Menu

EUA planejam enviar munições de fragmentação para a Ucrânia

Os Estados Unidos planejam enviar um pacote de munições de fragmentação à Ucrânia para auxiliar em sua contraofensiva contra a Rússia. A Casa Branca afirmou que há meses, a Ucrânia tem solicitado armamentos devido à falta de munição e que, ainda assim, o governo norte-americano tem adiado a decisão o máximo possível devido ao risco […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Jim Watson/Pool/AFP

Os Estados Unidos planejam enviar um pacote de munições de fragmentação à Ucrânia para auxiliar em sua contraofensiva contra a Rússia.

A Casa Branca afirmou que há meses, a Ucrânia tem solicitado armamentos devido à falta de munição e que, ainda assim, o governo norte-americano tem adiado a decisão o máximo possível devido ao risco de danos a civis causados por esse tipo de munição não detonada.

As munições de fragmentação, que são proibidas por mais de 100 países, são uma categoria de armas que contêm múltiplos projéteis explosivos chamados submunições. Esse tipo de munição é controverso devido à sua taxa de falha, já que os subprojéteis não detonados podem permanecer no solo por anos e explodir posteriormente.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em uma entrevista à CNN que foi uma decisão muito difícil e muito discutida entre os aliados e colegas do Congresso, mas que acabou sendo tomada porque “os ucranianos estão ficando sem munição”.

De acordo com a BBC, Biden poderá enfrentar questionamentos sobre o assunto de seus aliados durante uma cúpula da OTAN na Lituânia na próxima semana.


O conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, disse durante a coletiva de imprensa diária da Casa Branca na sexta-feira: “Reconhecemos que as munições de fragmentação representam um risco de danos civis devido a munições não detonadas.

“É por isso que adiamos a decisão pelo maior tempo possível.”

Ele acrescentou: “A Ucrânia não estaria usando essas munições em algum país estrangeiro. Este é o país deles que estão defendendo.”

Sullivan afirmou que a Ucrânia estava ficando sem artilharia e precisava de “uma ponte de suprimentos” enquanto os Estados Unidos aumentavam a produção doméstica.

“Não deixaremos a Ucrânia desprotegida em nenhum momento neste período de conflito”, disse ele.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes