urrejola Ditborn, periodista, Chile

Paula Klachko, docente universitaria, Coord. REDH/Cap. Argentino 

Henry Morales, Coord. Movimiento Tzuk Kim Pop, Guatemala

Manuel Santos Iñurrieta, dramaturgo, Argentina

Carlos Bedoya, Coord. Latindadd, Perú

Alexia Massholder, docente universitaria, Argentina

Claudio Katz, economista, Argentina

Marcelo Rodríguez, docente universitario, Argentina 

Mario Alderete, Argentina

Graciela Josevich, AUNA Argentina

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

21/09/2022 - 11h34

Progressistas?

Corri os olhos na lista. Dos queconheço, eles se dizem progressistas e eu nada identifico progressismo com eles.

Há ali, inclusive, um frio assassino de opositor.

Identificar como progressistas os que eu conheço desta lista é a mesma coisa que identificar Lula, José Dirceu e Antônio Palocci e o jornal ‘Brasil171’ como progressistas!

Lula apoia o esfolamento da democracia e da liberdade pelo mundo todo, da África à Ásia.

Lula apoia o esfolamento das liberdades de crianças de Cuba que em julho/2021 se manifestavam por comida, remédio e liberdade; Lula apoia o esfolamento da liberdade de artistas de Cuba que em julho/2021 se mobilizaram na mesma manifestação que os meninos punidos.

Os meninos cubanos foram esfolados pelo regime de Cuba com penas de reclusão de até 4 anos; os artistas cubanos foram punidos com penas de até 20 anos.

Os blogues-panfletos do PT soltaram notas de apoio ao regime esfolador cubano.

Lula, neste momento, NÃO CONDENA o esfolamento da liberdade do povo da Ucrânia e fica de conversinha enquanto mulheres, crianças, escolas, hospitais, edifícios inteiros, aldeias ucranianas inteiras, cidades ucranianas e soldados da Ucrânia que estavam em seu país em paz estão sendo esfolados e seu país e territórios ucranianos são roubados pelo autocrata populista Vladimir Corvo Putrin Putrefato. Os ucranianos resistem corajosamente, juntos com seu presidente Volodimir Zelensky, por não mais quererem se submeter ao esfolamento de suas liberdafes e por buscarem progressismo.

A Ucrânia está recebendo o apoio e solidariedade de TODOS os progressistas do mundo inteiro, mesmo dos progressistas de esquerda ou de direita.

Incrível é que o PT, seus blogues antidemocráticos e Lula apoiam Pútin e a Rússia no esfolamento da democracia juntos com… o também urubu jair bolsonaro!

Como democrata e progressista, Lula é tão urubu quanto Putin, quanto os autoritários da Venezuela, quanto os ditadores cubanos, quanto…bolsonaro!

E Lula, ainda por cima, tanto quanto jair bolsonaro, é corrupto!

É impossível ser corrupto e progressista ao mesmo tempo. Mas como todo corrupto e apoiador de corrupto é desonesto, não surpreende que posem de progressistas sem o serem.

Os fatos os desmentem!

Fora Lula!
Fora bolsonaro!
Vocês dois são ameaça à democracia!

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br

Alexandre Neres

21/09/2022 - 11h02

Não sei por que o movimento progressista latino-americano divulga carta para alguém que iniciou na política estudantil no PDS, partido governista em plena época da ditadura.

A máscara caiu. O lobo solitário deve fazer o caminho de volta. Como dizia Raulzito, tudo acaba onde começou. Até porque esse segmento do espectro é mais propício para quem não é adepto de construções coletivas, nem tem base social, enfim, que não transita bem pela política em razão de suas idiossincrasias autoritárias.

Francisco

21/09/2022 - 10h29

Onde Ciro Gomes pisa, a grama não nasce.


Leia mais

Recentes

Recentes