Menu

A Frente Ampla no Brasil e no Ceará

O ex-presidente Lula (PT) precisou apenas de menos de duas semanas, após a sua vitória, no segundo turno, para a sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PL), para reorganizar a sua base parlamentar. Lula literalmente já reuniu o seu centro democrático no Congresso, para o biênio 2023 – 2024: PSD, MDB, PDT, Avante, PROS, Solidariedade e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

O ex-presidente Lula (PT) precisou apenas de menos de duas semanas, após a sua vitória, no segundo turno, para a sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PL), para reorganizar a sua base parlamentar. Lula literalmente já reuniu o seu centro democrático no Congresso, para o biênio 2023 – 2024: PSD, MDB, PDT, Avante, PROS, Solidariedade e Outros. A federação partidária lulopetista (PT, PC do B e PV) em parceria com o Partido Socialista Brasileiro (PSB); é sem dúvida a nave mãe do terceiro mandato de Lula.

A Consultoria LCFB acredita na substituição do modelo administrativo do grande guarda-chuva político e administrativo do lulopetismo, pois tínhamos vários partidos de todas as cores ideológicas: do PC do B (Comunistas) até o Progressistas ( Ex-Arena).

O novo modelo pós-lulismo é o ônibus – administrativo, com os partidos progressistas, nas cadeiras da frente, e os aliados do segundo turno da sucessão presidencial, nas cadeiras de centro, com certeza os adesistas, nas cadeiras de fundo. A Consultoria LCFB prevê um processo de inclusão de várias correntes políticas, no terceiro mandato presidencial tendo a frente Lula (PT).

O governador eleito do Ceará, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), sem dúvida vai manter o condomínio político-administrativo do ex-governador Camilo Santana (PT), contudo, o principal parceiro da administração pública, não será o grupo do senador Cid Gomes (PDT) sem os ciristas, pois esse papel é da seção cearense do Partido dos Trabalhadores.

Elmano de Freitas vai manter o modelo administrativo e político ao estilo guarda-chuva, com a federação partidária lulopetista (PT, PC do B e PV) ao centro, já próximo do centro, mais ainda na sombra, o MDB e o Progressistas, porém, os seguintes partidos entre a sombra parcial e a não sombra total: PDT, PSB e Cidadania – PSDB. Não é um modelo de muita inclusão, mas somente de adesão espontânea dos aliados de segundo turno da sucessão presidencial; em solo cearense ao Governo Estadual. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é gerente executivo da Consultoria LCFB

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes