Menu

Guerra no Mar Vermelho atinge em cheio o comércio global de café; Brasil se torna beneficiado

A medida que as tensões continuam a escalar no Mar Vermelho, repercussões significativas estão sendo sentidas no comércio global de café. Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, essas tensões estão causando atrasos nas viagens marítimas, afetando diretamente o comércio do produto. A situação atual tem levado compradores a recusar remessas do Vietnã, o maior produtor de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

A medida que as tensões continuam a escalar no Mar Vermelho, repercussões significativas estão sendo sentidas no comércio global de café. Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, essas tensões estão causando atrasos nas viagens marítimas, afetando diretamente o comércio do produto.

A situação atual tem levado compradores a recusar remessas do Vietnã, o maior produtor de café do país. Em busca de alternativas, muitos estão se voltando para o Brasil.

A preferência pelo Brasil ocorre pelo fato de que as rotas de navios do Vietnã para a Europa passam pelo Mar Vermelho, uma via essencial para a exportação de café vietnamita.

Esse não é um cenário inédito. Em 2021, um incidente similar ocorreu quando um navio bloqueou o Canal de Suez, causando perturbações significativas no comércio de café robusta. A necessidade de redirecionar navios resulta em um aumento nos custos de transporte de commodities, incluindo o café.

Os contratos futuros do café robusta tiveram um aumento de mais de 30% neste mês, devido a essas interrupções comerciais.

Esse aumento surge após um ano de escassez de grãos de café em 2023, quando os preços subiram 60% por conta de condições climáticas adversas no Vietnã. O país asiático é responsável por 40% da produção global de café robusta, conforme dados da Nescafé.

A Organização Internacional do Café registrou que os preços do robusta atingiram o maior nível em 25 anos em dezembro, com uma média de US$ 1,35 por libra. Além disso, houve um aumento de 122% nos custos de transporte marítimo desde o início de dezembro, conforme o Drewry World Container Index.

No mercado de café, exportadores vietnamitas enfrentam um aumento exorbitante nas taxas de frete, que em alguns casos dispararam para quase US$ 4.000 por contêiner.

Com o aumento das tensões, teme-se que a instabilidade marítima possa desencadear uma nova onda de inflação, remetendo aos desafios de abastecimento vivenciados durante a pandemia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes