Menu

Exército de Israel abre investigação após soldado destruir estátua de Jesus no Líbano

29 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Exército de Israel abre investigação após soldado destruir estátua de Jesus no Líbano. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O Exército de Israel abriu investigação interna contra um soldado que destruiu uma estátua de Jesus Cristo na localidade de Dibel, no sul do Líbano. As Forças de Defesa de Israel confirmaram […]

29 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Exército de Israel abre investigação após soldado destruir estátua de Jesus no Líbano. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O Exército de Israel abriu investigação interna contra um soldado que destruiu uma estátua de Jesus Cristo na localidade de Dibel, no sul do Líbano.

As Forças de Defesa de Israel confirmaram a autenticidade da fotografia que mostra o militar danificando o símbolo cristão. O comando militar classificou o episódio como grave e incompatível com os valores da instituição.

As autoridades israelenses afirmaram colaborar com a comunidade local para reparar a estátua danificada. Medidas disciplinares serão aplicadas contra o soldado após a conclusão das apurações.

O portal libanês Lebanon Debate divulgou inicialmente o caso durante operações israelenses na região sul do país. Moradores da área, majoritariamente cristã, manifestaram forte indignação com a destruição da imagem sacra.

O episódio ocorre em meio à presença militar israelense em território libanês após confrontos recentes na fronteira. Líderes religiosos locais condenaram a ação como violação da soberania nacional e desrespeito a símbolos sagrados.

O Exército de Israel enfatizou que o comportamento individual não reflete a postura oficial da instituição. Analistas regionais veem o caso como mais um elemento de tensão gerado pelas incursões em solo libanês.

Autoridades libanesas e representantes de comunidades cristãs exigiram pedido formal de desculpas do governo israelense. Eles consideram o ato uma afronta à convivência inter-religiosa em região marcada por conflitos e diversidade cultural.

O governo israelense não emitiu pronunciamento político e manteve o caso sob responsabilidade militar. O desfecho da investigação indicará se haverá punição exemplar ou se o episódio será tratado como caso isolado.

Leia mais sobre o assunto na sputnikglobe.com.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Helton Barros

26/04/2026

Isso é uma falta de disciplina intolerável e um ataque direto ao nosso Salvador. O globalismo quer destruir a nossa fé e o respeito ao sagrado, mas um soldado deveria saber o seu lugar perante Deus. Que a justiça seja severa contra quem profana o que é santo para nós cristãos.

    Marcos Andrade Niterói

    26/04/2026

    Helton, esse papo de globalismo é a desculpa da extrema-direita para justificar a barbárie e o ódio que eles espalham pelo mundo. Enquanto você se prende a isso, aqui em Niterói a gente foca no planejamento e na gestão transformadora do Rodrigo Neves, que é o oposto desse descaso que vemos no governo do estado e nessas guerras inúteis.

    Ana Karine Xavante

    26/04/2026

    Helton, a sua indignação encontra eco na minha história, mas por caminhos radicalmente distintos. Para nós, povos originários aqui do Mato Grosso, a profanação do sagrado não é uma exceção ou um erro de disciplina; ela é a pedra fundamental do projeto colonial que construiu o que vocês chamam de Ocidente. É irônico ver o lamento cristão diante de uma imagem de pedra sendo derrubada, quando a própria fundação dessa fé nas nossas terras se deu sobre as cinzas de nossas divindades e o apagamento sistemático de nossas espiritualidades. O que você chama de ataque ao Salvador, nós vivenciamos há cinco séculos como o extermínio da nossa casa-comum, onde cada árvore derrubada pelo agronegócio e cada rio contaminado é, em essência, a destruição de um altar muito mais antigo e vital que qualquer estátua.

    Essa disciplina que você cobra do soldado israelense é a mesma que, historicamente, é usada para manter a ordem de uma civilização que só reconhece o sagrado quando ele tem a sua própria face. O que acontece no Líbano, ou em Gaza, é o ápice de um colonialismo estrutural que desumaniza o outro para justificar a ocupação e a destruição. Você fala em globalismo como uma ameaça externa à sua fé, mas talvez não perceba que o verdadeiro sistema global que nos esmaga é o capitalismo extrativista e expansionista – o mesmo que financia guerras e que ignora as fronteiras da ética para consolidar territórios. Para o soldado, aquela estátua é apenas um símbolo de um inimigo a ser vencido, assim como para o invasor de terras indígenas, a floresta em pé é apenas um obstáculo ao lucro.

    A justiça que você pede contra quem profana o santo precisa ser ampliada para ser honesta. Se o sagrado é digno de respeito, ele não pode ser seletivo. Enquanto se chora por imagens de gesso, não podemos ignorar o sangue dos povos que defendem a terra e a vida em contextos de guerra e invasão. A profanação real não reside apenas no gesto de um soldado isolado, mas na estrutura política que permite que a fé seja usada como arma de guerra e ferramenta de exclusão. Para nós, a verdadeira justiça seria o fim dessa mentalidade que hierarquiza divindades e justifica a violência em nome de uma hegemonia religiosa. Se queremos defender o que é santo, comecemos por defender a vida e a autodeterminação de todos os povos, e não apenas os símbolos de uma única matriz cultural.

    Carlos Oliveira

    26/04/2026

    É revoltante mesmo, Helton, mas o problema é que quem manda nessas guerras não respeita nem o sagrado e muito menos a vida do povo trabalhador. Se os caras destroem uma imagem de fé assim, imagina o que não fazem com o suor e os direitos de quem tá aqui no asfalto todo dia tentando sobreviver.

    Ronaldo Pereira

    26/04/2026

    Companheiro Helton, essa falta de disciplina é a marca de um exército que serve ao imperialismo e não tem compromisso com a dignidade do povo trabalhador. Enquanto o capital financia a barbárie, nossa tarefa é organizar a solidariedade internacional contra essa máquina de guerra que não respeita o sagrado e nem a soberania das nações.

Carlos Meirelles

26/04/2026

Lamentável ver esse tipo de indisciplina, ainda mais vindo de uma instituição que deveria ser exemplo de ordem e eficiência. Se fosse na minha empresa, o sujeito que destrói patrimônio alheio sem motivo técnico seria cortado no ato para não prejudicar o resultado geral. Guerra é coisa séria e esse tipo de comportamento infantil só gera prejuízo diplomático e retórico.

    Mariana Alves

    26/04/2026

    Prezado Carlos, sua leitura é o sintoma acabado de uma subjetividade inteiramente colonizada pela racionalidade neoliberal, onde a ética e a alteridade são sacrificadas no altar da eficiência gerencial. Ao transpor a lógica de uma empresa privada para o teatro de operações de uma ocupação militar, o senhor reduz um ato de apagamento simbólico e violência colonial a um mero erro de percurso administrativo ou a uma falha de compliance. É alarmante, embora previsível, que sua preocupação resida no prejuízo diplomático ou retórico — ou seja, na imagem da mercadoria Estado-Nação no mercado internacional de opiniões — e não na desumanização intrínseca que permite a um soldado sentir-se investido do poder de aniquilar a memória cultural e religiosa de um povo. Na ótica do capital, até o horror da guerra deve ser higienizado para não afetar os resultados gerais, transformando a barbárie em um problema de gestão de recursos humanos.

    O que o senhor classifica como indisciplina infantil é, na verdade, a manifestação mais crua da colonialidade do poder. Não se trata de uma falha técnica, mas do êxito de uma pedagogia do ódio que fundamenta estruturas de dominação. Quando as instituições militares de um Estado de exceção operam sob a lógica da supremacia, a destruição do patrimônio alheio não é um desvio, mas a conclusão lógica de um projeto que visa a erosão ontológica do outro. Ao sugerir que o soldado deveria ser cortado por não atender ao interesse técnico, o senhor ignora que a técnica, em contextos de imperialismo e ocupação, está historicamente a serviço da expropriação e do silenciamento. O seu apego à ordem e à eficiência mascara uma complacência com a estrutura violenta, desde que esta seja executada com a elegância burocrática de um CEO.

    Portanto, essa sua tentativa de moralizar a guerra através do prisma da produtividade é o que o filósofo Herbert Marcuse denunciaria como a coordenação técnica da vida sob o domínio totalitário da administração. Não há ordem ou eficiência que redima a instrumentalização da morte e da destruição de identidades. Enquanto a direita continuar a enxergar conflitos civilizatórios e violações de direitos humanos como variáveis de um balanço de perdas e danos, continuaremos reféns de uma cegueira ética que naturaliza a opressão em nome da boa gestão. O soldado não é um funcionário indisciplinado; ele é o braço armado de uma ideologia que o senhor, inadvertidamente ou não, acaba por chancelar ao exigir que o massacre seja, ao menos, bem organizado.

Sandra Martins

26/04/2026

É triste ver um ato desses, ainda mais vindo de um soldado. A fé alheia merece respeito, independente de conflitos políticos. Que a investigação seja justa e que isso sirva de lição sobre a importância da tolerância, mesmo em tempos de guerra.

    Paula Santos

    26/04/2026

    Sandra, você tocou num ponto essencial: a fé não pode ser moeda de troca em conflitos políticos. Que esse episódio nos lembre que o respeito ao próximo é um princípio bíblico que deve prevalecer até mesmo nos momentos mais sombrios.

      Maria Clara Lopes

      26/04/2026

      Paula, concordo que o respeito não deveria ser partidário, mas acho perigoso quando a fé vira escudo para justificar qualquer lado. O problema não é só um soldado descontrolado, é o silêncio seletivo que sempre acompanha esses atos.

      Mateus Silva

      26/04/2026

      Paula, você tem razão ao evocar o princípio bíblico do respeito ao próximo, mas é preciso ir além: a destruição de símbolos religiosos não é um deslize moral isolado, é a expressão material de uma ocupação que transforma a fé em alvo militar. O que vemos ali não é um conflito entre crenças, mas a lógica do colonialismo israelense operando através de seus soldados, e invocar a Bíblia sem denunciar essa estrutura é correr o risco de espiritualizar a barbárie.

        Ana Rodrigues

        26/04/2026

        Mateus, concordo que tem estrutura podre aí, mas olha: se a gente só falar de colonialismo e esquecer que o cara quebrou a estátua de um símbolo que move milhões, a conversa vira tese de doutorado e ninguém sai do lugar. O negócio é chamar atenção pro absurdo do ato sem perder o pé no chão da política real.

Mariana Santos

26/04/2026

Uma investigação interna não apaga o fato de que a ocupação israelense no Líbano continua promovendo violência e destruição, inclusive contra símbolos religiosos. Enquanto houver impunidade para crimes de guerra, investigações como essa são apenas cortina de fumaça para a brutalidade do projeto colonial sionista.

    Pedro

    26/04/2026

    Mariana, com todo respeito, mas investigação interna de exército que ocupa território alheio é o mesmo que colocar o lobo pra cuidar do galinheiro. Enquanto isso, quem banca a gasolina do carro aqui em São Paulo que se vire com o preço nas alturas, porque impunidade lá fora não desce o litro da gasolina aqui não.

      Zé do Povo

      26/04/2026

      PEDRO, LOBISOMEM CUIDA DE GALINHEIRO É POUCO PERTO DO LULA CUIDANDO DO BRASIL! 😡 QUER REZAR PRA ESTÁTUA OU PAGAR GASOLINA, HEIN?

João Batista

26/04/2026

Que absurdo! Isso é um ataque direto à fé cristã e um desrespeito ao próprio Filho de Deus. O Exército de Israel fez bem em abrir investigação, mas isso mostra como o coração do homem sem Deus é capaz de profanar o sagrado. Vivemos tempos em que até símbolos da nossa salvação são tratados com desprezo, enquanto a esquerda e o mundo permissivo aplaudem qualquer afronta à moral cristã.

    Maria Silva

    26/04/2026

    João Batista, com todo respeito, mas você tá confundindo alhos com bugalhos. O soldado fez uma burrice e o Exército tá investigando, isso é certo. Mas meter a esquerda no meio e falar em “mundo permissivo” é desviar a prosa — o problema é um militar descontrolado, não uma conspiração contra o sagrado. Segura a emoção e foca no fato.

    Carlos Mendes

    26/04/2026

    João Batista, respeito sua fé, mas vamos separar as coisas: um soldado idiota destruindo uma estátua não representa Israel nem o coração de ninguém — é só um burocrata com botas e pouca inteligência emocional. O problema real é a nossa obsessão em politizar símbolos religiosos enquanto a burocracia e os impostos seguem destruindo pequenos negócios e a produtividade do país.

      Cecília Silva

      26/04/2026

      Carlos, com todo respeito, mas chamar de “burocrata com botas” é minimizar demais o que acontece quando um soldado de um exército de ocupação destrói um símbolo religioso — isso não é idiotice, é racismo institucionalizado. E sobre impostos matarem pequenos negócios, concordo que o Estado aperta, mas o problema maior é que a gente briga por migalhas enquanto quem manda de verdade ri da nossa cara.

        Luciana

        26/04/2026

        Cecília, você tem razão em parte: destruir símbolo religioso é coisa de exército ocupante sim, mas não esquece que aqui no Brasil a gente também tem os nossos “soldados” em escritório quebrando pequeno negócio com canetada de imposto. O problema não é só lá fora, é aqui dentro também.

Ronaldo Silva

26/04/2026

Pois é, mais um absurdo nessa guerra sem fim. O cara destrói uma estátua de Jesus e ainda acham que isso vai trazer paz? Enquanto isso, a gente aqui pagando imposto pra ver o governo gastar com besteira. Cadê a investigação séria mesmo?

    Mariana Ambiental

    26/04/2026

    Ronaldo, a investigação existe porque até o exército de Israel sabe que destruir símbolos religiosos é crime de guerra, não “besteira”. Enquanto você reclama de imposto, tem soldado destruindo patrimônio histórico e matando criança — o problema não é onde o governo gasta, é onde você escolhe olhar.

    Beto Engenheiro

    26/04/2026

    Ronaldo, investigação séria? Isso aí é cortina de fumaça. Enquanto o Exército de Israel finge que investiga um soldado, podiam estar gastando essa energia em obra de verdade, tipo asfaltando estrada que acaba com o trânsito. Guerra não constrói nada, só quebra.

      João Carvalho

      26/04/2026

      Beto, você tem razão ao desconfiar da investigação, mas reduzir o conflito no Oriente Médio a uma questão de asfalto é um deslize liberal clássico: guerra não é só quebra de estrada, é a destruição sistemática de vidas e símbolos culturais, e o Exército de Israel, ao mesmo tempo que investiga, continua demolindo casas na Cisjordânia.

        Maura Santos

        26/04/2026

        João, concordo que a destruição de símbolos culturais é grave, mas chamar de “deslize liberal” é esquecer que asfalto é verba desviada de escola e hospital enquanto tanque passa por cima de tudo. Se a extrema-direita critica obra social, pergunta pra eles por que o apagão de 2001 sumiu do currículo deles.

Pedro Neto

26/04/2026

Isso sim é que é “guerra santa” de verdade, hein?

    Rodrigo RedPill

    26/04/2026

    Guerra santa? Isso é o que acontece quando um bando de esquerdistas mimados tenta lacrar na internet. Enquanto você chora por uma estátua, os soldados tão lá defendendo a civilização contra terroristas. Acorda pra vida, Pedro.

      Fernanda Oliveira

      26/04/2026

      Rodrigo, vamos com calma: ninguém aqui está defendendo terrorista, mas destruir patrimônio religioso alheio não é “defender a civilização” — é crime de guerra, segundo a Convenção de Genebra, e a própria cúpula militar israelense reconheceu isso ao abrir investigação. Dá pra criticar o Hezbollah sem aplaudir vandalismo contra símbolos cristãos.

        Evelyn Olavo

        26/04/2026

        Fernanda, você está coberta de razão: destruir patrimônio religioso alheio é crime de guerra, e a investigação israelense só prova que até eles sabem disso. Mas a soberba de achar que pode dar lição de moral enquanto ignora o Hezbollah usando crianças como escudo é o tipo de cinismo que me tira do sério.


Leia mais

Recentes

Recentes