Menu

Boas e más notícias da transição

Ao contrário do que indicam o choro e o ranger de dentes do mercado e seus asseclas, os sinais de Lula sobre o projeto econômico do novo governo são alvissareiros. A história econômica das nações demonstra cristalinamente que expandir o gasto público é bom (e necessário) em muitos momentos. Que o digam EUA e China, […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Pedro Gontijo/ Senado Federal

Ao contrário do que indicam o choro e o ranger de dentes do mercado e seus asseclas, os sinais de Lula sobre o projeto econômico do novo governo são alvissareiros.

A história econômica das nações demonstra cristalinamente que expandir o gasto público é bom (e necessário) em muitos momentos. Que o digam EUA e China, que usam e abusam desse tipo de expediente para garantir a dianteira em sua renhida disputa pela hegenomia do mundo.

Se alguns comentaristas preferem ignorar os fatos e continuam tratando investimento público como uma ofensa imperdoável, paciência. Agora hay gobierno, senhores. E há um presidente que dá sinais de que não se prostrará ao liberalismo antipovo que grassou por aqui nos últimos anos.

O mercado fica nervoso à toa. Eu nunca vi um mercado tão sensível como o nosso. É engraçado que esse mercado não ficou nervoso durante quatro anos do Bolsonaro.

Lula mandou essa com um sorriso no rosto. Maravilhoso.

Em outras áreas, contudo, os nomes anunciados para a equipe de transição não são tão animadores assim.

Na educação, por exemplo, foram nomeadas pessoas ligadas a conglomerados educacionais comandados por ricaços que, por óbvio, não têm interesse algum em contribuir para uma educação emancipadora. Militantes e ativistas criticaram, com razão, as poucas pessoas comprometidas com a luta por uma educação libertadora presentes na equipe.

A educação é estratégica demais para estar submetida à lógica do lucro. É necessário um projeto ambicioso de longo prazo para que a educação pública tenha estrutura e projeto pedagógico condizentes com o papel que o Brasil pode desempenhar nas grandes lutas globais do nosso tempo: contra o fascismo, a injustiça social e as mudanças climáticas.

Os nomes escolhidos para a área da comunicação – área tão estratégica quanto a da educação – também foram alvo de críticas de ativistas do setor.

Os erros cometidos pelos governos petistas nesse campo foram centrais para a efetivação do golpe que derrubou Dilma do poder. É necessário, portanto, um giro de 180º na comunicação, com as devidas adaptações à vertiginosa era da pós-verdade em que nos encontramos.

***

O governo Lula nem começou mas já está em disputa – como todo governo, aliás.

O papel da militância de esquerda é entrar nessa disputa de cabeça, e não dizer amém para tudo que o governo fizer. O governo sofre pressão de todos os lados; a esquerda precisa fazer o devido barulho quando ele estiver balançando para o lado de outros interesses que não os populares.

E cerrar fileiras com Lula quando suas ações estiverem caminhando para o lado certo.

Que o mercado continue passando nervoso.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

12/11/2022 - 12h06

Não acredito que as forças armadas vão encobrir todas as falcatruas do presidente bolsonaro criando todo tipo de problemas, desrespeito às leis e diz jogar nas quatro linhas da constituição, e desrespeitar a constituição e as leis, exemplo a lei de transparência, sigilo de 100 anos em atos de uma organização paramilitar. E como se não bastassem reformatar os computadores do Planalto ,é por isso que meu filho ao completa 18 anos serviu o exército esqueceu o armário dele aberto roubaram o creme dental, desodorante e perfume dele. No 23 BC de fortaleza, um recruta assaltando mercadinho é esse tipo de exército que o bolsonaro quer?

Uganga

11/11/2022 - 19h36

Os governos do PT foram entregues a carteis de grandes empresas e bandidos de todas as especies para se financiar, comprar o congresso e poder ficar no poder…

Diante desses antecedentes criminais nao se entende quais boas noticias possam sair desse aglomerado de bandidos, de trogloditas e gente movida a ideologias mongolas.

Jonathan

11/11/2022 - 19h32

Pela foto esse Pedrinho do Toddy parece um rapaz jovem (cara de retardado a parte) mas tema cabeça de um velho bode comunistoide dos anos 80

A imbecilizaçào ideologica nas faculdades brasileiras é um cancér desse pais.

    Antonio Lemos

    12/11/2022 - 06h21

    Corretíssimo Jonathan

    Quando a gente NÃO tem argumentos para contrapor o que foi escrito, a gente ataca quem escreveu.

    kkkkk

Natalia

11/11/2022 - 19h26

Dà pra ver o tamanho da desgraça onde os brasileiros foram se enfiar novamente….?


Leia mais

Recentes

Recentes