Menu

Investimentos em IA puxa bolsa nos EUA

O Nasdaq Composite obteve o seu melhor desempenho no primeiro semestre desde 1983, à medida que investidores direcionaram seus recursos para empresas do principal índice de tecnologia, antecipando-se aos benefícios do crescimento da inteligência artificial. No encerramento dos mercados na sexta-feira, dia 30 de junho, o índice apresentou um ganho de 32% nos primeiros seis […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

O Nasdaq Composite obteve o seu melhor desempenho no primeiro semestre desde 1983, à medida que investidores direcionaram seus recursos para empresas do principal índice de tecnologia, antecipando-se aos benefícios do crescimento da inteligência artificial.

No encerramento dos mercados na sexta-feira, dia 30 de junho, o índice apresentou um ganho de 32% nos primeiros seis meses de 2023. Em relação a qualquer outro semestre, seja o primeiro ou o segundo, o Nasdaq registrou o seu melhor desempenho desde o ápice da bolha das empresas de internet no segundo semestre de 1999.

Os mercados de ações dos Estados Unidos superaram diversos desafios desde janeiro, incluindo a turbulência enfrentada pelos bancos regionais, as discussões em torno do limite da dívida governamental e o aumento das taxas de juros promovido pelo Federal Reserve e outros formuladores de políticas monetárias.

As maiores contribuições para a alta do mercado vieram das grandes empresas de tecnologia, como Apple, Amazon, Microsoft, Nvidia, Alphabet, Meta e Tesla. Na sexta-feira, a Apple alcançou uma nova marca, com uma avaliação superior a US$ 3 trilhões, enquanto a fabricante de chips Nvidia teve um aumento de quase três vezes o seu preço desde o início do ano.

O Nasdaq teve um desempenho duas vezes melhor do que o índice S&P 500, mais abrangente, que registrou um aumento de 16% desde o início do ano, destacando o impacto dos gigantes tecnológicos. Se todas as ações do S&P 500 tivessem o mesmo peso, o índice teria apresentado um crescimento muito mais modesto este ano, de 5%.

Analistas e investidores estão céticos em relação aos ganhos contínuos do mercado devido à falta de amplitude no rali e aos receios de uma possível recessão devido aos esforços do Federal Reserve para combater a inflação. Alguns especialistas destacam que algo parece estar desalinhado na situação atual do mercado de ações. A BlackRock, por sua vez, considera o desempenho recente incomum, mas não prevê necessariamente uma reversão iminente.

Enquanto isso, o entusiasmo em torno da inteligência artificial é visto como genuíno, com a demanda e os lucros aumentando. Na sexta-feira, os mercados foram impulsionados pela queda na inflação nos EUA. Os índices europeus também tiveram ganhos no primeiro semestre, impulsionados pela expectativa de desaceleração da inflação e redução nas políticas monetárias do BCE.

No entanto, há preocupações com a inflação subjacente. Os dados encorajadores da inflação na zona do euro alimentam o otimismo de que o BCE possa interromper seu programa de aumento de taxas de juros mais cedo. No entanto, a persistência da inflação levanta cautela, especialmente em relação à zona do euro e à necessidade de aumentos adicionais nas taxas de juros pelo BCE.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes