Menu

Lula critica omissão da imprensa com a prisão de Assange

Nesta quinta-feira, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mostrar indignação com a omissão da imprensa global ao jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que está encarcerado no Reino Unido. Na visão do chefe de estado, é inaceitável que os veículos de mídia no mundo estejam em silêncio diante da prisão […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução

Nesta quinta-feira, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mostrar indignação com a omissão da imprensa global ao jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que está encarcerado no Reino Unido.

Na visão do chefe de estado, é inaceitável que os veículos de mídia no mundo estejam em silêncio diante da prisão e da possível extradição de Assange para os Estados Unidos. “O nome disso chama-se covardia”, disparou Lula.

“Eu ando um pouco indignado com os defensores da liberdade de imprensa no mundo. Não é possível acontecer o que está acontecendo. A gente tem o Assange preso porque denunciou ao mundo a espionagem americana. Esse cidadão está preso na Inglaterra, vai ser mandado de volta para os Estados Unidos para, quem sabe, pegar prisão perpétua”.

“E eu não vejo nenhuma manifestação da imprensa em defesa da liberdade de imprensa. É inacreditável. Nem o jornal que publicou a matéria que ele [Assange] publicou defende ele. O nome disso chama-se covardia”, disse Lula em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (22), em Roma, na Itália. Assange enfrenta 18 acusações sob a Lei de Espionagem dos EUA por publicar informações confidenciais”.

Lula também destacou o ato de coragem de Assange em revelar ao mundo práticas de espionagem dos Estados Unidos, desestabilizando governos, incluindo o do Brasil, Argentina e Alemanha. Por fim, o presidente ressaltou que o jornalista foi preso por ter divulgado os abusos cometidos pelos norte-americanos.

“O que o Assange fez merece respeito e elogios de qualquer jornalista da face da Terra. Ele teve a coragem de divulgar que os Estados Unidos faziam espionagem no Brasil com a presidenta Dilma, com a Cristina [Kirchner] na Argentina, na Alemanha da Angela Merkel. Ou seja, isso foi denunciado. E por conta disso esse cidadão foi preso e vai ser extraditado para os Estados Unidos. E a imprensa está calada. Então é importante que os companheiros jornalistas possam enquanto é tempo tentar pedir pelo menos para soltar o cara e dizer qual foi o crime que ele cometeu”, observa.

“Qual foi o crime que o Assange cometeu? Foi o crime de denunciar abuso da espionagem americana contra outros países no mundo, inclusive espionagem contra a Petrobrás. Então desculpa dizer isso, mas estou dizendo isso em todas as entrevistas coletivas. Eu estou indignado com a falta de solidariedade a um jornalista que está sendo vítima porque denunciou o que todo jornalista gostaria de denunciar se tivesse recebido a notícia como ele recebeu”, completou. 

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

23/06/2023 - 20h47

Um defensor de corruptos e de ditadores chamando alguém de imbecil é completamente ridículo!

O que Assange fez é muito grave! Assange tem que ser julgado, e não ser protegido por marginais corruptos e defensores de corruptos e de ditadores.

Assange, se fizesse o que fez em uma das ditaduras que Lula e Dilma defendem, ele não passaria por nenhum julgamento porque se fizesse o que fez em uma destas ditaduras que o PT defende ele nem existiria mais.

E se o Brasil ficar alimentando estes cretinos que defendem ditaduras, podem ser os cretinos que se dizem “de direita” ou que se dizem “de esquerda”, acabará o Brasil sendo transformado em uma ditadura.

Alexandre Neres

23/06/2023 - 12h39

São muito graves as afirmações do senhor Edson Luis Pianca!

Ou ele é um rematado imbecil que não consegue processar os fatos, ou é um mau-caráter!

Assange denunciou que os EUA estavam espionando Dilma e a Petrobras, Angela Merckel e o mundo inteiro. Por acaso, isso não é notícia? Vamos assassinar o carteiro?

É triste constatar que esse senhor não passa de um capacho, de um sabujo dos interesses da Metrópole! Não por acaso defende os crimes perpetrados pela Lava Jato até hoje.

Senhor Edson Luis Pianca, tenha hombridade de explicar melhor a diatribe que está lançando contra o portal O Cafezinho: “A boa e prifissional imprensa da democracua (sic) não são os blogues covardes e convenientes do PT no Brasil”.

Alexandre Neres

22/06/2023 - 15h26

Cadê os defensores contumazes da liberdade de imprensa? É sintomático se calarem quando o assunto envolve a Metrópole. Que omissão vexatória! Falsos moralistas! Capachos!

Entrementes, eis trecho da famigerada matéria do Finantial Times:

“A campanha não foi isenta de riscos. Os EUA são frequentemente criticados na região por interferir em seus assuntos internos; em 1964 Washington apoiou um golpe militar no Brasil para derrubar o governo de esquerda do presidente João Goulart, dando início a uma ditadura que durou 21 anos.

Esses eventos alimentaram um ceticismo de longa duração da esquerda brasileira com os EUA, incluindo Lula, que em 2020 disse que Washington estava “sempre por trás” dos esforços para minar a democracia na região.”

Nelson

22/06/2023 - 11h49

Pois é, meu cumpanhero presidente.

São os mesmos órgãos da mídia hegemônica que enxergaram como coisa normal a atuação da Lava Jato enquanto Sérgio Moro, Dallagnol e tantos outros conspurcavam, seguida e reiteradamente, a Constituição e o Estado Democrático de Direito.

São os mesmos órgãos da mídia hegemônica que não dão um pio sequer contra a invasão e ocupação de mais ou menos um terço do território da Síria pelos Estados Unidos e sua “corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões”.

Enquanto isso, esses mesmos órgãos quanto condenam com toda a veemência a incursão da Rússia na Ucrânia ao ponto de tentar gerar uma comoção mundial e um ódio irracional contra o povo russo

São os mesmos órgãos da mídia hegemônica que já demonstraram zilhões de vezes não terem qualquer compromisso com as necessidades dos povos, mas somente com os interesses do grande capital.

Instada a escolher entre a liberdade de imprensa e o patrocínio ($$$$), essa mídia não tem pruridos e não padece de hesitações para escolher o segundo.

EdsonLuíz.

22/06/2023 - 10h56

Assange é que foi covarde com a democracia, como Lula também é covarde com a democracia e a usa para proveito próprio.

A grande e boa imprensa da democracia é parte da democracia! A boa e prifissional imprensa da democracua não são os blogues covardes e convenientes do PT no Brasil, os da China e os da Rússia.

Liberdade de imprensa não é proteger suas delinquências nem as de ninguém, Lula!

EdsonLuíz.

22/06/2023 - 10h51

Por que Lula acha que há uma falha da imprensa em relação a Assange? Lula acha o quê? Lula acha que o que a imprensa deveria fazer é denunciar a prisão de Assange?

O que assange fez é muito grave e ele deverá ser julgado!

O que Lula acha que aconteceria com Assange se ele fizesse o que fez na China? Na Venezuela? Em Cuba? No Irã? Na Rússia? Ou em qualquer republiqueta autoritária e dirigida por ditadores amiguinhos de Lula como Xi Jiping e Vladimir Putin?

Fosse em Cuba ou na Chkna e não haveria julgamento nenhum:: Assange sumiria e pronto!

Responder pelis erros em uma ddmocracia é outra situação!

Viva a democracia!

Ronei

22/06/2023 - 10h38

Assange é um Pilantra que foi julgado pelo que fez em paises transparentes, democraticos e onde a liberdade de expressao e imprensa sao sagrados.

Entre Pilantras se reconhecem com um olhar e se defendem um ao outro.


Leia mais

Recentes

Recentes