Menu

FSB com o início do fim

A pesquisas espontânea e estimulada se afastam por apenas 2%, reforçando o elevadíssimo grau de decisão dos eleitores nessa reta final!

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisas espontânea e estimulada se afastam por apenas 2%, reforçando o elevadíssimo grau de decisão dos eleitores nessa reta final!

Acredito que apenas algo realmente grave ocorra, nem mesmo o debate da Globo será capaz de mudar algo.

Lula deu uma disparada na faixa entre 41 e 59 anos (11%) enquanto o Bolsonaro caiu (9%). No norte e centro-oeste há uma possibilidade fortíssima de que existem eleitores atravessando a rua com 4% saindo do Jair e indo para Lula. Mas no geral, o quadro é estável nas regiões.

O ex-presidente conseguiu avançar mais uma vez na classe média (2-5SM), enquanto Bolsonaro se manteve parado, o que é muito importante, hoje esse é um dos grupos que pode pavimentar a vitória em primeiro turno. Além disso, Lula conseguiu avançar no grupo com +5SM pela segunda semana consecutiva!

Já nas cidades de região metropolitana Bolsonaro teve uma disparada de 10%, enquanto Lula se manteve estável, vale uma atenção nesse ponto.

Regiões Metropolitanas geralmente possuem grandes colégios eleitorais e isso pode impactar na disputa para ganhar no 1T. Faltando menos de 10 dias para o 1T, maioria dos eleitores do Ciro e da Tebet sequer sabem os números dos seus candidatos, isso aqui confirma a inviabilidade definitiva dessa turma.

A quantidade de eleitores do Ciro que votariam em Bolsonaro aumentou em 9%. Os que votariam em Lula tinha 43% e agora tem 36% (-7%). Já 9% dos eleitores da Tebet que votariam em Ciro, agora estão com Lula que cresceu +11%.

A quantidade de Bancos/Nulos que votariam em Lula zerou pois provavelmente eles já migraram para o voto útil ou até mesmo para outros candidatos.

Bolsonaro volta a oscilar no alambrado dos 40%, levando 2 semanas para chegar nisso novamente. Algo que flagrantemente é uma mera oscilação na margem de erro. O presidente segue isolado na casa dos 30% em um quadro muito ruim nas condições dele.

A quantidade de eleitores do Ciro que votariam em Lula caiu 12%, enquanto aqueles que votariam no Jair cresceu 6%. Já os indecisos da Tebet, começaram a escolher um lado e agora a margem de eleitores dela que iriam de Jair num 2T subiu 13%. Entre os “não voto” Lula caiu 9% e Bolsonaro subiu 8%.

Rejeição e potencial de voto dos dois primeiros colocados segue estável, o que talvez indique que eventos como o debate da Globo, dificilmente irão mudar alguma coisa. A não ser quem um dos dois diga uma barbaridade. E os “nem-nems” seguem ilhados nos 10%

Aliás, temos uma outra “boca de jacaré” surgindo, agora na avaliação do governo, com a desaprovação em tendência de subida. No consolidado temos um leve “bocejo do jacaré”. Aqui também temos uma explicação da estagnação do Bolsonaro nessa pesquisa.

Com menos de 10 dias para o primeiro turno a desaprovação caiu apenas 1% por semana. Esse é o indicador que o governo precisa urgentemente melhorar e não consegue. A estagnação desse indicador vem acompanhada de uma péssima percepção do cenário econômico por parte da população.

O governo alardeia “melhoras” que não conversam com a vida real dos brasileiros. Essa péssima percepção da economia mostra que Bolsonaro segue restrito aos que já votam ou votaram nele, notem como aqueles que votaram nele ficou estagnado (oscilou na margem) enquanto nos outros grupos há queda, bem na reta final.

Lula tem uma recuperação entre os beneficiários do Auxílio Brasil e está em franco crescimento entre aqueles que vivem com algum beneficiário. Já entre os não beneficiários não há grandes movimentos.

A FSB mostra que apenas eventos extremamente inesperados ou coisas incríveis podem movimentar a disputa de forma significativa.

Dificilmente a debate da Globo irá gerar algum impacto relevantes a ponto de virar o jogo para alguém ou produzir um crescimento superior a 3%.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes