Menu

New York Times cita Alexandre de Moraes como exemplo de defesa a democracia

Alexandre de Moraes foi protagonista em uma reportagem do jornal norte-americano New York Times publicada neste domingo (30). “Em Israel, muito em jogo para a Suprema Corte: o destino da democracia” é o título da reportagem, seguido do enunciado “Da Hungria à Índia e ao Brasil, a forma como os juízes responderam aos ataques à […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Sérgio Lima/Poder360

Alexandre de Moraes foi protagonista em uma reportagem do jornal norte-americano New York Times publicada neste domingo (30).

“Em Israel, muito em jogo para a Suprema Corte: o destino da democracia” é o título da reportagem, seguido do enunciado “Da Hungria à Índia e ao Brasil, a forma como os juízes responderam aos ataques à sua independência ajudou a decidir se os candidatos a autocratas limitariam tribunais”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal foi usado como exemplo no resgate da democracia no ano passado e, na matéria em questão, é colocada em pauta a ofensiva do governo de Israel contra a Suprema Corte. 

No dia anterior, neste sábado (29), milhares de israelenses foram às ruas para manifestar contra a reforma judicial anunciada no país, que enfraquece a capacidade dos juízes de anular decisões do governo. 

No texto, são discutidas as conjunturas da Hungria, Índia, Polônia, Rússia e Venezuela e, no caso do Brasil, o NYT aponta que a “independência da Justiça esteve ameaçada, mas sobreviveu ao passar por uma eleição crucial”.

O jornal ainda menciona o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se estendeu contra o STF em inúmeros episódios durante seu mandato no Palácio do Planalto. Um exemplo abordado é o discurso que Bolsonaro deu diante dos apoiadores no 7 de setembro de 2021, quando ameaçou não aceitar as ordens do ministro.

O New York Times afirma que o Moraes foi “saudado como o homem que salvou a democracia brasileira”, enquanto outros defendiam que ele havia ido “longe demais, além dos ‘negócios habituais’ e concentrando muito poder”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes