Menu

Lula destaca papel do Estado no crescimento do agronegócio

Nesta terça-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento foi organizado pelo agronegócio. Durante sua fala, o chefe de estado tentou minimizar a resistência que o setor tem com seu governo e sinalizou que pretende acabar com o clima ruim. “O Brasil […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento foi organizado pelo agronegócio.

Durante sua fala, o chefe de estado tentou minimizar a resistência que o setor tem com seu governo e sinalizou que pretende acabar com o clima ruim. “O Brasil está com uma confusão política que a gente não conhecia até então. Nós temos um ódio disseminado, baseado em uma quantidade de mentiras que eu não conhecia”. 

Lula aproveitou a ocasião para criticar o Governo Bolsonaro pela péssima condução das políticas para o agro. “Eu resolvi me candidatar, meus companheiros do agronegócio responsáveis por essa feira, companheiros da agricultura familiar, porque quando eu deixei a presidência o Brasil era a 6ª economia do mundo, e hoje é a 13ª; eu tinha noção do que tinha acontecido nesse país, e tenho noção do retrocesso que esse país sofreu nos últimos anos”, destacou Lula.

“Quem é do agronegócio sabe como foi o Plano Safra do ano passado, talvez o pior de toda a história do agronegócio. Quem é da agricultura sabe o que aconteceu. No tempo em que o PT governava esse país, vocês compravam essas máquinas que parecem coisa de outro mundo pagando 2% de juros ao ano, e hoje estão pagando 18%, 19% ao ano”, lembrou.

“Está praticamente impossível as pessoas comprarem. Nós entendemos que é obrigação do Estado criar as condições de ajudar. Dizer que não precisa do governo é mentira. Todo mundo precisa. O pequeno precisa, o grande precisa e o médio precisa. Se não é o Estado colocar dinheiro, muitas vezes o agronegócio não estaria do tamanho que está, para financiar as máquinas, para financiar a safra, para garantir as exportações”.

Por fim, o chefe de estado classificou como “maluca” a briga entre “o pequeno proprietário e o agronegócio”. “São suas coisas totalmente necessárias ao país, não há rivalidade, não há motivo para o preconceito do pequeno contra o grande ou do grande contra o pequeno”, ressalta.

“O Brasil precisa dos dois, porque os dois ajudam o Brasil. Nós temos 4,6 milhões de propriedades nesse país com menos de 100 hectares. Essa gente cria porco, cria galinha, pequeno rebanho de vacas leiteiras, planta soja, milho, cria peixe. Essa gente produz parte do alimento que nós consumimos, então precisamos deles. A verdade é que nós precisamos dos dois, um complementa o outro. Quando a agricultura vai bem, a indústria de máquina vai bem”. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes