Menu

Brasil pode ter primeira mulher no cargo de embaixadora nos EUA

Nesta quinta-feira (11), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou o nome de Maria Luiza Ribeiro Viotti para o cargo de embaixadora nos EUA. Não houve votos contrários: o placar foi de 18 a 0. Caso a indicação seja aprovada no plenário, a diplomata de 69 anos será a primeira mulher a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quinta-feira (11), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou o nome de Maria Luiza Ribeiro Viotti para o cargo de embaixadora nos EUA. Não houve votos contrários: o placar foi de 18 a 0. Caso a indicação seja aprovada no plenário, a diplomata de 69 anos será a primeira mulher a ocupar o posto na história do Brasil.

Durante a sabatina, a relatora Mara Gabrili salientou a importância da parceria entre os dois países. A senadora também rasgou elogios a Ribeiro Viotti.

“Os EUA são o mais tradicional e antigo parceiro do Brasil no cenário internacional e é o país onde habitam hoje 1,9 milhão de brasileiros(…)Com certeza, o Brasil estará em boas mãos. (…) [Maria Luiza] estará abrindo espaço gigante para as mulheres exercerem cargos de alta envergadura”.

Experiente no Itamaraty, a diplomata respondeu questionamentos dos parlamentares e de internautas do portal e-Cidadania. Ela destacou a importância da questão ambiental.

“O principal desafio é dar concretude para alcançar o desenvolvimento sustentável na Amazônia, no mais breve prazo possível”.

Maria Luiza Ribeiro Viotti nasceu em Belo Horizonte. Sua vasta carreira no corpo diplomático começou em 1976, e desde então trabalhou em diversos cargos no Ministério de Relações Exteriores. Sua formação foi em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília no ano de 1978. Além da graduação, ela também concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995) pela mesma faculdade.

Fonte: Agência Senado

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

11/05/2023 - 22h26

Se ela é de fato competente e merecedora da indicação, que louvada seja essa escolha! Se não é, que seja condenada! Em qualquer caso, condenado seja o fato de se louvá-la pelo sexo da escolhida!


Leia mais

Recentes

Recentes