Menu

Lula quer acelerar indicação de Zanin ao STF por conta da CPMI

Com receio de perder capital político na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, instaurada para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode acelerar a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF).  O presidente Lula tem sido aconselhado por auxiliares diretos a acelerar […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Com receio de perder capital político na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, instaurada para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode acelerar a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

O presidente Lula tem sido aconselhado por auxiliares diretos a acelerar a indicação para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ex-ministro da Suprema Corte Ricardo Lewandowski. O cálculo político no Planalto é que a escolha deve ocorrer em até duas semanas – antes que o governo comece a sofrer desgaste com o andamento da CPMI.

Embora o próprio Zanin tenha evitado contato com parlamentares neste momento, buscando manter-se discreto em sua articulação, interlocutores do mundo jurídico, especialmente advogados com bom trânsito em Brasília, já têm feito esse papel.

Para assumir o posto, o indicado precisa ser aprovado por maioria absoluta do plenário do Senado – ao menos 41 dos 81 senadores. Antes, no entanto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado o submete a uma sabatina.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

02/05/2023 - 22h11

As coisas estão se precipitando num ritmo deveras preocupante. É o PL das “fake news”; é o cucaracho argentino já obtendo empréstimo via BRICS com garantia do BNDES; é a indicação de um suspeito – sim, não exagero – para ministro do STF; é a Janja exigindo cargo no Governo (esta eu confesso que não sei se é “fake news”, mas o simples fato de duvidar já demonstra o temor que se apropria de mim); é o Governo Lula cobrando companhia aérea por questão pessoal…Honestamente? O Governo Lula III é o mais temerário do PT, até hoje…

EdsonLuíz.

02/05/2023 - 16h26

Na minha opinião, será um deboche com o Brasil a indicação deste advogado para o STF.

A minha vizinha tem curso de corte e costura e faz muito bem crochê e tricô e não conhece nada de direito constitucional, mas eu prefiro ela do que a indicação do Zanin.

Minha posição de não achar bom o Zanin ser indicado não tem a ver com seus conhecimentos maiores ou menores sobre direito constitucional; e como advogado de porta de cadeia o Zanin se houve muito bem defendendo Lula da acusação de corrupção, mesmo com Lula totalmente errado. Não foi ele que conseguiu a impunidade de Lula, mas foi ele que, como bom advogado de porta de cadeia, pelejou.

Minha posição de não querer o Zanin é porque eu não acho que o STF deva ser uma confraria de protetores de Lula, de Bolsonaro e dos interesses de Bolsonaro e de Lula. E de resto eu não acho que o STF é lugar de protetor de presidente nenhum.

O PT indicava nomes muito bons para o STF nos governos Lula e Lula/Dilma anteriores. Mas depois que foram desmascaradas as armações de petistas eles passaram a usar o STF para coisas piores que os outros.

Lewiandoviski, Tofoli, agora Zanin, e tem o Nunes Marques e o André Mendonça:: não é má vontade não, é porque não dá mesmo para aceitar.

É completamente descabido o presidente indicar para o STF o seu advogado de porta de cadeia. Mais adequado até seria o Lula indicar o Zanin para alguma delegacia de polícia.

Galinze

02/05/2023 - 16h06

Poderia nomear o filho, fica mais fácil.


Leia mais

Recentes

Recentes