As mentiras da Globo para torturar um preso de 68 anos - O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

30

abril 2014

45

COMENTÁRIOS

As mentiras da Globo para torturar um preso de 68 anos

Escrito por , Postado em Política

Loading...

Que a Globo mente compulsivamente, isso a gente sempre soube. Entretanto, mentir para torturar um idoso de 68 anos, preso injustamente após um processo no qual a Globo desempenhou o papel de principal verdugo, isso me parece digno de um jornal que apoiou o golpe, que trabalhou duro para que não houvesse eleições em 1965 e que acobertou a tortura.

Na capa do Globo de hoje:

ScreenHunter_3676 Apr. 30 12.35

É mentira. O deputado Nilmário Miranda, da comissão de Direitos Humanos da Câmara, assegurou que outros presos tem TVs de plasma na cela, mas a de Dirceu é uma tv pequena, comum. Aliás, em tempos em que até moradores de favelas têm TV de plasma, gostaria de saber que regalia seria essa?

A matéria do Globo inicia com uma lista de falsas regalias.

*

Dirceu tem regalias como TV e chuveiro quente na prisão, diz oposição

Deputados afirmam que encontraram o ex-ministro assistindo ao jogo entre Real Madrid e Bayern em TV de plasma

Para deputados da base aliada do governo, ex-ministro não tem tratamento diferenciado no presídio

POR WASHINGTON LUIZ, O GLOBO

29/04/14 – 21h08

BRASÍLIA – Deputados da Comissão de Direitos Humanos que visitaram o presídio da Papuda nesta terça-feira, em Brasília, encontraram o ex-ministro José Dirceu assistindo ao jogo de futebol entre Real Madrid e Bayern, em uma televisão de plasma. O condenado a sete anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto por participar do mensalão está sozinho em uma cela de 23 m², com micro-ondas, fogareiro e chuveiro com água quente.

*

Além de mentir sobre a tv de plasma, o chuveiro de água quente (não há sistema de aquecimento de água na Papuda) e o fogareiro (tem em outras celas, não na de Dirceu), a matéria do Globo não cita a regalia principal de Dirceu: estar preso ilegalmente em regime fechado, quando a sua sentença é para o regime semi-aberto.

A Globo também omitiu uma informação importante: a visita para conferir as “regalias” de Dirceu foi um pedido feito pela própria filha do ministro, Joana Saragoça.

Abaixo, post do Conversa Afiada.

*

NILMÁRIO SOBRE DIRCEU: PIG E PSDB MENTEM !

Tucana só faltou distribuir santinho do Aécio

A propósito da vista de deputados à cela de Dirceu – só Nilmário Miranda, de Minas, é do Governo – o Conversa Afiada conversou com Nilmário sobre o que o Globo Overseas e a tucana paulista Mara Gabrilli disseram.

Disse Nilmário:

– É mentira que o Dirceu assistisse ao Real Madrid vs Bayern numa tevê de plasma: era uma televisão de vinte polegadas;

– há tevês de plasma em outras celas, mas NÃO na dele !;

– a cela é grande porque ali estavam TODOS os presos na AP-470;

– e por uma medida universal de proteção, presos políticos e filhos de policiais e de ricos (alvo de se tornar reféns numa rebelião) ficam isolados;

– Dirceu toma o mesmo café da manhã de todos os presos, mas mantém uma dieta sem sal nas outras refeições;

– como todos os outros presos, ele tem direito a R$ 125 por semana para comprar o que quiser nas cantinas;

– Dirceu não tem queixa da prisão: na hora e meia de conversa com a comissão, disse que é tratado com respeito;

– “sou um preso exemplar”, ele disse;

– a deputada Mara Gabrilli é cadeirante e não conseguiu entrar na cela – ficou na porta; portanto, surpreende que saiba que o colchão dele é de ferro, uma regalia de reais dimensões, segundo ela;

– quando estava na porta, caiu água nela, de uma goteira dessa cela “cinco estrelas” ;

– Gabrilli, segundo Nilmário, “partidarizou”a visita;

– na verdade, ela não faz parte da Comissão de Direitos Humanos, mas pediu para ir e Nilmário considerou uma boa ideia, porque alargaria o espectro político da visita. Mas, não esperava “partidarização;

Luiza Erundina e Jean Willys, outros visitantes, não compartilharam das “opiniões” de Gabrilli e pertencem a partidos que têm candidato próprio a presidente;

– Nilmário não tem a menor ideia de quem fotografou e filmou o encontro na cela, já que é proibido entra com celular ou câmera;

– em resumo, o que interessava era saber se Dirceu tem alguma regalia ou algum privilegio que o impeça de trabalhar em regime semi-aberto;

– e a Comissão concluirá que não há nada – NADA! – que impeça o regime semi-aberto a que foi condenado de ser praticado imediatamente;

– por fim, Dirceu não está moribundo, decrépito, deprimido, não se deixou destruir na prisão.

Segundo Nilmário, ele está mais magro – por causa da dieta – mas fisicamente bem, saudável, de bom aspecto;

– e cabeça funciona como sempre – e esse é o grande perigo, não, Presidente Barbosa ?

*

Abaixo, matéria publicada no Jornal da Câmara.

29/04/2014 – 20h48

DEPUTADOS SAEM DA VISITA A JOSÉ DIRCEU COM OPINIÕES DIVERGENTES

Durante a visita, o ex-ministro falou sobre sua rotina e o trabalho para reduzir a pena.

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Responsáveis pelo presídio negaram ponto por ponto as denúncias de regalias publicadas pela imprensa.

Cinco deputados integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias visitaram o presídio da Papuda nesta terça-feira (29) para apurar denúncias de que o o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem regalias e saíram com opiniões divergentes.

Nilmário Miranda (PT-MG), Jean Wyllys (Psol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) disseram ter constatado que ele não teve nem tem nenhum privilégio. Erundina afirmou que, ao contrário, ele tem menos direitos que os demais presos, justamente para não passar a impressão de que é privilegiado.

Já a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que ele tem vários privilégios, por ter uma cela individual e bem maior que as outras. “É praticamente uma cela cinco estrelas”, disse.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) avaliou que ele não tem regalias, propriamente, mas que está em situação muito melhor que a grande maioria dos presos brasileiros, inclusive porque o presídio é melhor que a média. “Não há regalias. A única coisa que eu gostaria é que os demais presos do País tivessem essas condições”, afirmou.

“Sou um preso exemplar”, diz José Dirceu

Denúncias de regalias

Os deputados foram recebidos pelo coordenador-geral do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, João Feitosa, e pelo diretor a unidade onde Dirceu está preso, Marcory Geraldo Mohn. Durante quase uma hora de conversa, os responsáveis pelo presídio negaram ponto por ponto as denúncias de regalias publicadas pela imprensa, desde o uso de celular até um café da manhã diferenciado.

A principal acusação foi a de que teria falado no celular em 6 de janeiro com James Correia, secretário da Indústria da Bahia. Feitosa disse que foi aberta uma investigação e que foi constatado que a informação era falsa. Segundo ele, esse não era um dia de visitas e Dirceu teve contato apenas com dois advogados, no parlatório, separados por um vidro.(Ênfase minha – PHA)

Quanto à alimentação, garantiram que é a mesma dos outros presos. Assim como os demais presos, segundos os diretores, Dirceu melhora sua alimentação comprando produtos de uma cantina pequena que funciona no presídio – pão de queijo, chocolate, algumas frutas e biscoitos, por exemplo. As visitas são semanais. Nessas ocasiões, cada preso pode receber até R$ 125,00 de parentes para gastar na cantina.

A cela que Dirceu ocupa tem um pouco mais de 20 metros quadrados (cerca de 4m x 5m) e é bem maior que a dos demais presos, que tem 15 metros quadrados. Além disso, Dirceu fica
sozinho, e os demais compartilham com quatro e até cinco presos, embora as celas sejam menores.

Os diretores explicaram que a unidade ocupada por Dirceu, que tem cinco beliches, era uma cantina que foi transformada em cela para receber os oito presos do regime semiaberto do chamado mensalão. Com o tempo eles foram transferidos, e Dirceu ficou sozinho.

Eles disseram que o ex-ministro fica sozinho por ser vulnerável, em razão da sua visibilidade. Se tivesse contato com outros presos, segundo eles, estaria correndo risco.

A comissão agora vai discutir o relatório da visita, que deverá ser encaminhado ao relator do processo do mensalão, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Pedido da família
A visita foi proposta pelo deputado Nilmário Miranda, que atendeu pedido dos filhos de Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça. Eles argumentam que o pai está em regime fechado, apesar de ter sido condenado ao semiaberto, e queriam que a comissão constatasse que ele não tem privilégios na prisão.

Nilmário disse ter chegado a essa mesma conclusão. Jean Wyllys, que concorda com Nilmário, assinalou que por ser da oposição sua opinião é isenta (de que não há privilégios).
Wyllys acrescentou que os deputados Arnaldo Jordy e Mara Gabrilli partidarizaram a visita.

Dirceu está no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), uma das quatro unidades do complexo da Papuda. Estão presos nessa unidade pouco mais de 1.600 pessoas, todas condenadas ao regime semiaberto. Muitos trabalham lá dentro mesmo, como Dirceu, e a maioria está desocupada, ficando no banho de sol, por falta de vagas ou de qualificação, segundo a direção do presídio.

Quando os deputados chegaram, o ex-ministro estava assistindo ao jogo Bayern de Munique X Real Madrid em uma TV de 20 polegadas que fica em sua cela.

Continua:

“Sou um preso exemplar”, diz ex-ministro José Dirceu

dois-lideres

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quarta-feira

30

abril 2014

45

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

45 COMENTÁRIOS

  1. enganado
  2. Luis Alcazar
    • Miguel do Rosário
  3. Nikola
  4. renato Cury
  5. Luiz
  6. tripe
  7. Jonathan
    • Miguel do Rosário
  8. Regina Azevedo
  9. Paulo Vasco
  10. Naldo
  11. ricardo
    • Miguel do Rosário
  12. CICERO DE LIMA E SOUSA
  13. Vitor
    • Miguel do Rosário
      • Vitor
        • Miguel do Rosário
          • Vitor
            • Miguel do Rosário
              • Vitor
  14. josé
    • Miguel do Rosário
    • Miguel do Rosário
    • Roberto Vital Anau
    • Roberto Vital Anau
  15. César
  16. romildo
  17. Antonio
    • Miguel do Rosário
  18. Sergio Aparecido de Oliveira
    • oylas pereira
    • Miguel do Rosário