Menu

O PT está aproveitando a falta de oposição

Não é a primeira vez que falo (veja aqui e aqui) que o Brasil não tem mais uma oposição organizada que discuta projetos e visões de país, apenas views e likes nas redes sociais. E na ausência de uma oposição organizada, capaz de pautar o governo e ser propositiva, é normal que alguns achem que […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Não é a primeira vez que falo (veja aqui e aqui) que o Brasil não tem mais uma oposição organizada que discuta projetos e visões de país, apenas views e likes nas redes sociais. E na ausência de uma oposição organizada, capaz de pautar o governo e ser propositiva, é normal que alguns achem que o Partido dos Trabalhadores está fazendo oposição.

É um partido sólido e robusto, com suas posições e agendas bem definidas. É normal que acabe ganhando destaque nas discussões para pautar o governo.

E inclusive, não há momento melhor balizar o governo do que agora enquanto ele define as fundamentações do seu governo e constrói uma base no Congresso Nacional. Hoje, toda a governabilidade que o governo pode e vai ter será emprestada pelos presidentes do senado e câmara que são políticos pragmáticos, vão onde enxergam mais benefícios para eles próprios e seu grupo político.

Ou seja, Pacheco e Lira as vezes podem até dificultar a vida do governo em um tema ou outro, mas não necessariamente o farão por serem contra o governo, talvez só não enxerguem os benefícios que podem obter com aquela pauta.

E sem precisar se preocupar com a oposição, o PT tem a oportunidade discutir o país praticamente sozinho e fazer cobranças mais incisivas ao governo. O que o governo federal não pode fazer é virar as costas para a sua própria bancada e limitar o diálogo, ou então enfrentará problemas.

Um exemplo disso foi no próprio governo Dilma Rousseff, muitos parlamentares petistas reclamavam constantemente que não eram recebidos ou ouvidos pelo Planalto, o que enfraqueceu ainda mais a sua própria base.

Ainda ali entre 2013 e 2016 havia uma oposição mais propositiva, por isso, a “oposição” do PT acabou agravando ainda mais o cenário, principalmente quando se iniciaram as discussões do problemático ajuste fiscal e o final dessa história todos nós sabemos.

O governo precisa manter o diálogo com a própria base, assim como precisa também conversar com os presidentes das casas legislativas.

Talvez o único sinal de alerta ao governo seja a frequência em que essas discussões estão indo parar na imprensa, um sinal de que o dialogo possa não estar tão fluente assim e que parlamentarem estão precisando usar a imprensa para que sejam ouvidos, embora talvez estejam indo para imprensa justamente por essa “ausência” de oposição.

O governo não precisa atender todas as demandas, os parlamentares sabem que isso não é possível, o que querem é dialogo. Política é assim, se discute 100 para pedir 70 e no fim chegar em 30 e todo mundo fica satisfeito.

Vivemos tempos novos e diferentes de um Brasil pós-bolsonarismo e pós-antipolítica. Tudo é novo e tudo é uma oportunidade.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

16/04/2023 - 16h29

As provas da corrupção de Lula são assumidas por Lula.
▪O que Lula e seus lulistas mais querem é, oara usar a linguagem de Lula, FODER com Sérgio Moro.

Seria fácil:: apenas Lula teria que questionar as provas do pricesso que o condenou.

Ao reabrir o processo, dele não cairia nenhuma provas, já que “não há provas da corrupção de Lula” rss! Kkkkkkkkkk!

Mas::
▪Lula deu entrada por anos em quase 500 recursos (na última verificação estava em 486 recursos) e NUNCA recorreu das provas.

Lula só recorreu e se agarrou nos errinhos burocráticos do rito do processo. Sempre Lula fugiu de questionar as provas, pelo simples fato de as provas contra Lula serem inquestionáveis e, pelas provas, Lula estar condenado no mesmo processo pir 1/2/3/4/5/6/7/8/9 juízes.

Alexandre Neres

16/04/2023 - 11h31

“Eu não vejo diferença entre Lula e Bolsonaro, da picaretice da corrupção à gastança de dinheiro público com interesse eleitoral, Lula e Bolsonaro são iguais.” (Senhor Edson Luiz Pianca)

Não há nenhuma prova acerca da corrupção de Lula, quanto à de Bolsonaro colo um texto abaixo. Comparar a “gastança” de dinheiro público com interesse eleitoral entre o Presidente atual e o falecido, a uma evidencia que o senhor não passa de um neoliberal que é contra a assistência aos desvalidos, a duas o que houve nas eleições de 2022 não é comparável ao que quer que seja, a nenhum governo anterior, com um gasto desenfreado à véspera das eleições desequilibrando o pleito, inclusive com operações da PRF para dificultar o voto dos eleitores lulistas.

Todavia, o que o senhor está escamoteando são os atos de maior gravidade perpetrados pelo mitômano, como os ataques antidemocráticos e aos poderes constituídos, culminando com a intentona golpista de 8J que até hoje o senhor não abordou com a devida profundidade, como o descaso com a pandemia possibilitando que centenas de milhares de pessoas fossem a óbito e como seu desrespeito sistemático às mulheres, aos pobres, aos negros, aos homossexuais e aos povos indígenas.

Senhor Edson Luiz, o senhor é digno de pena, com sua atitude recorrente de passar pano para o genocida o tempo todo.

Corrupção bolsonarista, um epílogo – CONRADO HÜBNER MENDES

Falta de denúncia e punição a Bolsonaro evidencia corrupção do sistema de Justiça
A corrupção bolsonarista é um modo de vida. De vida em família. Em 2022, narrei essa novela em dez capítulos.

A série passou por “rachadinhas”, assessores-fantasma, compra de imóveis com malas de dinheiro, decretação de sigilo irrestrito, apagão de dados, barras de ouro, kits robótica, orçamento secreto, assédio eleitoral, militarismo cleptocrático, milicianismo armamentista, fraude da vacina. Com Augusto Aras e Augusto Heleno de chaveirinhos de bolso. O último capítulo concluiu: “Parece ruína, mas ainda é desconstrução.”

Não acabou e não vai acabar.

Derrotado nas eleições que buscou suprimir, Jair Bolsonaro voou para um autoexílio em Orlando antes de terminar o mandato. Não passou a faixa, tentou golpe com seus generais e ministro da Justiça.

Voltou, foi submetido a interrogatório policial, obrigado a devolver as joias escondidas no sítio do seu piloto de corrida e a prestar contas sobre as joias de R$ 16 milhões apreendidas. Crime de peculato, mas, segundo seu filho Flávio, “presente de caráter personalíssimo, independentemente do valor”.

Vivemos para testemunhar o epílogo patético de um rapineiro. Ou será o primeiro capítulo de nova temporada? Vai depender do sistema de Justiça, cúmplice histórico da corrupção bolsonarista.

A biografia de Jair Bolsonaro não aceita distinções da república: entre o público e o privado; entre Estado, governo e família; entre povo e coro de apoiadores; entre eleição e aclamação, instituições e pessoas. Entre direitos fundamentais e desejos da maioria, entre liberdade e prevalência contingente do mais forte e astuto.

Bolsonaro é sujeito privado que representa somente a si. Tem bloqueio cognitivo a abstrações do Estado de Direito. Não lhe importa a lei, mas quem a aplica. Quem possa ser intimidado, capturado ou absorvido no esquema. O fiscal do Ibama ou da Receita, o chefe da Polícia Federal, o procurador-geral da República, o desembargador, o ministro do STF ou do STJ: não há lei mediando relações, só aliados a premiar e inimigos a combater.

Foram 30 anos de preparação de um político na delinquência, sob o olhar leniente de STF e Câmara dos Deputados. A ocasião histórica fez dele o autocrata que alçou o Brasil à crista da onda global do declínio democrático. Onde ainda estamos, mas com esperança de desacelerar, interromper e reverter o declínio.

A instituição “dizem ministros”, essa voz sem rosto, violadora da ética judicial, alimentada pelo jornalismo declaratório em off, revelou que “Bolsonaro ficará inelegível, mas não deve ser preso”. Quantos ministros integram a “dizem ministros” não sabemos, mas o recado insinua acordo informal de anistia. Informal e corrupto.

Não duvide que nova irresponsabilização da corrupção bolsonarista, depois dos quatro anos de criminalidade serial e institucional, venha empacotada como conquista da “descriminalização da política”. Como foi a nomeação e recondução de Augusto Aras, um pilar indispensável do descalabro.

Porque a redução do mundo da Justiça entre lava-jatistas (por heterodeclaração) e antilava-jatistas (por autodeclaração) tem nos induzido a uma idiotia sectária muito rentável a interesses empresariais e advocatícios. Arapuca que partidos progressistas compraram sem perceber. Tática cínica que o centrão adotou sabendo bem do que se trata.

A “advocacia em festa” adulou Augusto Aras por tudo que ele já não fazia em 2020. Mais tarde, quando o morticínio deliberado e ameaças de golpe eram ignorados pelo seu raio descriminalizador, a advocacia lobista alegou que, “para enfrentar a volta do lava-jatismo, é preciso reconduzir o Dr. Aras”. Fabricar sombra do lava-jatismo virou grande negócio.

O esquema jurídico de acomodação dos ilícitos bolsonaristas não envolve, porém, apenas Dr. Aras. Envolve todos os que lhe deram paz de espírito e certeza de que não sofreria consequências pelos deveres jurídicos que não cumpriu. O STF impediu que o Conselho Superior do Ministério Público o processasse.

Teve também uma intrincada tabelinha entre STF, STJ e TJ-RJ para inviabilizar a investigação das “rachadinhas” familiares. Assistimos invalidações monocráticas de demorados esforços de investigação contra Bolsonaro, o não acolhimento de ações de improbidade contra ministros bolsonaristas ou o simples engavetamento.

Depois de tudo, Bolsonaro ainda não sofreu sequer uma denúncia. “Ministros dizem” que é o tempo judicial. Nesse “tempo judicial”, estaremos todos mortos.

Flávio resumiu: a nossa corrupção é personalíssima. É contra o comunismo, conservadora dos valores da família armada, pela liberdade de incitar pânico em escolas, afanar joias e enriquecer por meio do crime. Um cidadão locupletado jamais será escravizado.

Mas a nossa corrupção é também magistocratíssima. Não sobreviveria sem a covardia e o beneplácito da magistocracia.

carlos

16/04/2023 - 09h51

Esse maudiagramado, não sabe o que está falando,se não tem nada prá fazer vai procurar uma lavagem de roupa, chega ridículo, se bastassem tem até desembargador, achando que é Deus.

EdsonLuíz.

15/04/2023 - 21h03

Você é doido e picareta, Alexandre Neres.
O PT produz coisas como você!

Eu não vejo diferença entre Lula e Bolsonaro, da picaretice da corrupção à gastança de dinheiro público com interesse eleitoral, Lula e Bolsonaro são iguais.

E vejo menos diferença ainda entre petistas como você e os bolsonaristas-raiz.

Mas quando um merda como o Lula faz declaração de proteção aos assassinos da Rússia, ele se associa aos mísseis explodindo crianças em creches na Ucrânia e a outras atrocidades. E Lula ainda quer que o mundo democrático não dê nem as armas de segunda-mão que está dando para os ucranianos se defenderem.

Quem faz estas coisas que Lula está fazendo só pode estar com a alma muito doente! Está, não:: “É” doente!

■Também, o que esperar de quem vive de falcatruas desde os tempos de dirigente de partido::
▪Uma apuração do próprio PT à época, feita por uma comissão composta por Eduardo Cardoso, Hélio Bicudo e por um publicitário do qual não me lembro o nome, concluiu que havia o que ser apurado com mais profundidade nas ligações do advogado Roberto Teixeira com as prefeituras do ABC.

Roberto Teixeira é amigo de Lula e Lula morava, à época… em um imóvel de Roberto Teixeira.

Nada foi apurado destas denúncias, que tiveram origem no próprio PT!
▪Anos depois viriam o mensalão e o petrolão, que serviram para corromper parlamentares, partidos políticos, empreiteiras e outras empresas corruptas, e ainda sobrou coisinhas como tríplex e sítios…

Quantas pessoas morreram por falta de dinheiro que deveriam ter ido para a saúde e serviram para estas picaretagens de Lula?

Não me surpreende ver Lula associado a ditadores cruéis e rindo do que estão fazendo contra o povo da Ucrânia e contra a democracia. Me assusta que Lula chegue a este ponto que está chegando. Mas não me surpreende!

Eu não tenho dúvidas da insanidade de Jair Bolsonaro. Mas não acho que Lula está muito longe. Lula apenas disfarça e conta com esquemas de disfarce melhores que Bolsonaro.

Sobre mim, Alexandre BolsoNeres:: minha honra, minha dignidsde, minha ética s minha moral estão bem acima da sua delinquência* polírica!
*Pronto:: daqui alguns dias vem ele chamar a mim de delinquente sem mais nem menos, só para usar suas práticas de jagunço.

carlos

15/04/2023 - 17h01

Eu não gostaria de falar sobre alma doente ou alma saudável, eu aqui sobre uma afirmação de um palhaço desembargador do Paraná, dizendo que o povo do Paraná é culturalmente superior ao povo do Norte e Nordeste, sem nenhum pesquisa, que não se perca pelo nome: Mário Hélio Jorge, é esse intolerante,misogino que afirmou sem nenhuma pesquisa, chegou a essa conclusão.

Henrique Alves Sales

15/04/2023 - 16h53

Discordo de um ponto. Não temos uma oposição organizada, mas temos grupos de interesse organizados e fortes, como agro e bíblia. Esses vão lutar para manter os privilégios e fazer pressão. Não é myito diferente de uma oposição conservadora.

Patriorário

15/04/2023 - 15h35

Fala cambada de estúpidos !!!!!
Já acharam um Nelson Piquet pra chamar de seu ?

Stalingrado

15/04/2023 - 14h38

Lula acaba de fechar investimentos bilionários da China no Brasil, que podem chegar a U$30bi. Sem contar a reabertura dos canais negócios na América Latina, África e outros países do Oriente Médio.
Isso em 3 meses de governo.
Se isso é pouco ..

Edu

15/04/2023 - 12h56

O PT não luta contra oposição.
Luta contra a podridão do braZileirinho canalha, rato podre, lambe saco da CARLIXA MANJA ROLEX, micianos desgraçados e falsas moral, roubadinhos do anel arrombado, que tiram motivo das suas almas de estúpido ou frustrado profissional.

Alexandre Neres

15/04/2023 - 12h55

Senhor Edson Luiz, pare de projetar nos outros o que te carcome por dentro. Seus comentários desairosos, tentando passar pano para o genocida, nos envergonha a todos.

William

15/04/2023 - 11h19

Para ver se tem oposiçào é preciso enviar algo para o Congresso…coisa que até hoje nao aconteceu.

A unica forma que o petralhume conhece para governar foram o mensalao antes e o petrolao depois, nao sabem fazer nada mais que roubar para comprar o congresso.

O Govenro nao parece ter nenhuma base no Congresso.

EdsonLuíz.

15/04/2023 - 11h14

Nem a falta de oposição o PT está aproveitando! O Brasil está sem governo e eu estou me convencendo de que Lula está com a alma doente.


Leia mais

Recentes

Recentes