Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Copa do Mundo 2014

Bob Fernandes fala sobre vitória do povo na Copa

O jornalista Bob Fernandes explica a vitória do país e de seu povo na Copa do Mundo.

16 de julho de 2014 : 16h38

Parabéns, Alemanha!

A Copa do Mundo acabou. Deu tudo certo. Com exceção da performance da seleção, claro, mas isso está na conta, porque é do esporte. 

14 de julho de 2014 : 02h41

Perder, ganhar, viver!

Diante da tristeza e vexame causados pelas duas últimas derrotas da seleção, esta crônica de Drummond andou circulando bastante pelos blogs. Acabou que eu só a reli ontem. De fato, é um texto primoroso, que permanece incrivelmente atual. Por isso, reproduzo aqui para incentivar que mais pessoas possam ler. * Perder, Ganhar, Viver Carlos Drummond […]

13 de julho de 2014 : 09h27

Abaixo o complexo de viralata!

Publico abaixo, com alguns dias de atraso, o último texto de Wanderley Guilherme dos Santos. E acrescento breves comentários, à guisa de introdução. O complexo de vira-latas também se manifesta, em nosso colunismo ancien regime, na xenofobia contra os argentinos, compreensível e tolerável como brincadeira popular, mas inaceitável enquanto política editorial de jornalões metido a […]

11 de julho de 2014 : 21h38

A melhor Copa de todos os tempos

Enquete da BBC de Londres aponta Brasil como a melhor Copa da história Jornal GGN – Não bastassem os elogios da imprensa internacional por meio de artigos, editorais e afins, além dos comentários em massa nas redes sociais, agora uma enquete feita pela BBC de Londres apontou o que já se dizia: a Copa no […]

11 de julho de 2014 : 20h16

Nassif analisa o papel da Globo no futebol brasileiro

Às vezes eu acho que estou ficando obsessivo com o tema da mídia e perseguindo a pobrezinha da Globo, uma emissora que faz novelas tão maravilhosas e tem um jornalismo tão “sério”.

10 de julho de 2014 : 14h20

E o Brasil não acabou…

Enquanto a imprensa nacional continua soprando teses apocalípticas, jornalistas estrangeiros fazem crônicas sobre a maneira bem humorada e tranquila com que os brasileiros comuns enfrentaram a surra da Alemanha. Para quem sabe inglês, eu sugiro a leitura de dois artigos. Um deles, publicado no Wall Street Journal, é praticamente uma declaração de amor ao Brasil. […]

10 de julho de 2014 : 14h01

Os sádicos se regozijam

Dá até medo pensar nas manchetes e nos editoriais de nossos jornalões. Todo o ódio que mantiveram represado nas últimas semanas, por conta da alegria avassaladora dos brasileiros, voltou com força total.

09 de julho de 2014 : 10h05

Mineiraço!

Mengão mete sete gols na seleção pentacampeã do mundo! Ops, não é Mengão, é Alemanha...

08 de julho de 2014 : 18h04

Polícia do Rio estoura o mensalão da Fifa!

Quem diria, hein, o Brasil estourou o mensalão da Fifa!

08 de julho de 2014 : 14h21

Viralatismo da mídia nacional convence Fifa a não punir Zuñiga

Mais um triste capítulo para a história do futebol e do viralatismo nacional foi escrito hoje.

07 de julho de 2014 : 13h36

Neymar incentiva time a realizar sonho de ser campeão

Neymar, o herói brasileiro, o que um cronista vira-lata tentou ofender dizendo que seria “símbolo da nossa dependência de jeitinho, ginga e emoção”, dá seu recado.

05 de julho de 2014 : 23h52

Cobertura da Copa foi o maior desastre jornalístico da história

Mídia não está à altura do país

05 de julho de 2014 : 16h18

Os impostos da Petrobrás

Nesta terça-feira, participei de uma conversa da presidente da Petrobrás, Graça Foster, com alguns blogueiros, sobre a qual ainda estou maturando um texto. Espero publicá-lo amanhã ou depois.

03 de julho de 2014 : 03h09

Imprensa estrangeira diz que Copa é melhor organizada que Olimpíadas de Londres

Ver um arquiduque do coxinismo tomar uma chinelada da realidade: não tem preço.

02 de julho de 2014 : 14h34

O choro da seleção está muito além do Cidadão Kane

Que crônica bonita do Paulo, que reproduzo abaixo! É exatamente disso que eu sinto falta no jornalismo, de uma análise mais humana.

02 de julho de 2014 : 12h55

Pesquisa comprova hegemonia de “ricos” nos estádios. Entendeu agora, Gilberto?

O Fernando escreveu um belo texto no Tijolaço, analisando a comprovação, agora estatística, que o público nos estádios da Copa pertencem a uma elite.

29 de junho de 2014 : 13h13

O heroi devolvido

O título é o mesmo de um livro de Marcelo Mirisola. Sempre achei um belo título, por se tratar de uma expressão exótica, dessas que, aparentemente, nunca usaremos numa situação normal.

29 de junho de 2014 : 04h21

Dilma enfrentará xingadores no Maracanã

Eita que esta Copa promete emoções até na entrega da taça. Apesar de ter sido xingada no jogo de abertura, a presidenta aceitou o desafio de entregar a taça ao campeão da taça.

27 de junho de 2014 : 18h04

Marcos Dantas: Legado da Copa é estrutural

O professor Marcos Dantas é uma das personalidades mais queridas no movimento de democratização da mídia do Rio de Janeiro. Sempre participa dos nossos encontros, tolerando de bom humor a desorganização inevitável de um movimento puramente civil, sem nenhum tipo de apoio partidário ou sindical.

27 de junho de 2014 : 17h37