Menu

Eleições na Tailândia: confira o cenário

Pita Limjaroenrat, líder do partido Move Forward (MFP), que venceu as eleições, falhou em sua tentativa inicial de se tornar o próximo primeiro-ministro da Tailândia no dia 13 de julho, última quinta-feira. Apesar de não ter oposição definida, ele não obteve a votação necessária – mais da metade do parlamento bicameral. Muitos parlamentares não votaram […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto de Markus Winkler na Unsplash

Pita Limjaroenrat, líder do partido Move Forward (MFP), que venceu as eleições, falhou em sua tentativa inicial de se tornar o próximo primeiro-ministro da Tailândia no dia 13 de julho, última quinta-feira.

Apesar de não ter oposição definida, ele não obteve a votação necessária – mais da metade do parlamento bicameral. Muitos parlamentares não votaram ou votaram contra ele.

Espera-se que o parlamento tailandês realize outra votação na próxima quarta-feira, 19 de julho, onde o político pode se candidatar novamente. “Não vou desistir”, disse Pita aos jornalistas, acrescentando que aceitou o resultado da primeira votação.

Especialistas, no entanto, acham que suas chances de se tornar o próximo primeiro-ministro da Tailândia estão mais ou menos acabadas e seu partido pode até ser impedido de ter qualquer representação do governo.

“A primeira votação foi uma indicação clara de que não haverá senadores suficientes para votar nele. Na segunda votação, é improvável que ele reúna o apoio necessário”, disse Thitinan Pongsudhirak, professor de ciências políticas da Universidade Chulalongkorn e fonte do portal DW.

Partido Pheu Thai na liderança

Depois de garantir 151 cadeiras  nas eleições gerais de maio, o MFP formou uma coalizão de oito partidos com o favorito pré-eleitoral, o Pheu Thai. Isso elevou o número de cadeiras  da aliança na câmara baixa do país do Sudeste Asiático para 312. A coalizão assinou um memorando de entendimento conjunto delineando quase duas dúzias de passos para remodelar o futuro político da Tailândia.

Um dos maiores problemas para Pita e o MFP tem sido obter apoio de parlamentares e senadores para apoiar sua agenda de reforma da lei de lesa-majestade da Tailândia – o artigo 112 do código penal tailandês traz punições pesadas para críticas à monarquia. Sua reforma foi uma das principais promessas de campanha do MFP.

Com o primeiro-ministro cessante, Prayut Chan-ocha, se aposentando da política e Pita tendo aparentemente falhado em sua candidatura ao cargo de primeiro-ministro, o partido Pheu Thai poderia ter a chance de nomear seu próprio candidato a primeiro-ministro no parlamento.

“[Pita] até insinuou que ele e o partido Move Forward estariam dispostos a abrir caminho para o partido Pheu Thai caso não conseguissem ganhar a votação”, disse Thitinan.

Novos candidatos a primeiro-ministro

Paetongtarn Shinawatra e Srettha Thavisin são dois dos potenciais candidatos do Pheu Thai ao cargo de primeiro-ministro.

Paetongtarn é filha do ex-primeiro-ministro tailandês, o exilado Thaksin Shinawatra, que fundou o Pheu Thai em 2007. Ela está ciente de que os partidos políticos na Tailândia não acabam necessariamente formando um governo, mesmo que garantam a maioria das cadeiras em uma eleição.

O partido conquistou o maior número de cadeiras nas eleições gerais de 2019, mas não conseguiu formar um governo porque o Senado apoiou Prayut, um ex-general militar que em 2014 liderou um golpe militar como primeiro-ministro.

No entanto, hoje, o Pheu Thai é visto como uma opção mais atraente do que o Partido Move Forward para conservadores e militares no parlamento.

A ex-magnata do setor imobiliário Srettha Thavisin, de 60 anos, também emergiu como uma possível indicação para primeiro-ministro.

“A questão é se o nome de Srettha vai aparecer? Se o Senado vai votar nele? Acho que se o MFP continuar na coalizão há uma boa chance do Senado não votar nele”, previu Thitinan.

Situação do Move Foward

O partido pode perder completamente o controle do governo, visto que Pita Limjaroenrat teve problemas legais. Na véspera da votação na semana passada, a comissão eleitoral da Tailândia anunciou que havia recomendado que Pita fosse suspenso, alegando que ele não estava qualificado para ser primeiro-ministro por conta de ações em sua posse que violavam as regras eleitorais. O Tribunal Constitucional do país tem agora a palavra final no caso que pode impedir Pita de participar da política e até mesmo enfrentar a pena de prisão.

O tribunal também confirmou que está analisando uma reclamação de que a promessa do MFP de alterar a lei anti-monarquia da Tailândia equivale a “derrubar o regime democrático com o rei como chefe de estado”.

A pressão sobre Pita e seu partido irritou seus apoiadores e outros ativistas tailandeses. Pequenas manifestações de rua aconteceram na última semana pela Tailândia, mas não está claro se haverá mais protestos, comparáveis aos de 2020 e 2021, quando milhares de manifestantes saíram às ruas de Bangcoc, pedindo a reforma da monarquia e do governo.

Dr. Siripan Nogsuan, professor de ciência política na Universidade Chulalongkorn, disse ao DW: “Os protestos [são] inevitáveis. [Mas] não prevejo uma grande participação porque não é uma surpresa que Pita não tenha conseguido apoio suficiente dos senadores .”

Matéria com informações do portal DW

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes