Menu

Indonésia acelera transição para veículos elétricos para reduzir dependência de petróleo

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Indonésia acelera transição para veículos elétricos para reduzir dependência de petróleo. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A Indonésia intensifica sua transição para veículos elétricos como resposta à dependência de petróleo importado. Os combustíveis fósseis respondem por 22% das emissões de energia no setor de transporte indonésio. Subsídios governamentais a gasolina […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Indonésia acelera transição para veículos elétricos para reduzir dependência de petróleo. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A Indonésia intensifica sua transição para veículos elétricos como resposta à dependência de petróleo importado.

Os combustíveis fósseis respondem por 22% das emissões de energia no setor de transporte indonésio. Subsídios governamentais a gasolina e diesel consumiram cerca de 10% dos gastos públicos em 2023.

O país possui frota superior a 170 milhões de veículos registrados. As vendas anuais somam aproximadamente seis milhões de motocicletas e um milhão de carros, caminhões e ônibus.

A maior parte desses veículos ainda funciona com combustíveis fósseis de baixa qualidade. A poluição do ar resultante provoca milhares de mortes prematuras a cada ano.

A eletrificação do transporte reduziria a exposição do país a choques nos preços globais de petróleo. O relatório do ICCT projeta economia de 5,1 a 6,7 bilhões de barris de petróleo equivalente até 2060.

Essa iniciativa geraria economias entre 255 bilhões e 321 bilhões de dólares em gastos energéticos. O ICCT ressalta ainda os ganhos para a saúde pública e para as finanças estatais.

As vendas de carros de passageiros com emissão zero superaram 5% do total em 2024. A adoção permanece abaixo de 1% no segmento de motocicletas, que domina o transporte diário.

Sem medidas políticas mais robustas, o país pode não atingir suas metas de descarbonização. A dependência contínua de importações de petróleo pressiona o orçamento e aumenta vulnerabilidades externas.

O THEICCT oferece recomendações para alinhar ambições políticas com a realidade do mercado local. A transição representa oportunidade de transformar a matriz energética nacional de forma duradoura.

Autoridades buscam equilibrar estabilidade fiscal com objetivos ambientais de longo prazo. As decisões atuais vão moldar o panorama energético da Indonésia nas próximas décadas.

Com informações de CLEANTECHNICA.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes