Menu

Ex-comandante admite que ‘faltou pouco’ para o golpe de Bolsonaro ser consumado

Em depoimento à Polícia Federal, Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, relatou tentativas de Jair Bolsonaro para envolver as Forças Armadas em um golpe de estado para impedir a posse de Lula em 2022. Segundo Baptista Júnior, o apoio do então comandante do Exército, general Freire Gomes, seria crucial para a execução do golpe, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
reprodução

Em depoimento à Polícia Federal, Carlos Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, relatou tentativas de Jair Bolsonaro para envolver as Forças Armadas em um golpe de estado para impedir a posse de Lula em 2022.

Segundo Baptista Júnior, o apoio do então comandante do Exército, general Freire Gomes, seria crucial para a execução do golpe, mas não foi concedido.

A informação vem à tona por meio de uma investigação conhecida como inquérito das milícias digitais, focada em averiguar se Bolsonaro e associados tentaram concretizar tal plano, conforme reportagem da Folha.

Baptista Júnior e Gomes foram centrais para barrar as intenções golpistas, conforme indicado nos depoimentos obtidos pela própria Folha e prestados após a operação Tempus Veritatis, que investigou e prendeu militares ligados à suposta conspiração.

A Polícia Federal destacou a resistência dos dois comandantes ao golpe, apesar de apontar a necessidade de investigar uma potencial “conduta comissiva por omissão” por terem conhecimento dos planos sem tomar ações preventivas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta várias investigações e condenações, incluindo inegibilidade até 2030. Se processado e condenado pelos crimes relacionados a tentativas de golpe, pode enfrentar até 23 anos de prisão e uma inelegibilidade estendida.

Os depoimentos revelam que Freire Gomes chegou a afirmar que prenderia Bolsonaro caso tentasse avançar com o golpe, enfatizando a disposição em defender a ordem constitucional.

Além disso, os ex-comandantes da Aeronáutica e do Exército negaram envolvimento na trama, apontando para o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-chefe da Marinha, Almir Garnier Santos, como possíveis participantes.

A defesa do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, não se manifestou até o momento.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes