Menu

Jeffrey Sachs também critica os juros altos no Brasil

Durante sua participação no seminário do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista estadunidense Jeffrey Sachs, que é professor da Universidade Columbia e diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável, também criticou a alta taxa de juros no Brasil, estipulada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Sachs disse que o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Divulgação

Durante sua participação no seminário do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista estadunidense Jeffrey Sachs, que é professor da Universidade Columbia e diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável, também criticou a alta taxa de juros no Brasil, estipulada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Sachs disse que o Brasil sofre com essas taxas altíssimas. Segundo ele, os atuais níveis de juros não podem ser justificadas pela situação fiscal do país. O economista também destacou que não é momento de austeridade fiscal e defendeu, principalmente, a expansão dos investimentos públicos, para que a economia brasileira saia da situação ’empacada’.

“O Brasil é punido por taxas de juros altíssimas, por políticas de juros altos do Banco Central, que acho muito difíceis de explicar. […] A situação fiscal do Brasil é totalmente distorcida através de juros extraordinariamente altos. Eu diria que são altos não pelos fundamentos fiscais. Um desses motivos são as políticas do Banco Central, que manteve juros altíssimos”, declarou o economista.

Nobel de economia critica taxas de juros

O economista e professor Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, criticou duramente a taxa de juros no Brasil. Ele avaliou como “chocante” e que pode ser considerada uma “pena de morte”. Ele destacou a ação dos bancos públicos na sobrevivência da economia brasileira.

Vale lembrar que Stiglitz participou do seminário “Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento teve apoio do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante sua fala, o economista criticou a condução do Banco Central, por parte de Roberto Campos Neto, mas sem citá-lo nominalmente. “Um Banco Central independente e com mandato só para inflação não é o melhor arranjo para o bem estar do país como um todo”, disse Stiglitz.

“A taxa de juros de vocês (Brasil) é de fato chocante. Uma taxa de 13,7%, ou 8% real, é o tipo de taxa de juros que vai matar qualquer economia”, lembrou o economista. “É impressionante que o Brasil tenha sobrevivido a isso, que seria uma pena de morte. E parte da razão disso é que vocês têm bancos estatais, como o BNDES, que tem feito muito com essas taxas de juros, oferecendo fundos a empresas produtivas para investimentos de longo prazo com juros menores”, completa.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes