Menu

Os dois grandes ausentes na viagem de Lula à China: trens e Macau

Nem tudo são flores na viagem de Lula à China. Após uma longa conversa com o professor Evandro Menezes de Carvalho, um dos maiores especialistas em China no Brasil, chegamos à conclusão que o balanço da viagem, em termos concretos, foi negativo. Em primeiro lugar, o governo ignorou o que poderia ser o aspecto mais […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Trem bala em Xangai

Nem tudo são flores na viagem de Lula à China.

Após uma longa conversa com o professor Evandro Menezes de Carvalho, um dos maiores especialistas em China no Brasil, chegamos à conclusão que o balanço da viagem, em termos concretos, foi negativo.

Em primeiro lugar, o governo ignorou o que poderia ser o aspecto mais revolucionário desta viagem: uma parceria entre Brasil e China para trazer trens de alta velocidade para o nosso país.

Não é possível mais fugir dessa questão. A logística de transportes do Brasil está errada, ponto.

Aeroportos, rodoviárias, estradas e vias de alta circulação estão sobrecarregados.

A classe política nacional, e aqui incluo aqueles que formam a base do governo, e o próprio Lula, parece inteiramente descolada dessa realidade, porque, aparentemente, só usa carro para chegar ao aeroporto.

A estrutura urbana das grandes cidades foi montada para aproximar os bairros nobres dos aeroportos. Foi uma coisa natural, quase darwiniana, e poucos parecem perceber isso. A elite brasileira mandou construir vias especiais para aproximar os bairros onde reside dos aeroportos.

Mas o transporte aéreo jamais suportará a carga de passageiros que o Brasil deveria ter, caso os nossos cidadãos pudessem viajar em massa de uma cidade para outra.

É preciso trens.

Houve um momento que os trens pareciam ultrapassados, mas isso mudou radicalmente com o advento das novas tecnologias ferroviárias, que permitem a esse transporte se aproximar, em termos de velocidade, dos aviões. Com a vantagem de oferecer mais estabilidade, conforto, e sobretudo de ser, à diferença de um avião, um transporte de massa. Um trem pode carregar muito mais gente que um avião.

Isso para não falar no transporte de cargas, que hoje é feito no Brasil, e isso é definitivamente irracional, apenas via caminhões.

É caro, é demorado? Sim. Mas será mais demorado ainda se não começarmos nunca.

É muito mais caro deixar o Brasil subdesenvolvido.

E não é possível falar em desenvolvimento, em reindustrialização, em melhorar a qualidade das escolas e universidades, se as pessoas não conseguem circular livremente, se os produtos não podem ser escoados, e se as crianças, jovens e adultos não conseguem chegar a seu destino.

O Brasil precisa de um projeto para conectar todas as suas grandes cidades por linhas de trem de alta velocidade, e mudar a lógica de transporte dentro das regiões metropolitanas, investindo na construção de metrôs e trens de superfície.

Esse é o futuro, e se o Brasil realmente quiser ingressar no mundo desenvolvido, terá que encarar esse desafio de frente.

O governo Lula anunciou que a China irá investir numa fábrica de carros elétricos na Bahia.

Ótimo. O problema é que esses carros se somarão aos veículos convencionais nos monstruosos congestionamentos que devoram anos de vida dos brasileiros. Carro elétrico não oferece solução para esse problema.

Há trens de alta velocidade que estão sendo testados na China, que alcançam velocidade superior a 600 km por hora, o que é similar a de aviões de médio porte. A média de velocidade dos trens chineses já é superior a 300 km por hora.

A distância dentre Pequim e Xangai é de 1.214 km, maior que entre Rio de Janeiro e Brasília (1.165 km), ou entre São Paulo e Brasília (1.000 km).

Uma viagem de Pequim a Xangai, por trem, é feita em 4 horas e trinta minutos. Uma viagem de ônibus ou carro entre São Paulo e Brasília dura 13 horas.

É óbvio que a construção de um sistema de trens de alta velocidade conectando as capitais brasileiras produziria uma grande revolução econômica, cultural e, consequentemente, também política no país.

Outro ausente da viagem de Lula foi um projeto para Macau.

A China tem uma região que fala português, Macau. Que está ao lado de Hong Kong, a 4 minutos de avião e pouco mais de uma hora de carro, que por sua vez está perto de Shenzen, que é um dos grandes centros tecnológicos do país.

Macau está ao lado ainda de uma região administrativa especial, Zhuhai, que o governo chinês separou justamente para fortalecer seus laços com a América Latina.

Ou seja, é lógico que o Brasil precisa desenvolver uma estratégia especial para Macau e Zhuhai, que podem ser a porta de entrada da cultura brasileira no país.

Enfim, essa foi a primeira viagem de Lula a China. Que venham outras.

E que os brasileiros realmente interessados em estratégias concretas, objetivas, urgentes, para o desenvolvimento do Brasil, e não apenas em “estudar o desenvolvimento”, olhem para a questão dos transportes com mais atenção.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Germinal Demerval

18/04/2023 - 10h17

Pelo jeito, só superficialmente, os comentários aqui do Cafezinho só postam idéias? da ultradireita ressentida, assintomática, ultrapassada e nunca consciente… obssessiva com Lula e seu Governo até o momento, convenhamos, MUITO MELHOR que o desgoverno do bozo, o solnaro, dessa mesma direita retrógrada…

Patriotário

18/04/2023 - 09h21

Isso aê, patriotário.
Vomita tua burrice …
Vc também cantou hino pra pneu ?

Zulu

18/04/2023 - 08h30

Quem é o imbecil que investe num lugar onde as cadeias e o crime organizado fazem festa quando um PRESOdente da República é eleito ?

O Brasil é uma vergonha.

Edu

18/04/2023 - 08h19

Uma dúvida da humanidade:
O antipetista, este ser abjeto, rasteiro, safado, desgraçado, podre, inservível, orgulhoso da própria canalhice, um bosta …
Pra que esse desperdício de vida ?

Patriotário

18/04/2023 - 06h29

O pior não é ver quanta estupidez um completo estúpido antipetista deprimente é capaz de cagar, achando que é ideia.
O lastimável é perceber como são lunáticos e toscos ao acreditarem nas MERDAS que escrevem…
Pra que serve um antipetista ????? Carvão de churrasco? Esterco? Pano de chão ? Vaso sanitário ? Ou não serve pra porra nenhuma !!!!!

Fanta

17/04/2023 - 21h13

Para trazer trens da China primeiro precisa de ferrovias e depois pagar…coisa impensável por um país com 40 anos de atráso como o Brasil.

Quem vai investir num lugar desse onde nem a propriedade privada é garantida ?

Onde os assaltantes de cofres públicos são protegidos e eleitos para cargos públicos e os juízes criminalizados ?

Onde as pessoas saem se casa de manhã e não sabem se voltam vivas para casa ou morrem por causa de um celular ?

Quem vai investir num lugar onde as pessoas no ano de 2023 jogam tudo que é lixo na rua (camas e sofá inclusive), queimam lixo e plástico na calçada e se comportam como animais ?

Quem é o idiota que vai investir numa aberração dessa ?

40 anos jogados no lixo…o único investimento inteligente é comprar um bilhete aéreo e nunca mais voltar.

EdsonLuíz.

17/04/2023 - 21h00

O grande ausente na viajem de Lula à china foi o povo brasileiro e sua cultura de paz.

Lula foi ao ditador-chefe Xi Jiping para afirmar compromissos autoritários de ditadores contra leis internacionais de proteção de soberanis e territórios e cimpactuar com os abusos das ditaduras contra a Ucrânia e o mundo livre e democrático.

As posições insanas de Lula em relação aos abusos das ditaduras contra o anseio da Ucrânia por democracia é sem precedentes.

E esta insanidade de Lula contra as democracias desmascara para os que ainda guardavam alguma ingenuidade o quanto Lula é enganador. No 2° turno, contra o igualmente autoritário e antidemocrático Jair Bolsonaro, Lula disfarçou (aos olhos menos treinados e mais ingênuos) as posições iguais que tinha com a Rússia e a China, de desrespeito e nenhum compromisso com a democracia.

Lula vendeu a ideia de ser contraponto ao antiprogressismo de Bolsonaro que não tem.

Seus apoiadores continuam por aí e por aqui, enganando sobre o que está escancarado. E enganam e confundem sem sentir vergonha!

Dormem em paz com a própria consciência? Ou têm pesadelos com os milhares de crianças que perdem os pais-heróis ucranianos que morrem defendendo a democracia para seus menin@s e que estas posições de Lula e dos petistas ajuda a matar e ainda colocam a culpa nas vítimas?


Leia mais

Recentes

Recentes