Menu

A Folha quer deixar pobres morrerem de fome

Me perdoe o título aparentemente sensacionalista, leitora, mas é a mais pura verdade. E podemos chegar a essa conclusão simplesmente observando o apelido que a Folha deu à PEC que tramita no Congresso, que autoriza o governo a ultrapassar o teto de gastos para conseguir pagar programas sociais como o Bolsa Família. O Globo e […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Me perdoe o título aparentemente sensacionalista, leitora, mas é a mais pura verdade.

E podemos chegar a essa conclusão simplesmente observando o apelido que a Folha deu à PEC que tramita no Congresso, que autoriza o governo a ultrapassar o teto de gastos para conseguir pagar programas sociais como o Bolsa Família.

O Globo e o Estadão, jornais conservadores sem qualquer pendor esquerdista, têm se referido ao projeto de emenda à constituição de forma sóbria e correta: PEC da Transição. A PEC é necessária para honrar alguns compromissos assumidos por Lula na campanha – e também seria necessária caso Bolsonaro tivesse vencido, para honrar os compromissos que também fez.

A Folha, que se vende como um jornal “a serviço da democracia”, está chamando o projeto de PEC da Gastança.

“Gastança”, Folha?

O Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU. Mais da metade da população convive com algum grau de insegurança alimentar. 33 milhões passam fome.

E os editores da Folha, que certamente fazem suas três refeições diárias de qualidade, têm a pachorra de mandar escrever que pagar o Bolsa Família — o programa que pode salvar pessoas da morte por falta de alimento — é uma “gastança”.

É surreal. E nojento.

Seguir um pressuposto econômico falso – o de que aumento de gastos públicos é sempre ruim para a economia – é, para a Folha, mais importante do que evitar a morte de brasileiros por inanição.

E no fundo nem é isso. O que os donos da Folha querem, na verdade, é que o Brasil continue sendo um país subdesenvolvido, subalterno às grandes potências do mundo, com uma multidão de miseráveis a servirem um punhado de nababos – dentre os quais se incluem, evidentemente, os donos da Folha.

Pois sabiam que agora temos um governo com responsabilidade social, senhores. A fome voltou a ser mais urgente do que lorotas econômicas.

Garantir que os brasileiros todos tenham o que comer não é gastança. É humanidade básica.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

20/12/2022 - 16h31

Não tem preço ver os bolsonaristas vociferando, bufando de raiva, e tentando convencer com a mesma antiga arenga que já repetiram vezes sem conta.
É humor garantido, risada certa.
Rá, rá, rá, rá, rá, rá….

Nelson

20/12/2022 - 16h28

O orçamento da União destina, todo ano, 50% ou mais de seus recursos para a amortização da dívida pública federal.

Como qualificar esse tremendo despautério, essa ignomínia, esse escárnio para com o povo brasileiro que segue carente de educação e saúde públicas de qualidade, de moradia digna, de saneamento básico, de emprego decente?

Contudo, não consta que a Folha chame de gastança a essa montanha enorme de recursos que é destinada à dívida todo ano e cuja maior parte é destinada para os cofres de um pequenino punhado de rentistas, gente já rica, mi e bilionários.

Nelson

20/12/2022 - 16h17

“Quando faço críticas mostrando a realidade das privatizações, por exemplo, eles não publicam dizendo ser ofensivo.”

Como assim, Petrônio Filho? Essa tu não me aplicas, pois eu sempre soube que a Folha é uma das campeãs da defesa da liberdade de expressão.

Petrônio Alves Corrêa Filho

20/12/2022 - 13h41

Assino a Folha On-line. Sempre teço comentários nela. Realmente, seus editores estão do lado do mercado quando defendem as privatizações e o tal controle de gastos (menos para o mercado). Quando faço críticas mostrando a realidade das privatizações, por exemplo, eles não publicam dizendo ser ofensivo.

Laurindo Burin

20/12/2022 - 10h15

Apoiar um governo miserável, incopetente,o pior da história do Brasil, é lamentável.Visto que foi uma administração voltada para os ricos afortunados, separando rico de pobre, ou seja transformando o trabalhador em escravo, sem aposentadoria, sem educação, saúde, um Estado enchuto, com orçamento secreto e com a maior carga tributária do mundo.

Donato Luft

20/12/2022 - 09h14

É incrível o que esses nababos defendem, são tão burros e inócuos que eles mesmos conseguem se auto destruir apesar de todas as formas ilícitas que lhe foram sempre concedidas para sobreviverem………Agora chegou o digitalismo e sequer sabem o que fazer e não perceberam que deram um tiro no próprio pá pois desse mundo digital os pobres foram excluídos e é exatamente ali que estão se ferrando………Me refiro a essa mídia podre e purulenta e sem rumos!!!

Edu

20/12/2022 - 07h27

Como diz o encantador de vermes : “vc não vê ninguém pedindo nada na fila da padaria” …
Discutir com um ser desprezível, um tremendo filho de uma puta, é inútil…
Quando o ser é assim, só devemos lembrá-lo do que realmente é. Um escroto miseral, um atraso para a humanidade.

Uganga

19/12/2022 - 23h17

Esse é o padrão democrático da esquerda bananeira…o que passa na cabeça deles é democracia, qualquer outra coisa é no mínimo fascismo.

Esses são os democratas auto proclamados que precisam correr a escrever algo contra a imprensa quando a mesma diz algo com a qual não concordam ?

paulo werneck

19/12/2022 - 22h58

Não gasto meu dinheiro com a falha.

Orlando Soares Varêda

19/12/2022 - 22h05

Tá complicado meu “cumpadre.”
Será que o blog poderia disponibilizar um professor para alfabetizar adultos tão ignorantes, como o bando que “sentou praça,” justo aqui neste blog?
Orlando

Luttgardes Neto

19/12/2022 - 20h17

A CNN chama de PEC do Estouro!!!???? Impressionante, vai no mesmo tom que a Folha!! Nojentos

Fanta

19/12/2022 - 17h50

A Folha tà chamando essa conta para pagar a eliçào do Canastro pelo que é…gastança que nao resolve nada, nem a curto, medio e nem longo prazo.

Jonathan

19/12/2022 - 17h49

Nem no Burquina Faso, Burundi e Zambia juntos tem 33 milhoes de pessoas passando fome.

Como conseguem repitir essas besteiras sem usar a cabeça antes ? Ou é proposital…?

Canastra

19/12/2022 - 17h42

Quem morre de fome todos os dias é a cabeça oca dos brasileiros.

Efrem Ventura

19/12/2022 - 17h40

E’ sempre a mesma foto hà 15 anos, nao conseguem achar outra sò para mudar um pouco ?

Uganga

19/12/2022 - 17h39

Dizer que 33 milhoes de pessoas passem fome no Brasil é ofender a inteligencia humana e principalmente ofender os brasileiros que acordam cedo para trabalhar, é dizer que os brasileiros nao sao capazes de por comida no proprio prato.

O que nao falta no Brasil é trabalho para quem estudou, sabe fazer algo e tem vontade de fazer.

Mas sò depois eu lì que o autor do texto era Pedro Breier….kkkkkkkkkkkkk

Edu

19/12/2022 - 17h05

O antipetista, filho de uma rampeira, é o que há de pior no planeta. É o desumano descarado, verme, que temos o azar de ter ao nosso lado, para nos atrasar.
Marilena Chauí falou, sabiamente, sobre esses estrumes que andam, falam e escrevem bosta.

Jorge Fernandes

19/12/2022 - 17h02

O MIguel vai ter um trabalho enorme para desratizar o blog

Alexandre Neres

19/12/2022 - 16h49

A Folha, com seu liberalismo infantil, com seu jogo duplo e dúbio, não raro presta ao país um desserviço maior do que os próprios jornalões conservadores, haja vista o famigerado caso das camionetes emprestadas à ditadura para transportar presos políticos.

Semana passada a Folha corroborou todas as acusações que lhe são destinadas ao demitir sem mais nem menos o decano do jornalismo brasileiro aos 90 anos, o inigualável Janio de Freitas.

Dudu

19/12/2022 - 15h33

Considerando que o Brasil é o segundo consumidor de cocaína do mundo (fora o resto….) perdendo só para os EUA quanto dessa montanha de dinheiro não irá parar nas mãos de traficantes e facções ?

Não há a mínima dúvida que quanto maior o assistencialismo maiores as falcatruas e o desemprego eterno.

Esses programas não resolvem problema algum, mas isso não é nenhuma novidade.

Tony

19/12/2022 - 15h27

Há pouquíssimas pessoas passando fome no Brasil e o que não falta são programas sociais, bolsa isso e aquilo, distribuição de cestas básicas, etc…

Nem os índios que vivem na floresta passam fome hoje em dia.

A maioria de quem trabalha e não tem problemas com droga ou álcool pode ter muitos problemas mas onde passar fome é o último.

Maia da metade dos problemas do Brasil seriam resolvidos da qui 30 anos se a partir de hoje os brasileiros começassem a usar a cabeça e parassem de fazer filhos a toa sem ter condições para mantê-los.

Isso é utopia.

Ronei

19/12/2022 - 15h20

Globo conservador…
Venzuela , Cuba e Nicarágua democracias…
33 milhões de pessoas com fome…

Pedrinho… a gente conhece seus limites e tentamos te ajudar mas desse jeito fica difícil viu, ajude a nós te ajudar…

Kleiton

19/12/2022 - 15h14

33 milhões de pessoas passam fome ? Kkkkkkk

O Banco Mundial já enterrou essa besteira de uma ONG de esquerda para que fosse usada na campanha elitoral, assim como a asneira da Folha sobre os 4778 imóveis de imóveis de atual Presidente da República.

As eleições acabaram, os brasileiros caíram nesses besteiras para depensantes cronicos mais uma vez enão precisa mais inventar nada.

Agora é só gastar bilhões que não existem e pagar os votos ao Larápio.

Milhões de amongolados que pularam atrás de um carro elétrico gritando é 13 estão esperando, rentistas tambem…


Leia mais

Recentes

Recentes