Menu

Assange convida Rei Charles III a visitá-lo na cadeia

No último sábado, 6, o jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, enviou ao rei Charles III, uma carta convidando-o a visitá-lo na prisão de segurança máxima em Belmarsh. Vale lembrar que Assange está encarcerado nessa unidade há mais de quatro anos. “Na coroação do meu senhor, achei apropriado endereçar-lhe um convite sincero para comemorar essa […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Jack Taylor/Getty Images

No último sábado, 6, o jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, enviou ao rei Charles III, uma carta convidando-o a visitá-lo na prisão de segurança máxima em Belmarsh. Vale lembrar que Assange está encarcerado nessa unidade há mais de quatro anos.

“Na coroação do meu senhor, achei apropriado endereçar-lhe um convite sincero para comemorar essa ocasião importante e visitar o seu próprio reino dentro de um reino: a Prisão de Sua Majestade Belmarsh”, escreveu Assange na carta.

A carta foi publicada no site Declassified UK. Ainda no texto, o jornalista disse que o “reino” onde vive está “localizado no prestigioso endereço de One Western Way, Londres, a um pulo do Old Royal Naval College, em Greenwich”.

“Que delícia deve ser ter um estabelecimento tão estimado com o seu nome. Como prisioneiro político, mantido a critério de Vossa Majestade em nome de um soberano estrangeiro envergonhado, sinto-me honrado em residir dentro dos muros desta instituição de classe mundial. O seu reino não tem limites”, ironiza.

Lula defende liberdade de Assange

Ainda no último sábado, 6, em coletiva de imprensa em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a liberdade do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks.

Ele foi preso por ter divulgado documentos do Departamento de Estado dos EUA, que revelaram conversas entre diplomatas estadunidenses e líderes de outros países. Ele também trouxe a tona ações secretas dos EUA no exterior como a invasão do Iraque.

“Eu acho uma vergonha. É uma vergonha que o Assange, um jornalista que denunciou falcatruas de um Estado contra os outros, esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não faça nada para libertá-lo”, disse Lula.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

08/05/2023 - 21h26

Verme! Lixo Humano! Servil! Sabujo! Merece uma cusparada na cara.

EdsonLuíz.

08/05/2023 - 14h48

Se o reino “anfitrião” que o está “hospedando”, como ele debochou, deve extraditar o Assange?
▪Claro que deve! E Assange passará por um julgamento justo porque estará sendo julgado em uma democracia de fato, que é os Estados Unidos.

Os que não deviam ser entregues, porque realmente não haviam feito nada de errado, só estavam aqui no Brasil participando de um evento esportivo e aqui queriam asilo ou irem para outro país mais livre para escaparem de uma ditadura, foram os dois pugilistas que Lula covardemente devolveu para a truculenta ditadura de Cuba..
▪Mas estes pugilistas, que aqui pediram asilo porque queriam se livrar do arbitrio de sua ditadura, foram devolvidos à Cuba por Lula.

Era a liberdafe desses dois cubanos inocentes que deveria ter sido defendida pelos petistas que me agridem aqui porque eu denuncio ditaduras, seus apoiadores e suas covardias, não defender a liberdade de gente que covardemente vaza documentos proibidos que colocam em risco pessoas que combatem ditaduras, como foi o que Assange fez.

EdsonLuíz.

08/05/2023 - 14h26

Jornalistas precisam estar livres para o exercício de seu trabalho, um trabalho de valor social importantíssimo para toda a comunidade. Não há que haver censura nenhuma ao trabalho do jornalista. Mas também é preciso que o jornalista assuma e responda criminalmente quando incorrer em ilegalidade.

As informações sensíveis que Assange divulgou, referentes ao protocolo de segurança nacional dos Estados Unidos, transformam o seu caso em gravíssimo descumprimento de obrigação prevista em lei e que ele conhecia. Que Assange se submeta ao julgamento devido em um tribunal implacável, como é nos Estados Unidos, mas que é igualmente um tribunal jmplacavelmente democrático.

Houvesse ele divulgado informações proibidas e sensíveis como as que divulgou e fossem estas informações de alguma ditadura como China, Rússia, Coréia do Norte, Irã ou Venezuela, e ele sabe que seu corpo apareceria assassinado em algum lugar, sem o menor direito de se submeter a um juri e ter o direito de se defender.


Leia mais

Recentes

Recentes