Menu

Prefeitura de Aiuruoca estrutura rota gastronômica com 36 produtores no Sul de Minas

0 Comentários🗣️🔥 Mãos seguram azeitonas recém-colhidas, um dos produtos da rota gastronômica de Aiuruoca. (Foto: https://www.otempo.com.br/turismo/2026/4/28/aiuruoca-se-prepara-para-lancar-rota-gastronomica-conheca-o-destino) A Prefeitura de Aiuruoca, no Sul de Minas, estrutura para o segundo semestre o lançamento oficial da sua nova rota gastronômica. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo reúne 36 produtores rurais da região. O […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Mãos seguram azeitonas recém-colhidas, um dos produtos da rota gastronômica de Aiuruoca. (Foto: https://www.otempo.com.br/turismo/2026/4/28/aiuruoca-se-prepara-para-lancar-rota-gastronomica-conheca-o-destino)

A Prefeitura de Aiuruoca, no Sul de Minas, estrutura para o segundo semestre o lançamento oficial da sua nova rota gastronômica. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo reúne 36 produtores rurais da região. O roteiro engloba propriedades dedicadas à fabricação de queijos, azeites, cachaças, cervejas artesanais e vinhos.

Antes da inauguração do circuito municipal, agências receptivas locais já operam roteiros de degustação. O guia Marcus Arantes, da empresa Ajuru Táxi e Turismo, conduz passeios que incluem visitas à fazenda da Lage Goa, fabricante de queijo, e à propriedade Lá da Serra Frutas Vermelhas. O passeio guiado focado em gastronomia custa R$ 350 por pessoa, sem contar as taxas de degustação cobradas em cada propriedade.

Integração com o ecoturismo

O município está assentado aos pés do Pico do Papagaio, uma formação rochosa com 2.105 metros de altitude que atrai caminhantes. A trilha operada pelas agências credenciadas pelo programa Minas Recebe dura aproximadamente dez horas, com saída às 8h e retorno previsto para as 18h. O trajeto passa pela Cachoeira dos Garcias e por propriedades que servem como ponto de apoio, como as produtoras de azeite locais.

A cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, por meio de estrada de terra, o Vale do Matutu é outro polo de visitação que une natureza e produção artesanal. O local abriga um centro de informações e a cooperativa Loja do Paiol, que comercializa itens regionais. Os visitantes que chegam à cidade encontram as seguintes opções de turismo de experiência:

  • Visitas guiadas a fazendas produtoras de queijos artesanais, como a Queijo Goa e Laticínio Bela Vista.
  • Degustação em propriedades de extração de azeite, entre elas a Olibi Azeites e Azeite Serra dos Garcias.
  • Tours históricos em alambiques de cachaça, a exemplo da Cachaçaria Tiê, situada no bairro rural de Guapiara.

📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes